Tecnologia do Blogger.

Ichthus e peixe



Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "peixe") é o símbolo ou marca do cristão. Trata-se de um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador" (em grego antigo, Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ). Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado principalmente pelas denominações evangélicas.


O Ichthys também era utilizado para marcar catacumbas cristãs na época da perseguição aos cristãos, pois era um símbolo que não era tão explicitamente cristão (como a cruz, por exemplo). Outra utilidade era o uso para comunicação: um cristão marcava um lugar com uma meia-lua para baixo, se o outro também fosse cristão, marcava a meia lua para cima, formando o símbolo.


A ortografia é grego para ichthus  - Estas são as primeiras letras das palavras gregas Iesous (Iota), Christos (Chi), Theou (teta), Uios (Upsilon) e Sotor (Sigma). A tradução é IXOYE. Os cinco palavra grega representam as palavras em que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador" ou "Filho do Salvador Jesus Cristo, Deus".

Este símbolo foi utilizado principalmente entre os cristãos dos anos da igreja primitiva (1 º e 2 º século dC) O símbolo foi introduzido a partir de Alexandria, Egito, que, na época, era um porto muito densamente povoada. Era o porto em que muitos bens foram trazidos do continente europeu. Devido a isso, foi utilizado pela primeira vez pelos povos do mar como um símbolo de uma divindade familiar, neste caso, Jesus Cristo.

O símbolo foi usado mais tarde como um meio de identificar ou reconhecer um companheiro crente em Cristo, sem a necessidade de qualquer comunicação verbal sendo trocadas. Por que isso foi necessário?

Durante o reinado do imperador Nero (54 dC-68 dC), e durante todo o reinado dos imperadores maus subsequentes do Império Romano, os cristãos eram comumente perseguidos, torturados e condenados à morte por causa de sua fé em Cristo Jesus. Imperador Nero pessoalmente desprezava os cristãos. Ele culpou-os pelo grande incêndio de 64 dC, que queimou cerca de metade de Roma. 


Para evitar essa captura e perseguição desnecessária, cristãos, muitas vezes desenhar um ichthus na sujeira, lama, areia ou nas paredes das cavernas para deixar outro cristão sabe que ele também era um irmão de Cristo e que era seguro falar sobre sua fé.


Por volta de 307 dC durante o reinado de Constantino, que os cristãos não eram mais perseguidos. Durante o seu reinado (307 dC - 337 dC) declarou o cristianismo como religião oficial do Estado, que foi um resultado direto de sua própria conversão ao cristianismo, embora sua perspectiva do cristianismo foi um pouco poluído com ideologia pagã. No entanto, os cristãos, em geral, foram poupados da perseguição - pelo menos por enquanto. Logo após a dinastia Constantino acabou, um sucessor, Juliano, o Apóstata (360 dC - 363 dC), viria a restabelecer as religiões pagãs de Roma como a religião do Estado e a proteção dos cristãos foi anulado.

Hoje, todos os cristãos em todo o mundo têm trazido de volta à vida este símbolo mais interessante e histórico. Os cristãos de hoje exibem orgulhosamente o símbolo que os seus antepassados ​​espirituais, uma vez ousada e corajosamente mostrou-companheiros de fé séculos atrás. Então, da próxima vez que você passar por um veículo exibindo orgulhosamente o ichthus, reconheça como seu irmão ou irmã. Afinal eles são família!



O grego Ichthus letras combinadas como uma roda (que podem ser vistas em seis ou oito raios)

As letras gregas ichthus combinados como uma roda




As letras ichthus gregos, as letras combinadas como uma roda,
o sinal ichthus, e a cruz de Malta

As fotos acima foram enviadas para nós por Ernst, um companheiro cristão que vive na Holanda . Ele teve a maravilhosa oportunidade de visitar a cidade de Éfeso na Turquia .

Ernst diz: "Não me disseram sobre o sinal Ichthus. Que eu já sabia alguma coisa sobre isso, e eu estava procurando na internet para a explicação completa para usar em nossa brochura comunidade local. Obrigado por explicá-lo na internet. Então eu posso usá-lo com mais facilidade. Mas há outra questão, o sitio não está completo, de fato, em Éfeso muitos lugares são marcados com um símbolo secreto, às vezes simples e, por vezes, mais escondido. Ele é mostrado como uma velha roda de um ônibus.

Coloque todas as letras gregas em cima uns dos outros e com o sinal aparece. IXOYE o E deve ser como Σ e as linhas horizontais um pouco curvadas.

Em Éfeso você pode encontrar diversas variantes., e se você gostar, eu vou te enviou uma das minhas fotos. "





Ernst diz:. "Eu fui para a casa da minha mãe para jantar na outra noite e ela pegou um pedaço de madeira e vi um projeto estranho nele eu olhei para ele mais de perto antes que ela jogou-o no fogo e disse "wow que se parece com o Ichthus". Tirei uma foto dele e eu não sabia o que fazer com a imagem, assim que eu vi o seu site e percebi que vocês podem gostar dele. Divirta-se! "


Muito obrigado Ernst para compartilhar isso com a gente! É sempre bom saber mais sobre a história cristã.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP