Tecnologia do Blogger.

O Homem que DEUS usou com o Fim do Mundo


O HOMEM QUE DEUS USOU COMO BOMBA-RELÓGIO

Inicialmente, vamos falar de Enoque, o primeiro homem a não provar a morte. No capítulo 5 de Gênesis acontece algo misterioso, que tem causado muitas interrogações. Por que Enoque, o 7.º patriarca desde Adão, foi para o céu sem morrer? E por que Noé (que também era um homem de Deus) não teve a mesma sorte, mas ficou na terra e morreu mais tarde?

Em Gênesis 5 (antes da história de Enoque), o verbo “morrer” é citado exatamente 6 vezes (= número do homem mortal). Houve 6 gerações alcançadas pela morte. Mas a 7.ª geração é surpreendente. Um homem, chamado Enoque, é destacado pelo fato de ter “ANDADO COM DEUS”, isto é, um homem temente a Deus, que vivia na sombra de Sua Magnífica Comunhão. De repente, esse santo homem desaparece sem deixar vestígios. A linguagem bíblica diz que ele foi TRASLADADO (= tomado de repente, arrebatado, raptado). Ele desaparece justamente ANTES do Dilúvio inundar a terra. Por que? Ele teria sido mais santo do que os outros e mereceu ESCAPAR DA MORTE? NÃO! Enoque foi um profeta de Deus e também um homem profético. Seu rapto para o céu ilustra profeticamente o que irá acontecer com milhares de cristãos, um dia num futuro bem próximo.

Haverá uma geração de pessoas que não morrerão, mas serão raptadas para o céu de maneira misteriosa, no dia do Retorno de Cristo. Da mesma forma que Enoque foi para o céu sem provar a morte, antes do Dilúvio, milhares de Cristãos serão levados para a morada de Deus, de maneira repentina, antes do período de julgamento conhecido como a Grande Tribulação. 

Além de tudo, Enoque foi exatamente o 7.º homem desde Adão (pela linhagem de SETE, o 3.º filho de Adão). A epístola de Judas faz questão de explicar no versiculo 14 do único capítulo que Enoque era “O 7.º DESDE ADÃO”. Por que? Porque o número 7 é profético, e além de significar ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM, PERFEIÇÃO, PLENITUDE também tem o sentido de CONSUMAÇÃO.


E quanto a Noé? Deus tem dois povos na terra: A Igreja (formada de judeus e pessoas das outras nacionalidades que receberam Cristo como Salvador) e Israel (ou seja, o povo judeu). A Igreja é o povo espiritual e Israel o povo terreno. O plano de Deus (como já temos explicado várias vezes em muitos estudos) é tirar a Igreja da terra, deixando Israel para ser provado durante o reinado do Anticristo. Em outras palavras: A Igreja vai e Israel fica. Portanto, Enoque (= simbolizando a Igreja) foi arrebatado e Noé (= simbolizando Israel) ficou para trás.

Mas assim como Noé foi preservado DENTRO do Dilúvio, e os três amigos de Daniel foram preservados DENTRO do fogo, o povo de Israel será preservado por Deus DENTRO do período de Tribulação. O simbolismo bíblico é perfeito. A profecia é perfeita. Mas quem é o homem que Deus usou como BOMBA-RELÓGIO?
Vamos ler Gênesis 5.21-24:


“ENOQUE VIVEU SESSENTA E CINCO ANOS, E GEROU A MATUSALÉM. ANDOU ENOQUE COM DEUS, DEPOIS QUE GEROU A MATUSALÉM, TREZENTOS ANOS; E GEROU FILHOS E FILHAS. 
TODOS OS DIAS DE ENOQUE FORAM TREZENTOS E SESSENTA E CINCO ANOS; ENOQUE ANDOU COM DEUS; E NÃO APARECEU MAIS, PORQUANTO DEUS O TOMOU.” 

Algo interessante aconteceu na vida de Enoque quando ele completou 65 anos, pois está escrito que, aos 65 anos gerou um filho, Matusalém, e quando isto aconteceu, PASSOU A ANDAR COM DEUS. Por quê? Ao que parece, o nascimento desse filho trouxe uma mudança drástica na vida de Enoque. Parece que uma revelação especial de Deus transformou sua vida. Que revelação? Algo tão forte e impressionante que fez com que Enoque deixasse isso registrado no nome do próprio filho. O nome Matusalém (ou Metuselá) significa: “QUANDO ESTE MORRER ISTO VIRÁ”. Isto o que? Se observarmos que Matusalém foi o homem que mais viveu na Bíblia (969 anos), e se observarmos que exatamente no ano em que ele morreu aconteceu o Dilúvio, tudo fica claro. Repito: no ano em que Matusalém morreu, veio o Dilúvio sobre a terra. Isto é tão certo que a Bíblia faz questão de revelar a data exata em que começou o Dilúvio: no dia 17 do segundo mês do ano 600 da vida de Noé. E quando calculamos a vida de Matusalém usando os dados disponíveis em Gênesis 5, temos somente uma conclusão matemática: MATUSALÉM COMPLETOU 969 ANOS NO MESMO ANO EM QUE NOÉ FEZ 600 ANOS! Não seria de duvidar que o funeral de Matusalém tenha sido no mesmo dia em que o Dilúvio começou. Ou uma semana antes, pois os rabinos ensinam que Noé e sua família entraram na Arca 7 dias antes do Dilúvio para cumprir o luto por Matusalém. Somente começou chover depois de 7 dias. O fato é que a Humanidade ante-diluviana ainda teve 7 dias para que se arrependesse. Mas somente Noé e seus 7 familiares escaparam. Será que Matusalém não tinha muitos filhos? Será que ele não tinha uma família grande? Certamente, porém o lastimável é que somente 8 pessoas entraram na arca.

Muitas pessoas até ajudaram Noé na construção da arca. Alguns contribuíram financeiramente, outros até achavam interessante as pregações de Noé. Mas não fizeram o essencial: ENTRAR NA ARCA! Não é muito parecido com a situação atual?

Atualmente há milhares de pessoas que gostam das pregações evangélicas, apreciam os hinos, freqüentam as Igrejas, contribuem moral ou financeiramente, afirmam até que os evangélicos estão certos... MAS NÃO FAZEM O QUE REALMENTE IMPORTA: CONVERTER-SE AO SENHORIO DE JESUS CRISTO!


Voltando a Matusalém... 

Portanto, certamente Deus revelou a Enoque (muitos anos antes de Noé) que traria um forte juízo contra o mundo, e disse que seu filho viveria muito (mostrando que Deus daria muito tempo de oportunidade para que a humanidade antediluviana se arrependesse), e que quando esse filho morresse aconteceria o julgamento divino. Matusalém foi uma espécie de Bomba Relógio Humana. Certamente que, quando as pessoas perguntavam o que o nome do seu filho queria dizer, Enoque aproveitava a oportunidade para anunciar o breve juízo de Deus. Posso até imaginar que um clima de terror tomava de conta das pessoas sempre que Matusalém adoecia ou corria perigo de vida. Posso imaginar o cuidado que as pessoas (que conheciam a profecia) tinham com o menino Matusalém. NÃO DEIXEM O MENINO MORRER, SENÃO O MUNDO SE ACABA! Matusalém cresceu e foi envelhecendo, enquanto as pessoas ficavam mais ansiosas e apavoradas. Antes que Matusalém completasse 900 anos, Deus se manifestou a Noé, e este começou a anunciar que em breve aconteceria uma grande tempestade, passando então a construir a arca. Assim, quando estava tudo pronto, Matusalém morreu. E então veio o Dilúvio. Deus faz cada coisa estranha!

Mas muito anos antes disso (cerca de 69 anos antes) tinha acontecido um fenômeno inédito. 

“PELA FÉ ENOQUE FOI TRASLADADO PARA NÃO VER A MORTE; E NÃO FOI ACHADO, PORQUE DEUS O TRASLADARA; POIS ANTES DA SUA TRASLADAÇÃO ALCANÇOU TESTEMUNHO DE QUE AGRADARA A DEUS.” 
(Hebreus 11.5). 

Incrivelmente Enoque desapareceu sem deixar vestígio. Foi mais uma prova para aquela geração ímpia de que algo sobrenatural iria abalar o mundo em breve. A Bíblia diz que Enoque profetizou sobre o julgamento final:

“PARA ESTES TAMBÉM PROFETIZOU ENOQUE, O SÉTIMO DEPOIS DE ADÃO, DIZENDO: EIS QUE VIRÁ O SENHOR COM OS SEUS MILHARES DE SANTOS, PARA EXECUTAR JUÍZO SOBRE TODOS E CONVENCER A TODOS OS ÍMPIOS DE TODAS AS OBRAS DE IMPIEDADE, QUE IMPIAMENTE COMETERAM, E DE TODAS AS DURAS PALAVRAS QUE ÍMPIOS PECADORES CONTRA ELE PROFERIRAM.” (Judas 14,15). 

O Dilúvio foi apenas uma amostra antecipada do juízo vindouro. Não foi à toa que Jesus disse, falando de sua Segunda Vinda:

“POIS COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM.” (Mateus 24.36). 

Será que atualmente existe algum Matusalém por aí?


continue o estudo em matusalém - o julgamento do dilúvio

Ouça a Palavra do Senhor  – (26 de abril de 2012 às 15:53)  

Já ouvi um pregador amigo meu pregando sobre esse assunto e realmente parece ter muita coerência, pois é conhecido que na Bíblia Deus faz muito uso de jogo de Palavras para anunciar seus desígnios. cf. Jer. 1:11-12 onde amendoeira e velar são de escritas idênticas no original; Is. 24:17 "pahadh, pahath,pah"- que em português se perde: terror, cova e laço. Também podemos ver embutido no livro de Malaquias, que o seu nome trás pistas da mensagem: Malaquias quer dizer "meu mensageiro". E quem o livro anuncia? Mal. 3:1-"Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim;"

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP