Por que razão a Pedra Moabita foi quebrada?
>> terça-feira, 7 de janeiro de 2014 –
ARQUEOLOGIA
FA Klein era pastor anglicano, nascido na Alsácia, que
viajou para a Terra Santa como médico-missionário em meados de 1800. Embora
vivesse em Jerusalém, ele viajou muito em ambos os lados do Jordão, buscando
aliviar a dor e ganhar convertidos. Como resultado do seu trabalho na
Palestina, ele falava árabe fluentemente e tinha muitos amigos entre os árabes.
Na verdade, ele era o único ocidental que podia viajar sem
perigo em determinadas áreas a leste do Jordão, onde os beduínos tinham uma lei
muito restritiva a estranhos. O governo turco, embora oficialmente no controlo
do território, não podia garantir a segurança dos viajantes. Desde as Cruzadas,
menos de meia dúzia de europeus tinham viajado nas áreas desérticas áridas do
Transjordânia. No verão de 1868, Klein viajou a cavalo para tratar os doentes
na área da antiga Moabe, a leste do Mar Morto.
Por esses tempos todos os objetos importantes eram motivos
de saque arqueológico, entre eles a Estela de Mesa, ou a Pedra Moabita. Pode-se
por esta Estela perceber o valor dos objetos bíblicos de procedência
desconhecida, ou seja, artefatos bíblicos encontrados extra-escavação
profissional.
Embora o Instituto Arqueológico da América (AIA) e as
Escolas Americanas de Pesquisa Oriental (ASOR) tenham políticas rígidas em
relação à publicação de artigos e apresentação de trabalhos sobre objetos de
procedência desconhecida e artefatos bíblicos numa tentativa de conter a
pilhagem arqueológica e falsificação de artefatos bíblicos encontrada em Israel
e na Jordânia, outros estudiosos acreditam que os artefatos bíblicos
encontrados sem um contexto científico merecem, ainda assim, estudo acadêmico.
Esta Estela de 3 metros de altura em basalto negro chamou
atenção de estudiosos 1868 estando na posse de beduínos vivendo a leste do rio
Jordão e ao norte do rio Arnon. Estes
eram acessíveis ao Dr. FA Klein, que deixou vários testemunhos sobre a Pedra
Moabita. Depois de várias negociações fracassadas para a comprar, a Estela de
Mesa foi dividido em dezenas de pedaços e espalhados entre os beduínos. Na
década de 1870 vários dos fragmentos foram recuperados por estudiosos e
reconstruídos, compreendendo apenas dois terços da pedra original moabita. A
marca de papel (chamado de squeeze) que tinha sido redigida pelo FA Klein
permitiu aos estudiosos preencher o texto em falta.
Mesmo na sua condição fragmentada, as 34 linhas de escrita
fenícia (também chamados de paleo-hebraico) da Stela constituiu a mais longa
inscrição monumental num artefato sobre a Bíblia encontrados na Palestina.
Sendo a Estela um exemplo chave do valor de artefatos bíblicos saqueados e que
dão uma dimensão alargada nas escavações profissionais. A inscrição, que data
do século IX aC, relata a história vitoriosa dos moabita do vassalo rei Messa
sobre o rei israelita e seus exércitos (daí o nome Estela de Mesa ou Pedra
moabita). A Bíblia regista um episódio semelhante em 2 Reis 3.
A Estela de Mesa é um dos artefatos bíblicos mais valiosos
encontrados devido à pilhagem arqueológica, também ajudou a esclarecer os
estudiosos dos loteamentos tribais entre as tribos do norte de Israel.