Tecnologia do Blogger.

Submissão Feminina


Na ótica divina da criação, homem e mulher estão no mesmo nível. Os textos de Gênesis dizem que ambos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Ele mandou que crescessem, multiplicassem e cuidassem da terra.

A mulher aparece com a mesma capacidade moral do homem. Por isso, ela é idônea, possui capacidade e responsabilidades. Infelizmente para muitos, a mulher é idônea apenas para fazer uma boa comida, educar os filhos, satisfazer desejos do marido e outras coisas que não demandam muita inteligência.

Após a queda, a mulher recebe seu estigma em conseqüência do pecado: "Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez... e o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará" (Gn 3:16).

Mas em Yeshua HaMashiach, temos a redenção.

Yeshua veio para implantar o Seu Reino e nele a mulher é valorizada. ELE não se rende aos preconceitos de alguns em sua época. Foi através de uma mulher que ELE, Yeshua veio ao mundo. No decorrer do Seu ministério, Yeshua se depara com várias mulheres. Mulheres agradecidas, como a pecadora que ungiu Seus pés com ungüento (Lc 7:36-38), como Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios( Lc 8:1-2)....etc, etc.


São as mulheres que vão pela manhã ao túmulo, mostrando sua fidelidade ao mestre (Mt 28:1; Mc16:1-3; Lc 24:22-23). É também a elas, que primeiramente o anjo aparece, dando a notícia da vitória de Yeshua sobre a morte ( Lc 24:1-7). É a fé destas mulheres que as impulsiona a sair e anunciar o poder da ressurreição (Lc 24:9-10).

Na queda, o pecado maculou a tudo. Mas em Yeshua HaMashiach, podemos celebrar pela fé a redenção de tudo, inclusive a condição da mulher.

As conquistas femininas, ocorridas através da história, podem ser encaradas como parte do processo Divino, na revalorização da mulher.

Analisemos a condição da mulher dentro da perspectiva do casamento. Em Gálatas 3:28, o texto diz que "não pode haver judeu e nem grego, nem escravo nem liberto, nem homem nem mulher ; porque todos somos um em Yeshua HaMashiach". Realmente em Yeshua, não há acepção entre homem e mulher, mas existe um posicionamento entre marido e esposa. Dentro do contexto familiar cada um tem a sua responsabilidade: "Mulheres sejam submissas aos seus próprios maridos, ... (...) Maridos, amai vossas mulheres, como também Yeshua amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5: 22 e 25).

"Maridos ... vivei a vida comum do lar, ... tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida..." (1Pe 1:2 e 7).

Em nenhum momento, os autores Paulo e Pedro referem-se à mulher como uma pessoa mais fraca, intelectual ou emocionalmente inferior. Nos tempos em que eles escreveram, a mulher era oprimida, reduzida apenas a uma propriedade. Os maridos, são exortados a tratar suas esposas com dignidade, amor e respeito, mudando radicalmente o costume pagão da época.

O Altíssimo dá ao homem a posição de líder. Esta liderança ele deve exercer com humildade e não em busca de poder. Suas energias devem ser canalizadas para proteger, exaltar e permitir que a mulher desenvolva seu potencial, debaixo da vontade de Deus.

O Altíssimo conhece a natureza humana, sua tendência ao egoísmo e orgulho. Por isso, dá ordens específicas ao homem e a mulher. Dizer à mulher para que "ame ao seu marido", seria redundância. É da natureza feminina, ser mais sensível, sentimental e carinhosa. No entanto, ser submissa é um verdadeiro desafio. Com relação ao homem, Deus usa um princípio idêntico: recomendar que seja líder, pode parecer uma tarefa simples. Mas, exercer essa função com humildade e tendo como modelo o amor de Yeshua pela igreja, é um desafio.

Somos diferentes, sim ! Iguais diante dEle, porém distintos ! Já temos dados científicos sobre as diferenças dos cérebros, quantidade de neurônios, além das já sabidas diferenças emocionais, psicológicas ,etc. Devemos encarar estas peculiaridades (que são bençãos doadas pelo próprio Deus Altíssimo), sem preconceitos.

Márcia Hochmann

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP