Tecnologia do Blogger.

Sofonias seria Composto por Dois Livros com Duas Mensagens Diferentes, ou Seria um único Livro?


Muitos eruditos conservadores mantem a posição de que este livro é uma obra única, que foi escrita pelo profeta Sofonias. Entretanto, eruditos modernos declaram que na verdade é um conjunto de dois livros, com duas mensagens diferentes, que foram postas lado a lado, como se fossem uma só. O início do livro traz uma mensagem de terror e de um juízo, que está por vir. O tema que prevalece é a devastação e destruição que ocorrerá no Dia do Senhor, que rapidamente se aproxima (1:7; 8,10,14,15 etc). Entretanto, os versículos 8 a 13 do capítulo 3 apresentam uma mensagem de esperança, que parece estar completamente fora de sintonia com o tema do livro como um todo. Como pode então este livro ser considerado um obra única, de uma só pessoa, que é Sofonias?




Não há porque supor que as mensagens de juízo e de esperança sejam incompatíveis. De fato, a mensagem do livro de Sofonias é que o juízo que está por vir no Dia do Senhor é precisamente o meio pelo qual Deus proporcionará a restauração final do seu povo. O Dia do Senhor é um dia de purificação do pecado e de salvação para o remanescente. A esperança de salvação em meio ao juízo é encontrada logo em Sofonias 2:1-3 e 3:8-9, demonstrando claramente que é esse juízo purificador que preparará o caminho para a restauração do povo de Deus. Sofonias é uma obra única, em unidade, redigida pelo profeta Sofonias.


O nome de Sofonias quer dizer 'Deus escondeu-se', era um profeta de nobre estirpe como podemos ler em Sof. 1:1, era descendente direto do rei Ezequias. O livro do profeta Sofonias é o nono dos profetas menores, ele profetizou no tempo do reinado do rei Josias antes da queda de Nínive. Parece ser um dos pioneiros do avivamento, no reinado de Josias, narrado em II Reis 22. Teve como contemporâneo o profeta Jeremias. O livro claramente mostra o juízo de Deus sobre Israel e as nações, seguido pela anunciação do dia da restauração de um e pela conversão do outro. Há um certo otimismo esperançoso, bem como passagens que anunciam calamidades. O reino estava chegando ao fim, mas Jerusalém e o povo recebiam uma palavra de ânimo em relação ao futuro.


O livro tem as seguintes divisões: 1. A proximidade da invasão de Nabucodonozor, simbolizando o grande dia da ira do Senhor, cap. 1; 2. O castigo das nações vizinhas, cap. 2; A repreensão de Jerusalém e a sua futura restauração, cap. 3.

ouça a palavra do senhor
Fontes de pesquisas:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica: São Paulo: CPAD, 1966.
DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova. 1ª Ed. São Paulo: Vida Nova, 2010.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP