Tecnologia do Blogger.

Vale de Hinom ou Inferno.


Geena
Palavra hebraica transliterada para o grego geena, que se encontra 12 vezes na Bíblia: Mateus 5: 22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Marcos 9:43, 45, 47; Lucas 12:2; Tiago 3:6.


Geena vem do vocábulo hebraico Ge Hinom ou Gé Ben Hinom – "Vale de Hinom" ou "Vale do filho de Hinom". Nesse vale havia uma elevação denominada Tofete, onde ímpios queimavam seus próprios filhos. Este vale se situava a sudoeste de Jerusalém; neste local, antes da conquista de Canaã pelos filhos de Israel, canaanitas ofereciam sacrifícios humanos ao deus Moloque. Terminados os sacrifícios humanos, este local ficou reservado para depósito do lixo proveniente da cidade de Jerusalém. Juntamente com o lixo vinham cadáveres de mendigos encontrados mortos na rua ou de criminosos e ladrões mortos quando cometiam delito. 




Estes corpos, ás vezes, eram atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes devoravam as entranhas num espetáculo dantesco e aterrador. É a este quadro que Isaías se refere no Capítulo 66 versículo 24. 


Por estas circunstâncias, este vale se tornou desprezível e amaldiçoado pelos judeus e símbolo de terror, da abominação e do asco e mencionado por Jesus com estas características. Ser atirado á Geena era sinônimo de desprezo ao morto, não merecendo ao menos uma cova rasa, estando condenado á destruição eterna do fogo.


O vale de Hinom era um crematório do lixo de Jerusalém. O fogo ardia constantemente neste sítio e com o objetivo de avivar as chamas e tornar mais eficaz a sua força lançavam ali enxofre. Devido a estas circunstâncias, Jesus com muita propriedade usou este vale para ilustrar o que seria no fim do mundo.




O Guei-Hinom encontra-se ao Sudoeste e ao Sul da Antiga Jerusalém. (Josué 15:8; 18:16; Jeremias 19:2, 6). O Vale estende-se para o Sul desde as imediações do actual Portão de Yafo, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto Sudeste da Cidade.


Numa zona um pouco acima do local onde este Vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área mais larga. Era aqui a localização de Tofet, mencionado em 2 Reis 23:10. No lado Sul do Vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar tradicional de Acéldama, o "Campo de Sangue", o Campo do Oleiro comprado com as 30 moedas de prata de Yehudá HaShaliach (Mateus 27:3-10; Atos 1:18, 19). Mais para cima, o Vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos.





Túmulos intactos em Gehenna



A descoberta de túmulos no vale de Gehenna aconteceu em 1989 mas só agora está sendo relatada em detalhe no sítio da Autoridade de Antiguidades Israelense. As sepulturas eram do tempo de Cristo, antes da destruição do templo judeu pelos romanos por Titus em 70 aC. Ver Link Aqui

Tudo começou quando o município de Jerusalém começou a limpar terreno nas encostas do vale de Gehenna, a sul da velha cidade de Jerusalém, para alargar uma estrada estreita. No registo do Antigo Testamento da Bíblia é também referido como vale dos filhos de Hinnom. Ge é a palavra hebraica que significa Vale, portanto é o Vale de Hinnom ou Ge Hinnom.

Jesus Cristo referiu-se a este vale quando advertiu os pecadores de que seriam lançados no “fogo do inferno”. A frase fogo do inferno é uma tradução da palavra original Gehenna. Mesmo até tempos muito recentes, o lixo da cidade era trazido pela Porta do Monturo (esterco) e lançado neste vale onde o fogo arde continuamente de dia e de noite, queimando os detritos. O lixo orgânico era devorado pelas larvas que infestavam o vale.


O vale de Gehenna fica no lado sul da cidade de Jerusalém. 
Era aqui que o lixo da cidade era despejado e queimado. Alguns túmulos foram descobertos recentemente neste local. CCA SA 3.0


Portanto era a isto que Jesus se referia em Marcos 9:44. 
Ele disse:
43   E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, 
tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,

44     onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

(Marcos 9)

Vinicius Jovem Brasil  – (6 de agosto de 2012 às 01:24)  

ACHO QUE INDEPENDENTE DESSA COMPARAÇAO O INFERNO NAO E NENHUM PARAÍSO VINDO ASSIM SER UM LUGAR DE TERROR.POR ISSO JESUS COMPAROU SE EL E COMPAROU E PORQUE EXISTI

Ev.Daniel  – (8 de dezembro de 2012 às 00:33)  

Com certeza a cisa além de ser feia é real. O unico jeito de não ir para lá é aceitando Jesus como salvador.

Unknown  – (7 de abril de 2014 às 15:39)  

MUITO BOM SABER A VERDADE! PAZ E GRAÇA!

Unknown  – (7 de abril de 2014 às 15:40)  

muito bom saber a verdade paz e graça!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP