ekklesia e sua etimologia "chamados para fora"
>> sábado, 11 de janeiro de 2014 –
ESTUDOS
Você sabia que foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra
grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada
para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos?
Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não
um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a
conversão de Constantino?
Você sabia que os cristãos não chamavam seus lugares de reuniões
de templos até pelo menos o século V?
Ecclesia é uma palavra grega, que quer dizer
"igreja", atualmente, mas que significou, originalmente,
"curral" ou "abrigo de ovelhas". Trata-se de uma palavra
muito difundida no Cristianismo, em que os fiéis são chamados de
"ovelhas", que são cuidadas pelos "pastores". O conjunto
dos cristãos que se reúnem regularmente em uma igreja também é chamado de
igreja, assim como o total dos cristãos de uma mesma seita.
A palavra Igreja tem origem no grego [ekklesia].
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos:
ek que significa (para fora) e klesia que significa (chamados).
Logo podemos traduzir como chamados para fora, ou, em minhas
palavras, voltados para fora (não voltados para o mundo, e sim para os que estão
no mundo a fim de levar as boas novas a estes.
A palavra “igreja” traduz o vocábulo grego ekklesia, que se
deriva de ek, “para fora”, e de kaleo, “chamar”. Entretanto, na Bíblia, é usada
para indicar qualquer assembleia. O uso, e não a derivação, lhe determina o
sentido. O uso bíblico mostra que se havia perdido o sentido de “chamados”.
“Assembleia” é a melhor tradução.
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos
digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores;
mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e
entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:7-9
O termo EKKLESIA sintetiza de forma impressionante o ser
Igreja: São os chamados para fora. No entanto, na história cristã preponderou o
caminho inverso, aquele que torna os discípulos em gente ‘chamada para dentro’,
para deixar o mundo, para só considerarem ‘irmãos’ os membros do ‘clube santo’,
e a não buscarem relacionamentos fora de tal ambiente. E nesse contexto,
ironicamente, passamos a experimentar uma existência cada vez menos interiorizada,
cada vez menos atenta para o que se dá no íntimo, e cada vez menos reflexiva.
“Ao sair Jesus do templo(...)”
Marcos 13.1
Com sua atitude Jesus demonstra na prática como a Igreja
deve atuar. É algo que passa despercebido, mas, repare que Jesus estava
saindo do templo. Esta simples ação indicava a função da Igreja, o seu chamado
para fora. A Igreja deve sair do templo, direcionar seus esforços ao perdido,
ao desviado, aos sedentos por Deus ao redor da terra.
Enquanto Jesus saía, direcionava o seu olhar, sua atenção e
o seu foco para os que estavam fora do templo, fora do aprisco.
“Porque o filho do homem veio salvar o que se havia
perdido.”
Mt 10.11
O segredo não estar no sentido entrar no curral para sua
salvação, segurança e alimento. mas ao contrario. estávamos preso e jesus nos
liberta pela porta e por ele saímos em liberdade, segurança do bom pastor, e
teremos alimento. a paz eterna com a segurança dele e no nome dele e com o dever de levar consigo as boas novas aos outros perdidos.