Ilustração de Gideão
>> quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 –
ESTUDOS
Objetivo: Levar a criança a aprender que o Senhor é a nossa força! Ele nos ajuda em todas as situações difíceis!
Brigar é algo muito ruim, sempre nos deixa tristes! O que você faz para evitar brigas com os colegas?
Verso para decorar: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmo 46:1
O povo de Israel pecou contra Deus, e por isso Ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.
E não deixavam mantimentos em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Eles vinham em grande número e entravam na terra para destruir.
Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas, e o povo clamou ao senhor.
Então apareceu um anjo e falou que Gideão iria livrar o povo de Israel dos midianitas.
O Anjo disse: O Senhor é contigo, homem valente! Gideão respondeu: “se o Senhor é conosco, por que estamos sofrendo tanto?" Mas sou Eu que estou te enviando!", disse Deus e Gideão falou: "mas eu sou da família mais pobre daqui e o mais fraco dos meus irmãos." Mas Deus falou pra Gideão que Ele derrotaria os midianitas.
Gideão pediu que o anjo esperasse e foi preparar um cabrito e alguns pães, e trouxe.
Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães e põe sobre esta rocha e derrame por cima o caldo. E ele assim fez.
O anjo estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os pães; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os pães; e o anjo do Senhor desapareceu. Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor.
Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gideão que derrubasse o altar de Baal, usando um dos bois do pai dele e depois construísse uma altar para Deus e sacrificasse esse boi nesse altar.
Gideão fez tudo o que Deus tinha ordenado. Mas ele ainda duvidava e pediu um sinal a Deus: “Ó Deus, se quiser que seja eu quem vá lutar, vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo, se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que o Senhor me usará para libertar Israel.”
Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água.
Então ele pediu a Deus: “Não fiques zangado comigo, mas faça o contrário: que a lã fique seca e o chão molhado!" E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.
Gideão, convencido de que Deus estava com ele mesmo, convocou todos os israelitas.
Mas o Senhor disse: - Você tem pessoas demais, e poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Mande embora pra casa, aqueles que estiverem com medo. E vinte e dois mil homens voltaram, ficando apenas dez mil.
E Deus disse: - Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, todos os homens que lamberem a água com a língua, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber”. Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
Aí o Senhor disse a Gideão: “ Com estes trezentos homens que lamberam a água, Eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas.
Naquela mesma noite disse o Senhor a Gideão: Se levante Gideão, e desce contra o arraial, porque eu o entreguei na tua mão.
Mas se você ainda tem medo de descer, vai com o teu moço ao arraial, lá você ouvirá o que eles dizem, e sua coragem crescerá. Então desceu ele com e seu moço até o posto avançado das sentinelas do arraial. Os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente estavam no vale, como gafanhotos em multidão; e os seus camelos eram inumeráveis, como a areia na praia do mar.
No momento em que Gideão chegou, um homem estava contando ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eu tive um sonho; eis que um pão de cevada vinha rolando sobre o arraial dos midianitas e, chegando a uma tenda, bateu nela e a derrubou, virando-a de cima para baixo, e ela ficou estendida por terra. E o seu companheiro falou: Isso não é outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Na sua mão Deus entregou Midiã e todo este arraial. Quando Gideão ouviu a narração do sonho e a sua interpretação, adorou a Deus.
Voltando ao arraial de Israel, disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou nas vossas mãos o arraial de Midiã.
Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse: “Quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.
Quando chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram: A espada do Senhor e de Gideão! Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.
Aplicação: Gideão, antes de receber a vitória do Senhor, teve que destruir o deus Baal, (que os israelitas adoravam), sacrificar um animal e construir um altar a Deus! Se você quiser ser ajudado por Deus e ser vitorioso tem que se consagrar, deixar de praticar tudo aquilo que não agrada a Deus e separar tempo para oração e para ler a bíblia, e o Senhor te ajudará a vencer as dificuldades !
Gideão foi um homem valente porque Deus estava com ele. Criança valente não é aquela que bate em todo o mundo, porque uma hora ela vai se dar mal, ela vai acabar encontrando alguém mais forte que ela e vai apanhar! A criança valente é a que confia no Senhor! Porque o Senhor é maior que tudo e todos, e pode ajudar em todas as situações difíceis!
(Referências: Juízes 6 a 8)