Tecnologia do Blogger.

Derinkuyu - Cidade Subterrânea da Turquia


A CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU


A cidade foi utilizada como refúgio por milhares de pessoas que viviam no subsolo para se proteger das frequentes invasões que sofreu a Capadocia, nas diversas épocas da sua ocupação, e também pelos primeiros cristãos.
Os inimigos, conscientes do perigo que corriam ao introduzir-se no interior da cidade, geralmente tentavam que a população viesse à superfície envenenando os poços.




O interior é assombroso: as galerias subterrâneas de Derinkuyu (onde há espaço para, pelo menos, 10.000 pessoas) podiam refugiar-se em três pontos estratégicos deslocando portas circulares de pedra. Estas pesadas rochas que encerravam as entradas impediam a invasão dos inimigos. Tinham de 1 a 1,5 metros de altura, uns 50 centímetros de espessura e um peso de até 500 Kilos.


Derinkuyu tem ainda um túnel de quase 8 kilómetros que conduz a outra cidade subterrânea : Kaymakl.




De cidades subterrâneas desta zona já falava o historiador grego Jenofonte. Na sua obra Anábasis explicava que as pessoas que vivian na Anatolia haviam escavado suas casas no sub-solo e viviam em alojamentos suficientemente grandes para albergar uma família, seus animais domésticos e armazém de alimentos.




A cidade beneficiava da existência de um rio subterrâneo; tinha poços de água e um magnífico sistema de ventilação.(Encontraram 52 poços de ventilação que assombraram os engenheiros da actualidade).






- Derinkuyu foi descoberta em 1965 por um habitante que, ao demolir parcialmente uma parede da sua cave, se deparou com uma sala que não conhecia, que dava acesso a vários outros espaços interligados. Posteriormente, arqueólogos descobriram um emaranhado de túneis e várias salas: Derinkuyu subterrânea.




- Estas estruturas urbanas subterrâneas, que surgem através de formações geológicas esculpidas e que eram utilizadas como esconderijos pelos primeiros cristãos, são autênticos labirintos que se desenrolam debaixo da terra e que contêm tudo o que era necessário para a vivência dos seus habitantes.




- Nos escritos de Xenofonte, discípulo de Sócrates, estas cidades são retratadas como habitadas por uma população que escava as suas casas debaixo da terra e vive em acomodações suficientemente grandes para acolher famílias inteiras, animais domésticos e armazenagem dos alimentos.




- A cidade subterrânea de Derinkuyu terá fornecido abrigo aos cristãos e aos gregos que se escondiam de ataques inimigos, bem como a habitantes que se refugiavam das frequentes invasões que a região da Capadocia sofreu nas diversas épocas da sua ocupação. Estava equipada com lojas de alimentos, cozinhas, estábulos, igrejas, poços de água e ventilação e ainda uma escola religiosa, e estima-se que teria capacidade para albergar até 30.000 habitantes.




- A data de origem da cidade não é consensual entre os arqueólogos. Alguns datam-na de cerca de 4000 a.C., outros de 9000 a.C. e há ainda quem a classifique como mais recente, de 1800 a.C. A sua ocupação ter-se-á prolongado até cerca do séc. VIII d.C.




- Dos 20 níveis da cidade, que totalizam mais de 85 metros de profundidade, apenas oito estão abertos ao público. Para além dos equipamentos necessários ao dia a dia da população, a cidade possuía ainda um rio subterrâneo e um complexo sistema de ventilação, constituído por 52 poços, que permitiam que o ar entrasse e percorresse todos os níveis, chegando inclusivé aos mais inferiores. A temperatura interior mantém-se na ordem dos 13ºC, independentemente da temperatura do exterior. Isto levou a várias teorias, nomeadamente, a de que esta cidade teria servido de abrigo durante uma Era Glaciar.


- A arquitetura da cidade é rudimentar. Toda ela é escavada em rocha vulcânica, sendo utilizadas rochas de maior consistência para esculpir as rodas que eram utilizadas para bloquear a entrada de intrusos. Estas ‘portas’ circulares mediam entre 1 a 1,5 metros de diâmetro, tinham uma espessura de 30 a 50 centímetros e pesavam de 200 a 500 quilos. Possuiam um orifício no centro que permitia observar em segurança quem se aproximava.




- As saídas para a superfície ascendem a mais de 600, existindo inclusivamente um túnel que comunica directamente com uma outra cidade subterrânea, Kaymakli.
Das várias cidades subterrâneas descobertas na região, a maior, Güzelyurt, foi descoberta em 2007 e pertencia a uma antiga rota da seda.








Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP