Tecnologia do Blogger.

ARQUEOLOGIA DO TANQUE DE BETESDA


Betesda era o nome que davam a um tanque rodeado de cinco pórticos de onde brotava um manancial. Jesus curou ali o homem que havia estado enfermo durante 38 anos (Jo 5:2-9).

O único registro que indica sua localização situa-o “perto da porta das ovelhas”. Estaria supostamente localizado n o setor noroeste da cidade, pois segundo Josefo e algumas autoridades da antiguidade, em Jerusalém, o mercado principal das ovelhas se encontrava ao norte da área do templo. Recentemente, o mercado árabe das ovelhas foi localizado fora da porta de Herodes. Da mesma forma, o mapa da Medeba (século quinto) localizou o tanque nesse setor, conhecido como Bezatha.



Em 1888, enquanto estavam fazendo reparos na igreja de Santa Ana, nesse setor noroeste de Jerusalém, foi localizado o que parece ter sido uma grande represa. O professor Conrad Schick, a quem haviam consultado sobre o achado, organizou uma expedição e desenterrou a área total até o nível romano, descobrindo dois grandes tanques com cinco pórticos e numerosos fragmentos de colunas e capitéis; tudo isso em estilo romano, ma evidentemente um pouco mais recente que a época de Cristo. Havia degraus empinados em forma de espiral que conduziam à parte de baixo, onde se encontravam os tanques. Em uma parede proeminente de um dos pórticos os escavadores encontraram a pintura de um anjo no ato de agitar a água. Aqui estava situada Betesda, segunda a tradição da Igreja Primitiva.















Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP