Tecnologia do Blogger.

O Tanque de Gibeão e a Cidade


Em 1956, escavações americanos trouxeram à tona não somente vestígios das muralhas da cidade de Gibeá, que é tão freqüentemente mencionada na Bíblia, mas também descobriu a cena de um encontro sangrento naqueles dias. Abaixo do campo de tomates em el-Jib, como o lugar é chamado agora, Professor JB Pritchard, da Universidade Columbia descobriu o tanque de Gibeão. 

Ele encontrou um eixo circular, mais de trinta metros de diâmetro e trinta metros de profundidade, impulsionado verticalmente em rocha. Um caminho em espiral descia uma rampa de corte na parede interior. Abaixo de uma escada em caracol, com duas aberturas para luz e ar, descia por mais quarenta e cinco metros para o próprio reservatório. 


Quando o entulho foi varrido, o grande cisterna começou a encher lentamente com a água das fissuras na rocha, como fizera há três mil anos."... Que tiveram grande temor, porque Gibeom era uma cidade grande, como uma das cidades reais ..." Josué 10:02 


Evidências valiosas quanto à riqueza célebre do local foi recolhido pelos acadêmicos norte-americanos dos escombros da cisterna grande. Era agora claro que a prosperidade Gibeão era uma florescente comércio de vinho e bem organizada. Sessenta manipula pertencentes a jarros de vinho com rolhas de argila ao longo de argila apropriadas e cargas foram carimbados em caracteres hebraicos antigos com marcas da empresa. Entre eles estavam viticultores com verdadeiros nomes bíblicos.


Perto do reservatório escavações adicionais em 1959 e 1960 levaram à descoberta de adegas extensas. Sessenta e seis cavidades circulares quase cerca de seis metros de profundidade e seis metros de diâmetro tinha sido esculpida na pedra e selada com tampões de pedra redonda. Era óbvio que algumas dessas caves tinham sido usados ​​como lagares de amassamento para uvas e outros poderiam ser identificados como cubas de fermentação. A capacidade total de armazenamento descoberto até agora se aproxima de 50.000 litros.


Facas de Josué

 Em uma idade madura Josué morreu e foi enterrado 'em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, no lado norte do monte de Gaás "Josué 24:30. 
No entanto, o texto grego (LXX 24:306) acrescenta uma observação muito importante: "Há que colocar com ele para o túmulo em que sepultaram, as facas de pedra com a qual ele circuncidou os filhos de Israel em Gilgal". a Bíblia diz .. "Agora todas as pessoas que saíram estavam circuncidados, mas a todas as pessoas que nasceram no deserto, pelo caminho, eles vieram do Egito, eles não tinham circuncidado". (Josué 5:5).

Dez milhas a noroeste de Betel está Kefr Ishu'a, a "Aldeia de Josué". Na colina vizinha existem alguns túmulos de rocha. Em 1870 um número de facas de pedra foram encontrados em uma dessas sepulturas.


Em 1867 o capitão Warren, um capitão do exército britânico, visitou A Fonte, Giom no Antigo Testamento. Localizado no lado leste de Jerusalém em direção ao Vale do Cedron, tem sido sempre a principal fonte de água para os habitantes de Jerusalém. 


Trinta passos conduzem para baixo para uma bacia pouco em que a água pura a partir do coração da rocha é recolhida.Warren notou uma cavidade escura no teto, que ninguém podia dizer-lhe nada sobre. Equipado com uma escada e uma corda, ele voltou no dia seguinte e descobriu que por trás da primavera, um estreito duto conduzir fora horizontalmente e depois para cima. 

Após cerca de 40 pés do eixo chegou ao fim. Sentindo o seu caminho, Warren encontrou uma passagem estreita e se arrastou para baixo. Depois de algum tempo ele viu um lampejo de luz e atingiu uma câmara abobadada, que continha nada além de frascos e garrafas velhas. Forçando-se através de uma abertura na rocha, ele encontrou-se no meio da cidade.Investigação mais profunda em 1918 mostrou que este túnel datado do segundo milênio aC Os habitantes da velha Jerusalem tinha cortado um corredor através da rocha, para que em tempos de cerco que poderiam alcançar, em segurança, a mola que significava vida ou morte para eles.


Batedores de Davi devem ter conhecimento sobre essa passagem secreta. "Sinnor" A palavra hebraica significa eixo ou canal. No entanto, a abertura do eixo estava fora das paredes, o que, nesse dia foi pensado para ser aqueles de idade jebuseu Jerusalém. No entanto, na década de 1960, Kathleen Kenyon descobriu uma parede muito mais antiga datada de antes do dia de Davi, que decorreu ao longo da encosta abaixo da entrada da primavera.





Samuel 2:12-17 Abner filho de Ner, e os servos de Isbosete, filho de Saul, saiu de Maanaim para Gibeão. 13 E Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi saiu e encontrou com eles na piscina de Gibeão. E eles sentou-se, a uma de um lado da piscina, eo outro no outro lado da piscina. 14 E disse Abner a Joabe: "Que os jovens surgem e competir diante de nós." E Joabe disse: "Levantem-se." 15 Então eles se levantaram e passaram por número, 12 para Benjamin e Isbosete, filho de Saul , e doze dos servos de Davi. 16 E cada um pegou seu adversário pela cabeça e enfiou a espada no lado do seu oponente, então eles caíram juntos. Por isso aquele lugar foi chamado Helcate-hazzurim, que está em Gibeão. 17 E a batalha foi muito feroz naquele dia. E Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos servos de Davi. 


Jeremias 41:11-12 Mas quando o filho Joanã de Careá, e todos os líderes das forças com ele, ouvindo de todos os males que Ismael, filho de Netanias tinha feito, eles levaram todos os seus homens e foram pelejar contra Ismael, filho de Netanias. Eles vieram sobre ele na piscina grande, que está junto a Gibeão. 




Depois da morte de Saul, Davi foi para Hebrom e foi criado como rei de Judá pela crianças. Enquanto isso, Abner configurar o filho de Saul, Isbosete, como rei sobre todo o Israel. David e generais Isbosete reuniu-se no tanque de Gibeão para o primeiro confronto de muitas batalhas que finalmente terminou com David assumindo o reinado de Judá e Israel. Segundo a Bíblia, então, como uma piscina existia na vida de David (~ 1000 aC). Jeremias falou do mesmo piscina cerca de 400 anos depois.




Em 1956, o tanque de Gibeão foi descoberto seis quilômetros ao norte de Jerusalém. Um túnel vai da piscina de Jerusalém. É um surpreendente 80 metros de profundidade, e foi cavada em algum momento antes de 1000 aC. O tamanho imenso da piscina pode ser visto a partir da fotografia acima (ver as pessoas pequenas no canto superior direito?) E abaixo.


Significado:Ela confirma o detalhe bíblico sobre a existência da piscina nos dias de Davi.










Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP