O Túmulo de Absalão
>> segunda-feira, 14 de maio de 2012 –
ARQUEOLOGIA
Esse monumento no Vale de Cedrom tem sido tradicionalmente identificado como o Túmulo de Absalão, o filho rebelde do Rei David e que liderou uma rebelião contra ele. Mas, recentes estudos arqueológicos determinaram que o local pode ser datado por volta do século 1 D.C.
As crianças rebeldes eram ensinadas a atirarem pedras no "Yad Avshalom", o Monumento de Absalão, para aprenderem aonde a rebelião pode nos levar. Se alguém em Jerusalém tem um filho desobediente, deve levá-lo para o Vale de Josafá, para o Monumento de Absalão, e forçá-lo a arremessar pedras contra ele e amaldiçoar Absalão.
Segundo a tradição, este é o local do túmulo ao nome do filho mais velho de Davi, Absalão, o qual teria se rebelado e guerreado contra o próprio pai. A rebelião foi profetizada por Natan, quando este veio mostrar a Davi que o rei havia pecado contra o Senhor.
A história bíblica nos conta que ao fim da rebelião, o filho de Davi que foi morto por Joabe, general de Davi, ao tentar este fugirno exército de seu pai. E então este foi sepultado em um pilar fora da cidade.
Está situado ao pé do Monte das Oliveiras, de frente para o Monte do Templo. Segundo os arqueólogos, o sepulcro data do primeiro século DC, o que desfaria a relação deste local com o filho de Davi.
Segundo a tradição muçulmana, este seria um sepulcro de uma familia de um dos Faraós do Egito. Daí o nome "O chapéu do Faraó".
Segundo a história bíblica, Absalão não confiável que seus filhos construiriam para ele uma sepultura digna, por isso, ainda em vida teria construído o que hoje é conhecido como o "Pilar de Absalão".
"Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão." 2 Samuel 18:18
Existia também uma antiga tradição entre os judeus de Jerusalem, que os pais quando queriam educar os seus filhos, os traziam junto ao Pilar de Absalão e apedrejavam so pilar diante dos filhos para os ensinar o que acontece com filhos que se levantam contra os pais.
Yad Avshalom existia nos dias de Flavio Josefo.
Esta situação levou a uma confusão com o vizinho "Túmulo de Zacarias ", o profeta, que se acredita-se ser de uma figura muito mais anterior, o profeta Zacarias ben Jehoiada (filho de jeoiada).
Os pilares do lado esquerdo está o túmulo de Bene Hezir esculpida em rocha sólida. Há cinco principais câmaras atrás dos pilares, três dos quais contêm lugares para corpos a serem enterrados. A grande estrutura do lado direito está o túmulo de Zacarias. Isso, também, foi esculpida em rocha sólida, incluindo o espaço em torno dela. Existe uma pequena câmara na base que é semelhante a um forno muito grande.
This travel blog photo's source is TravelPod page: Relaxing day with a visit to the Garden Tomb
Segundo uma tradição muçulmana sem base alguma, alí estaria sepultado um dos faraós.
fonte. cafetorah