Tecnologia do Blogger.

Existe Psicologia na Bíblia?

Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)"





 A psicologia funcional é aquela que ensina a pessoa a se conhecer e a se examinar para que a pessoa se encontre e ache forças para superar problemas e etc.


O que algumas pessoas não entendem, é que há uma diferença enorme entre a psicologia e o ocultismo, pastores e pessoas que nunca sequer passaram por perto de um consultório psicológico tem o costume de criticar aquilo que não conhecem, isso nós chamamos de “PRÉ-CONCEITO”,  criando demônios naquilo que não conhecem, nós não manipulamos a mente de ninguém, apenas apresentamos soluções as quais a própria pessoa já sabe, mas não conseguem administrar pois o raciocínio muitas vezes está embaralhado pelos problemas.


Eu posso lhe afirmar que o ministério de Jesus Cristo aqui nesta terra foi baseado em: Espiritualidade, Humanidade e Psicologia. Vou dar três exemplos:


Espiritualidade:
Quando Jesus esteve no deserto por quarenta dias em jejum, ele resistiu a Satanás pela palavra e pela unção do Espírito Santo.
Quando Jesus estava na Santa Ceia com os discípulos, Ele foi revelado pelo Espírito que alguém iria traí-lo e que um dos discípulos iria negá-lo.
Jesus já expulsou diversos demônios de pessoas perturbadas.


Humanidade:
Por diversas vezes nos evangelhos você verá escrito: E Jesus, movido de íntima compaixão…
Quando Jesus teve compaixão, seja pela fome do povo, ou pela miséria, ou por algum outro problema, Jesus mostrava ali humanidade, Ele demonstrava compaixão.




Psicologia: 
Quando os religiosos vieram com pedras nas mãos, para condenar à morte aquela mulher que eles haviam apanhado em adultério, Jesus usou a Psicologia QUATRO vezes. Primeiro sobre os acusadores quando disse: Se alguém não tem pecado, que atire a primeira pedra.


Isso fez os acusadores refletirem, se enxergarem e principalmente reconhecer os erros, pra mim isso é psicologia (rsrs)


Depois que Jesus viu que os acusadores tinham ido embora, Ele perguntou para a mulher onde eles estavam. Jesus sabia que os acusadores haviam saído dali, mas porque ele perguntou? Porque isso é uma forma de motivar a própria pessoa enxergar a solução (psicologia) e depois que a mulher viu que todos foram embora, Jesus tirou o peso da consciência daquela mulher (psicologia) dizendo: Ninguém te condena então eu também não te condeno, vai e não peques mais (psicologia – 2ª chance).







A PSICOLOGIA BÍBLICA DO SUCESSO 

Vamos ver, agora, dois fatos bem interessantes da Bíblia, mostrando como existe um universo espiritual e real sobreposto a este universo falso e material.


O Poço Escondido

Sara, esposa de Abraão, expulsou sua escrava egípcia que dera à luz a Ismael. Quando ele foi pelo deserto, sua água acabou-se. Vejamos o que ela fez:

Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos, e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chegou . Gn 21.15,16.

Que terrível drama, não é verdade? Na sua angústia Hagar via apenas o deserto, a falta de água, a iminente morte do seu filhinho. Ela estava com sua visão maior fechada, por causa 
DAS CONTINGÊNCIAS MOMENTÂNEAS.

Mas, algo aconteceu que nos deixa estupefatos e mostra-nos como Deus pode dar-nos uma visão mais próxima da Verdade que é Ele mesmo:

Abrindo-lhe Deus os olhos, VIU ELA poço de água e, indo a ele, encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz . Gn 21.19.

Isto não lhe dá vontade de gritar de gozo espiritual? Não abre novos horizontes em sua vida?

Vamos ver, agora, o outro exemplo.



O Exército Invisível


O profeta Eliseu foi cercado pelos siros, porque o rei da síria queria prendê-lo, pelo fato de ele avisar, por meio de profecias, todos os movimentos daquele exército contra os israelitas. Vamos ver o que relata a própria Bíblia, daqui em diante:

Então enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então o seu moço lhe disse: Ai! Meu Senhor! Que faremos? 2 Rs 6.14,15.

Vemos aqui outra pessoa cercada de CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS e acreditando mais nas circunstâncias, do que no grande Deus que estava sobre tudo aquilo.

Será que Eliseu, o profeta de Deus, também acreditava assim?

Ele (Eliseu) respondeu: Não temas; porque MAIS são os que estão conosco do que os que estão com eles . 2 Rs 6.16.

Então Eliseu via algo mais. Eliseu era um vidente (profeta) e podia ver além das sombras que eram as forças inimigas. Vejamos o desfecho de tão maravilhosa experiência:

Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te QUE LHE ABRAS OS OLHOS para que veja. O Senhor ABRIU OS OLHOS do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu . 2 Rs 6.17.

Vê o que acontece com quem anda na visão superior das coisas de Deus? Isto é para qualquer um que creia. Só é necessário... 
CRER PARA VER.

Não te disse eu que SE CRERES, VERÁS a glória de Deus?! Jo 11.40.





O SENHOR preparou pessoas nesta terra para tratar de diversos assuntos, veja só o que o Paulo disse:
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 
Efésios 4:11-12


A Psicologa Carla Flavia

Olá gente, a Paz do Senhor.
Como todos sabem, sou psicóloga e a maioria dos meus pacientes são Cristãos, inclusive pastores. 

Deus instituiu pessoas para tarefas diferentes, se chega uma pessoa que rasga dinheiro e bebe água fervendo no meu escritório, eu nem vou atender esta pessoa, porque ali já não é um problema psicológico, e sim um problema psíquico, e quem trata de problemas psíquico é o psiquiatra.


Da mesma forma, funciona no Reino de Deus, O SENHOR preparou pessoas nesta terra para tratar de diversos assuntos.


Pela misericórdia de Deus, já atendi muitos pastores famosos, que tem ministérios gigantescos, que estavam prestes a desistir e as vezes um conselho, uma Palavra menos “religiosa” salvou estes ministérios. Pois bem, Deus instituiu os doutores, doutores da Palavra, o doutor é quem tem doutorado, certo?


O doutor é a pessoa que se prepara em uma faculdade, estudando anos e anos para ensinar determinada matéria. O psicólogo é um doutor, é um profissional, que deve ser respeitado como tal também.

Pois bem, Deus instituiu os doutores, doutores da Palavra,
 o doutor é quem tem doutorado, certo?


O doutor é a pessoa que se prepara em uma faculdade, estudando anos e anos para ensinar determinada matéria. 
O psicólogo é um doutor, é um profissional, que deve ser respeitado como tal também.


Eu faço uma pergunta aos que dizem que buscar ajuda psicológica é pecado: Ir no médico é pecado?


Porque Jesus já nos curou, já levou sobre si as nossas dores, então é pecado, certo? Não? Porque médico é profissional da saúde? Será que você não sabia que o psicólogo também é um profissional da saúde? Diversos convênios médicos tem no seu pacote atendimentos psicológicos.


Então, posso afirmar com toda certeza, que não há pecado algum visitar um psicólogo para obter uma ajuda, sou psicóloga, sou Cristã e diversas vezes sinto muito a presença de Deus no meu trabalho, me usando para falar com as pessoas que atendo.


Se você sofre de algum mal psicológico, peça para o seu pastor parar orar, se continuar, procure um psicólogo, você será corretamente instruído (a) sobre a raiz deste mal que atormenta os seus pensamentos.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP