Tecnologia do Blogger.

A Diferença entre Tentação e Provação




É importante não confundirmos “tentação” e “provação”. Embora ambos os sentidos sejam extraídos do termo grego, o primeiro denota provação suportada pelos que são fiéis: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1.12”, pois o infiel já está caído. Provação pressupõe fidelidade.




A segunda ocorrência: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Tiago 1.13” está relacionada ao mal, por isso é “tentação”. Pode se originar no mundo, na nossa própria cabeça e no diabo.


Tiago especifica sua própria origem: “a carne”, pois é por ela que tanto o mundo quanto o diabo nos tentam. Ela é nosso inimigo por excelência.


Tiago ilustra a força da cobiça natural do homem a equiparando ao poder da sedução, a paixão sexual que escraviza muitas pessoas. A figura não admite “métodos contraceptivos”. Ao contrário, acentua a “hiperfertilidade” da cobiça.




Todas as vezes que temos “relações” com ela, o pecado é concebido. Diferente do contato entre homem e mulher, que gera nova vida, o pecado produz morte.


A cobiça é um dos principais pecados, identificada com o próprio pecado original. Ela e a exaltação do ser e da vontade humana acima de Deus e do próximo. Um de seus campos mais férteis é a própria igreja, quando permitimos que a vontade seja despertada e incentivada por ambições e gostos pessoais.


O resultado são ciúmes e contendas. Sábio é aquele que não se permite nem mesmo flertar com o pecado.

Fonte: Revista Expressão – Cartas aos líderes das igrejas e cartas gerais, lição 7 – sabedoria, palavra e atitude – Autora: Jair de Almeida. Editora Cultura Cristã.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP