O Que é Imagem e Semelhança ?
>> terça-feira, 22 de maio de 2012 –
ESTUDOS
Gênesis 1: 26 – Façamos um homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Gênesis 1: 27 – Criou Deus , pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Imagem quer dizer FORMA ( João 5: 37 ), mas que teologicamente está relacionada com a imortalidade. O Homem (Adão e Eva) foram criados para não perder a FORMA – morrer. Nisto está a Imagem. - Deus não morre, nem envelhece.
O Homem (Adão e Eva) foram criados para não morrer e nem envelhecer, isto é, à Imagem de Deus. O Homem era filho de Deus ( Gênesis 6: 2 e 4 ) – filho criado para não morrer.
Em Gênesis 5: 1 – Deus omite a Imagem ao afirmar que criou o Homem à Sua semelhança, após o Pecado. O Homem perdeu a Imagem, isto é, perdeu a imortalidade, passou a envelhecer e a morrer ; a Imagem - FORMA - passou a desaparecer no Homem.
Semelhança quer dizer que o Homem possui a capacidade intelectual, capacidade de realização e capacidade de estar presente, pessoal e tecnológica – Telefonia, Telecomunicações, Internet, etc.
O Homem recebeu do Onisciente a inteligência.
Do Onipotente a capacidade de realização.
Do Onipresente a capacidade de estar presente.
Deus criou o corpo e “soprou” no Homem a vida ( Gênesis 2: 7 ).
PENSE NISSO:
O Homem após contaminar-se com a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal perdeu a Imagem, mas não perdeu a Semelhança.
Deixou de ser filho de Deus ( Gênesis 6: 2 e 4 ) e passou a ser filho do homem – o homem passou a morrer e a morte passou a toda a sua descendência. ( Romanos 5: 12 a 21 ).
Para voltar a ser filho de Deus foi preciso que o Criador purificasse o Homem. O processo é conhecido e único – JESUS. ( 1 João 3: 1 a 4 ) ( João 1: 12 ).
Foi preciso que o sangue do próprio Criador encarnado, derramado em sacrifício vivo e eficaz consagração, restaurasse a condição do Homem de filho de Deus - para quem entrega a sua vida para Jesus.
Mas por que o sangue ?
Enigmaticamente porque no sangue está a vida, cientificamente e teologicamente – um mistério que somente na Eternidade será conhecido.( Deuteronômio 12: 23 ) ( Levítico 17: 11 ) ( Hebreus 9: 22 )
Disse-lhe Jesus :
Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim ainda que MORRA, viverá ( João 11: 25 );
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10: 10b.