Tecnologia do Blogger.

A benção dos Patriarcas


Vemos na Bíblia que D-us abençoou Avraham (Abraão) diversas vezes: em Bereshit (Gênesis) 12:2, 13:14-17, no capítulo 15 e em 17:5-9.
Essa benção especial consistia em duas promessas: uma sobre a descendência de Avraham, e oura sobre a Terra que seria herdada.

E darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Kena’an (Canaã) para possessão perpétua, e serei para eles o seu D-us.

Bereshit (Gênesis) 17,9


No capítulo 27 de Bereshit (Gênesis) vemos que Yitzchak (Isaque) decide abençoar a seu filho Essav (Esaú). Sua esposa, Rivka (Rebeca) convence armar um plano para que Yaakov (Jacó) receba a "benção de Avraham", que promete descendência e a terra de Kena'an (Canaã). Mas será que a intenção de Yitzchak era mesmo dar essa benção para Essav? A benção que Yitzchak dá a Yaakov, pensando que se trata de Essav, é uma benção material, e não a "benção de Avraham". Quando Essav chora e lhe pede uma benção, seu pai lhe responde:

E a ti, então, que farei meu filho? Bereshit (Gênesis) 27,37


Se a intenção de Yitzchak era dar a "benção de Avraham" a seu filho Essav, por que ele não o faz? Por que ele diz que não tem nenhuma benção para lhe dar?



Já para Yaakov, ele dá a seguinte benção:

E D-us, cheio de bençãos, te abençoe, te faça frutificar e te multiplique, e sejas uma multidão de povos. E te dê a bênção de Avraham (Abraão), a ti e à tua descendência contigo, para herdar a terra de tuas peregrinações, que D-us deu a Avraham. Bereshit (Gênesis) 28,3-4

Se a intenção de Yitzchak era dar a "benção de Avraham" a seu filho Essav, por que ele não o faz? A resposta parece ser que, desde o início, Yitzchak pretendia passar a benção de Avraham a seu filho Yaakov.

E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

Gênesis 28:1-4

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP