Tecnologia do Blogger.

Museu de Nova York Expõe mais Antigo e Completo Manuscrito com os 10 Mandamentos



Seu estado de conservação é "excepcional", está escrito em hebraico, e tem mais de 2.000 anos de antiguidade.

O manuscrito mais antigo e melhor conservado sobre o que estão escritos os Dez Mandamentos que, segundo a fé judeo-cristã, recebeu Moisés no Monte Sinai, se pode ver desde a sexta-feira passada, no Museu Discovery de Nova York.

O pergaminho, escrito em hebraico e de mais de 2.000 anos de antiguidade, mede ao redor de meio metro de comprimento (45 cm) por 7 centímetros de largura. Está no museu de Nova York formando parte de uma exposição mais ampla sobre os rolos do Mar Morto; na que que inclui mais de 500 objetos cedidos pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, em sua sigla em inglês).

O pergaminho dos Dez Mandamentos se pode visitar somente até o próximo 2 de janeiro, enquanto que o resto da exposição -que foi inaugurada em 28 de outubro- permanecerá aberta até 15 de abril de 2012.

OS ROLOS DO MAR MORTO

O pergaminho foi descoberto em 1954 e pertence, segundo indica o Museu Discovery em um comunicado, a uma coleção de mais de 900 rolos encontrados ao longo dos anos 40 e 50 em um sistema de covas de Qumram, situado próximo do Mar Morto.

Este conjunto de manuscritos, escritos em hebraico, aramaico e grego, são os documentos mais antigos encontrados até agora sobre a vida na Judéia e tempos de Jesus -de mais de 2.000 anos- e do Antigo Testamento cristão.

O museu novayorquino expressa na informação sobre o manuscrito dos Dez Mandamentos que "são as regras que constituem os pilares da moral e da lei do mundo ocidental"; destacando que o texto "recolhe e define como os homens e as mulheres devem trabalhar e viver juntos debaixo a mesma fé em uma sociedade civil".

O MANUSCRITO DOS 10 MANDAMENTOS

É a primeira vez que se expõe em Nova York este pergaminho, que contém fragmentos do livro de Deuteronômio. Data de entre o ano 50 e 1 a.C. e é um dos dois únicos manuscritos antes de Cristo que existem atualmente contendo os Dez Mandamentos .

O Museo Discovery ainda ressalta no mesmo comunicado que seu estado de conservação é "excepcional" apesar de estar feito de um material tão frágil como o coro de pele animal, muito vulnerável a umidade, a luz e variações da temperatura. A isto contribuiu o ambiente idôneo para a conservação das covas de Qumram.

O outro manuscrito antigo existente, conhecido como o Papiro Nash, é propriedade da Universidade de Cambridge no Reino Unido. Em seu caso se encontra fragmentado, ainda que é mais antigo, de entre o ano 150 e 100 a.C.

Se desconhece a identidade do escritor deste texto, ainda que a instituição novayorquina informa que muitos especialístas acreditam que todos os Rolos do Mar Morto foram escritos por membros da seita dos essênios, que se dividiu do judaísmo e viveu na zona de Qumram, no deserto ao sul de Israel, ao redor do Mar Morto, desde o século III a.C. até o ano 68 d.C.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP