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O Monte Carmelo



Também conhecido como Nariz Antelope, Har Karmel, Headland Santo, Jebel Kurmul, Mar Elyas, o Monte do Usuário, Rosh-Quedes


Local e Ambiente
Monte Carmelo (em hebraico: Karem El = "vinha, plantação de terra do jardim, ou fruto de Deus"), estende-se por treze milhas de seu promontório, que se projeta para o Mar Mediterrâneo, na Baía de Acco. Do Monte Carmelo Jeremias teve a visão do domínio de Nabucodonosor sobre o Egito e Israel: "Certamente virá uma que paira acima como Tabor ou como o Carmelo junto ao mar" (Jr 46:18).

A faixa estende-se umas trinta milhas em direção ao sudeste, a mais alta elevação tem 1742 pés decrescendo para o nível do leste planície de Taanaque. A faixa separa a planície de Sharon, a oeste do (Megiddo) Jezreel Valley no leste. Apenas três corredores, em Jocneão, Megido e Tanac, penetram esta barreira natural da Rodovia Internacional Costeira.
A vista do Monte Carmelo é panorâmica. Pode ver-se a Serra de Nazaré para o nordeste, Monte Tabor e do outeiro de Moré para o leste e no sudeste, Gilboa Monte. Abaixo Monte Carmelo encontra-se uma vasta planície fértil, a planície de Jezreel.



Significado histórico e bíblico
A esta região do Monte Carmelo foi atribuída à tribo de Aser (Js 19:26).
Para os profetas e os poetas, o Monte Carmelo simboliza a beleza. Por exemplo, o noivo é comparado Monte Carmelo para a noiva (Ct 7:5). Ele também simboliza o julgamento sobre o belo. Os profetas Amós e Naum previram que o Senhor iria secar a vegetação no Monte Carmelo (conhecido pela proliferação e beleza), como um julgamento altamente visível sobre a apostasia do Reino do Norte (Amós 1:2; Naum 1:4).
Monte Carmelo é mais conhecido como o local de confronto de Elias com os profetas de Baal. Foi aqui que Elias desafiou em nome de Deus os deuses de Jezabel casada com Acabe, o local foi bem escolhido por Deus para mostrar a sua superioridade sobre o deus pagão. Nesta demonstração em que o clímax está na descida de fogo do céu fogo para queimar o seu sacrifício ensopados de água (1 Rs 18:19-40). Este evento provavelmente ocorreu em uma planície anfiteatro perto da base da montanha, perto do rio Quisom. (O sitio tradicional, conhecido como El-Muhraqa, "o lugar da queima", está localizado no topo da montanha acima Jocneão.)




O Ribeiro  de Quisom que drena a parte ocidental da planície flui a nordeste, perto da base da montanha, deságua um ribeiro na Baía de Acco. Este fluxo teria sido provavelmente a fonte de água onde Elias mandou que trouxessem água para regar o altar e o sacrifício. Ironicamente, este foi também o lugar onde o profeta matou os profetas de Baal, que levaram a apostasia e na sequencia da qual Deus havia enviado três anos e meio de seca.

Do alto da montanha, pode-se olhar para o Mar Mediterrâneo e observar o céu do noroeste, na direção de onde a maioria da chuva Israel vem. Persistência de Elias no envio de seu servo sete vezes a olhar para a chuva foi recompensado com o anúncio, após esses anos de seca ", eis uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está subindo do mar" (1 Reis 43,44).


Quase 900 anos depois, outro homem queria fazer descer fogo do céu, desta vez sobre os samaritanos, ele tinha percebido que a incredulidade como um insulto ao seu Mestre com a sua recusa de hospitalidade. Como Jesus e seus discípulos atravessaram a planície em sua última viagem a Jerusalém, provavelmente entrou em Samaria. De lá passou pelo Monte Carmelo em direcção ao noroeste, evocando lembranças da época quando Deus falou através do fogo. Alguns na região tinham identificado Jesus como Elias (Mt 16:14) e apenas alguns dias antes, Jesus tinha-se encontrado com o próprio Elias numa outra montanha, à vista do Monte Carmelo. Sem dúvida Elias estava muito na mente dos discípulos. Mas os samaritanos não eram os profetas de Baal. Na verdade, Jesus iria enviar os seus discípulos aos samaritanos em seu caminho para penetrar no mundo com o evangelho (Atos 1:8). Mais tarde, João e Pedro voltariam a Samaria para ministrar (Atos 8:14).

Aqui, o lado sul do Monte. Carmelo, perto da costa pode ser visto. Mt. Carmelo foi mais significativa nos tempos antigos como uma barreira para o tráfego ao longo da planície costeira. Os 1500 pés da montanha de pedra calcária de altura impediu exércitos e comerciantes que viajam para o Vale de Jezreel.




Símbolo de beleza 

Biblicamente o Mt. Carmelo é referenciado na maioria das vezes como um símbolo de beleza e fertilidade. Para ser dado o "esplendor do Carmelo" era para ser abençoado de fato (Isa 35:2). Salomão elogiou sua amada: "coroas sua cabeça que você gosta Monte Carmelo" (Cântico 7:5). Mas, para Carmel a murchar era um sinal do julgamento devastador (Naum 1:4).





Encontro de Elias com o rei Acabe
Esta é provavelmente a melhor vista da área de competição de Elias, assumindo a tradição está correto. O mosteiro de Muhraqa está no topo do morro, mas a tradição coloca a concurso um pouco menor perto de uma fonte. A multidão de israelitas teria preenchido o território espaçoso ao redor para ver quem ganharia Deus.






Vitória de Elias 

A estátua no mosteiro carmelita reflete a vitória do Senhor sobre os profetas de Baal. Pouco tempo após o fogo desceu do céu e consumiu o sacrifício do altar, e até mesmo a água, Elias aos profetas de Baal abatidos no ribeiro de Quisom - algo que deveria ter acontecido muito antes!







Passagem do Monte Carmelo
Ao lado do Monte Carmelo passava uma via com carateristicas internacionais (chamada de Via Maris), três passagens através da montanha tornaram-se rotas significativas de viagens no mundo antigo. Esta foto mostra o "pass Jocneão" do ponto de vista de Tell Jocneão. Devido à estreiteza das passagens, eles eram relativamente fáceis de guardar.




Drusos Comunidade

Hoje duas aldeias drusas estão situadas no Monte. Carmelo. A religião drusa é um desdobramento da fé Islã a partir de cerca de 1000 dC As pessoas drusos falam árabe, vivem também nas montanhas da Galileia e as Colinas de Golã, e ter boas relações com os judeus de Israel. Eles são muitas vezes perseguidos pelos muçulmanos.








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