45 grandes mentiras
>> terça-feira, 6 de dezembro de 2011 –
Noticias
A maçã de Adão e Eva
Adão e Eva nunca comeram uma maçã. Sabemos que é apenas um mito, mas ainda assim, no Gênesis, não há menção à fruta. Apenas diz: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: 'Não comereis dele' ". O mito da maçã provavelmente é devido aos pintores renascentistas.
Júlio César e a primeira cesariana
Júlio César não nasceu por cesariana.
Os historiadores acreditam que ele não foi, porque sua mãe morreu quando ele tinha completado 30 anos no momento em que as mulheres normalmente não sobrevivem a esta operação.
O certo é que esta operação tem o nome de uma lei aprovada por César, para os bebês que foram retirados do útero de suas mães e que morreram partir do sétimo mês de gravidez.
Os três reis magos
Eram três reis magos? Não há prova disso. O Evangelho segundo São Mateus (2, 1-12) apenas menciona a visita dos “Magos do Oriente”, mas não especifica seu número. Nem o fato de serem reis.
Os imperadores e o polegar
Os imperadores romanos não usavam o polegar para cima ou para baixo para recomendar a morte. Este gesto era um sinal de clemência: mas se movesse o dedo para o lado é que estava ordenando a execução do perdedor.
Orgias de Tibério
Tibério passou a residir em orgias na localidade de Capri, diz-se. Mas, Suetônio relata que o imperador fixou residência em Capri justamente para fugir da corrupção da nobreza romana.
As 11.000 virgens
Na lápide de uma igreja em Colônia está esculpida a lenda de 11.000 moças mortas pelos hunos de Átila, em 449 D.C.. Hoje sabemos que foram apenas 11 as meninas atormentadas até a morte pelos bárbaros.
O cavalo branco de Santiago
O cavalo branco de Santiago, afinal, não era tão branco. Sobre o telhado da Catedral de Compostela está representada a imagem do santo nas costas de um exemplar de pele castanha com manchas negras.
Os capacetes com chifres dos vikings
Os vikings não usavam capacetes com chifres. Foi uma invenção do pintor sueco Gustav Malstrom nas ilustrações que ele fez em 1820 para a saga do épico de Frithiof. O Rei
Artur e a mesa redonda
Artur nunca foi rei. Na verdade, ele era um general romano chamado Lucius Artorius Casto, nomeado para defender a Bretanha dos bárbaros.
Robin Hood, o bom ladrão
Robin Hood não era um bandido generoso. Nem roubava dos ricos para dar aos pobres. Era realmente um homem chamado Robert Hood, que se rebelou contra o rei Ricardo II (e não contra John "Lackland") para não pagar impostos.
Marco Polo e as massas
Marco Polo não introduziu massas na Europa. Foram os árabes, durante a invasão da Sicília, em 669, portanto 600 anos antes do nascimento do famoso viajante.
O historiador muçulmano Al-Arab informou que os árabes, instalados na ilha, comiam macarrão.
A Guerra dos 100 anos
A Guerra dos Cem Anos, na verdade durou 116. Durou de 1337-1453, ano em que os reis de Inglaterra e França, países em conflito, decretaram o fim das hostilidades.
Joana D´Arc – A santa francesa
Joana d'Arc não era francesa. A verdade é que a santa e heroína nasceu em Bar, uma cidade do ducado de Lorena, que agora pertence à França, mas, naquela época, era um ducado independente.
Caravelas de Colombo
Os três navios de Colombo foram apenas dois. Pinta e Nina. O terceiro navio que participou da descoberta da América era um outro barco, maior. Chamava-se Maria Galante, que Colombo rebatizou de Santa Maria.
Cortez queimou sua frota
Hernán Cortés nunca queimou seus navios. Segundo o relato de Bernal Díaz del Castillo, o cronista que acompanhou a expedição para a conquista do México, ele encalhou.
Além disso, Cortés deixou uma parte da frota intacta, para ir a Cuba em busca de comida, e enviou mais tropas.
A afirmação de Galileu
Galileu nunca disse, "E, no entanto, ainda se move." Atualmente, acredita-se que a história foi inventada pelo escritor e editor Giuseppe Baretti Torino em um livro de fantasia italiana chamado Biblioteca (1757)
As Bruxas de Salem
As bruxas de Salem nunca foram queimadas na fogueira. Nem perdoadas. Na verdade, elas foram enforcadas, que era a pena de comunidades protestantes e calvinistas freqüentemente realizada em casos de bruxaria.
O escalpo barbaridade dos índios
O escalpo não foi uma criação dos índios. É cópia dos franceses, que exigiam de seus mercenários apresentarem o couro cabeludo da cada índio morto, a fim de receber a recompensa.
Os tesouros enterrados dos piratas
Os piratas enterravam seus tesouros. Devem ter-se saído muito bem, porque nunca nenhum apareceu. O normal eram eles desperdiçarem os despojos de suas pilhagens em tabernas, bordéis e casas de jogo na ilha de Tortuga.
Catarina da Rússia morreu fazendo sexo com um cavalo
Na realidade, a rainha morreu de um ataque cardíaco. A lenda nasceu da descoberta de sua coleção privada de peças eróticas, nas quais não faltam cenas de bestialidade.
Maomé vai à montanha
"Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha". Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. É parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.
O motim do Bounty
O motim do Bounty não foi uma revolta contra a tirania do capitão William Blight. O motivo foi menos nobre. O oficial Fletcher Christian, de origem aristocrática, antagonizou a tripulação contra o capitão porque ele não podia suportar constantemente ter que recuperar dinheiro que havia emprestado.
Marie Antoinette e sua célebre frase
Maria Antonieta nunca proferiu a famosa frase: "Se não têm pão, deixe-os comer brioches", quando um conselheiro falou das dificuldades do povo de Paris. A historiadora Antonia Fraser descobriu que isso é uma farsa. Quem disse essa barbaridade foi uma cortesã, Madame de Montespan.
Há registros em Jean-Jacques Rousseau, “Confissões”, escrito em 1768, apenas dois anos antes de Maria Antonieta chegar à França.
A marcha das mulheres
A marcha das mulheres foi formada por homens! De fato, o aumento do preço do pão em 1789 provocou uma revolta popular em Paris.
Então, 6 mil mulheres armadas com facas e foices marcharam em protesto para o Palácio de Versalhes, lideradas por Théroigne de Mericourt. Embora as mulheres realmente não tenham chegado à centena, o resto era de homens disfarçados com roupas femininas.
O making off da Bastilha
O episódio épico da Revolução Francesa é uma encenação. Na famosa prisão parisiense da Bastilha não havia nenhuma multidão de dissidentes. Apenas sete prisioneiros, todos aristocratas, incluindo o Marquês de Sade, presos pelos chamados "delitos de nome": não pagar dívidas, matar um rival num duelo, coisas assim.
A invenção francesa da guilhotina
O criador da máquina mortal não foi o Dr. Ignace Guillotin. Os romanos conheciam e usavam a guilhotina, e alguns historiadores acreditam que foi inventada pelo cônsul Titus Manlius, que, paradoxalmente, morreu nela.
Washington primeiro presidente dos EEUU
George Washington não foi o primeiro presidente dos EUA. Uma comissão de notáveis escolheu Peyton Randolph, no primeiro Congresso, de setembro a outubro de 1774, numa base provisória para aquele cargo. Após sua demissão, oito “desconhecidos” ocuparam a presidência, até 1789. Aprovada finalmente a Constituição americana, realizaram-se as primeiras eleições para o cargo, nas quais Washington foi finalmente escolhido.
Napoleão era baixinho
Napoleão não era tão baixinho assim. De fato, média 1,68cm., altura aceitável para sua época; ultrapassado ainda por 4 centímetros o Duque de Wellington, seu grande inimigo.
O relógio Big Ben
Embora a grande maioria dos turistas acreditem que o Big Ben é um relógio, está errada. O Big Ben é o sino que está alojado no interior da “Clock Tower” (Torre do Relógio), no Parlamento britânico, em Londres.
Custer e os índios
O general Custer nunca disse que: " Índio bom é índio morto". O verdadeiro autor de tal chocante afirmação foi o general Philip O. Sheridan.
A orelha de Van Gogh
Van Gogh nunca cortou toda a sua orelha. Chegou a cortar um pedaço do lóbulo esquerdo.
A Revolução Russa de Outubro
A Revolução Bolchevique de Outubro foi em novembro. Realmente, segundo o atual calendário gregoriano, começou em 7 de novembro, quando Lenin, em Petrogrado, se revoltou contra o governo de Kerensky. O que acontece é que a Rússia ainda é governado pelo calendário Juliano, obsoleto no mundo ocidental desde 1582. De acordo com este calendário, a data corresponde ao 25 de outubro.
O Harlem Globetrotters
O Harlem Globetrotters é de Chicago, cidade onde a equipe foi fundada em 1926. A fim de parecerem mais cosmopolitas, trocaram para New York Globetrotters. E, finalmente, em 1932, aprovaram Harlem como denominação de origem.
Al Capone e o espaguete
Al Capone odiava espaguete. Por extensão, ele odiava quase todas as variedades da massa italiana. Em sua biografia, o ator George Raft, especializado em papéis de gangster, disse que Capone, grande admirador seu, o convidou uma vez para jantar. E foi surpreendido com um menu de comida chinesa!
Elementar, meu caro Watson!
Sherlock Holmes nunca disse "Elementar, meu caro Watson". Nos romances do famoso detetive, escritos por Conan Doyle, pronuncia-se a palavra "elementar", mas nunca acompanhada de complemento. A frase, como se sabe, foi escrita para o roteiro de um filme protagonizado por Basil Rathbone, em 1939.
Os desenhos de Walt Disney
Walt Disney não sabia desenhar. Pelo menos qualquer desenho de seus personagens famosos. Por muitos anos, disse-se que Mickey Mouse foi criado por ele, mas agora sabemos que foi obra exclusiva do desenhista Ub Wickers, que deixou Disney compartilhar a autoria para lhe devolver um favor.
Play it again, Sam
Em Casablanca, Bogart nunca pronuncia a frase: "Play it again, Sam". Na verdade, a frase exata é: "Play it, Sam. Play As Time Goes By" e dita por Ingrid Bergman. Para finalizar a arruinar o mito, o ator que interpretou Sam (Dooley Wilson) só cantava. Não sabia tocar piano. O acompanhamento foi incluído no estúdio.
Cemitérios de Elefantes
Não há nenhum enterro de elefante. O mistério foi esclarecido pelo biólogo Rupert Sheldrake, que explicou aquilo que realmente está acontecendo: é que os indivíduos idosos ou doentes de um mesmo rebanho viviam seus últimos momentos perto de fontes de água. E... morriam por ali.
O tapa-olho de John Ford
John Ford não era caolho. O patch foi ocasionalmente colocado em 1934 para ele se recuperar de uma cirurgia de catarata. Desde então, acostumou-se a usar em público, como excentricidade.
Einstein era ruim em Matemática
A idéia de que Einstein era ruim em Matemática era uma farsa causada por uma pergunta em um jogo “Acredite Se Quiser” da revista It or Not!. Einstein estava entediado na escola, porque provavelmente já sabia muito mais do que o professor.
Che Guevara e a sentença
A frase "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos" atribuída a Che Guevera, nem é exclusividade sua e nem ele a disse a primeira vez. Antes de Che, Dolores Ibarruri "A Passionária", presidente do Partido Comunista da Espanha, disse durante a Guerra Civil, literalmente, assim: "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos." Mas alguns argumentam que o primeiro de todos pronunciá-la foi Benito Juárez García, ex-presidente do México no século XIX, que passou a citar: "Melhor morrer em pé do que viver de joelhos". Também atribuída a Emiliano Zapata, outro herói da Revolução Mexicana.
O Estrangulador de Boston
O Estrangulador de Boston não estrangulava suas vítimas. “DeSalvo nunca foi acusado formalmente de ser o reponsável pelos crimes do ´Estrangulador de Boston`, nem julgado, ou mesmo condenado por eles. Um dos motivos era o "modus operandi", que não seguia uma regra, pois entre suas vítimas havia mulheres de idades e grupos étnicos diferentes, o que levava a crer que havia mais de um criminoso envolvido (Fonte: Wikipédia).
Marlon Brando rejeita o Oscar
Marlon Brando não rejeitou o Oscar que ganhou por “O Poderoso Chefão” (1972). E sim, enviou uma representante. Escolheu para isso uma falsa índia, na verdade uma mexicana disfarçada, que fez um apelo a favor dos direitos dos povos indígenas.
Bruce Lee : o rei do Kung Fu
Bruce Lee não era o Rei do Kung Fu. Na verdade, ele nunca praticou este tipo de artes marciais. A dele era um estilo diferente de luta conhecido como Jun Fan Gung Fu. O ensino Jeet Kune Do começa com uma base técnica. Esta técnica básica é que Bruce ensinou por mais de 30 anos a seus alunos, algo que ele chamou Jun Fan Gung Fu
Bin Laden, o primeiro a atacar o território americano
Bin Laden não foi o primeiro a atacar os EUA no seu próprio território. O "mérito" é atribuído a Pancho Villa, que, em 1916 cruzou o Rio Grande e atacou a cidade de Columbus, Novo México, matando sete pessoas. A invasão durou menos de dez horas.
Adão e Eva nunca comeram uma maçã. Sabemos que é apenas um mito, mas ainda assim, no Gênesis, não há menção à fruta. Apenas diz: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: 'Não comereis dele' ". O mito da maçã provavelmente é devido aos pintores renascentistas.
Júlio César e a primeira cesariana
Júlio César não nasceu por cesariana.
Os historiadores acreditam que ele não foi, porque sua mãe morreu quando ele tinha completado 30 anos no momento em que as mulheres normalmente não sobrevivem a esta operação.
O certo é que esta operação tem o nome de uma lei aprovada por César, para os bebês que foram retirados do útero de suas mães e que morreram partir do sétimo mês de gravidez.
Os três reis magos
Eram três reis magos? Não há prova disso. O Evangelho segundo São Mateus (2, 1-12) apenas menciona a visita dos “Magos do Oriente”, mas não especifica seu número. Nem o fato de serem reis.
Os imperadores e o polegar
Os imperadores romanos não usavam o polegar para cima ou para baixo para recomendar a morte. Este gesto era um sinal de clemência: mas se movesse o dedo para o lado é que estava ordenando a execução do perdedor.
Orgias de Tibério
Tibério passou a residir em orgias na localidade de Capri, diz-se. Mas, Suetônio relata que o imperador fixou residência em Capri justamente para fugir da corrupção da nobreza romana.
As 11.000 virgens
Na lápide de uma igreja em Colônia está esculpida a lenda de 11.000 moças mortas pelos hunos de Átila, em 449 D.C.. Hoje sabemos que foram apenas 11 as meninas atormentadas até a morte pelos bárbaros.
O cavalo branco de Santiago
O cavalo branco de Santiago, afinal, não era tão branco. Sobre o telhado da Catedral de Compostela está representada a imagem do santo nas costas de um exemplar de pele castanha com manchas negras.
Os capacetes com chifres dos vikings
Os vikings não usavam capacetes com chifres. Foi uma invenção do pintor sueco Gustav Malstrom nas ilustrações que ele fez em 1820 para a saga do épico de Frithiof. O Rei
Artur e a mesa redonda
Artur nunca foi rei. Na verdade, ele era um general romano chamado Lucius Artorius Casto, nomeado para defender a Bretanha dos bárbaros.
Robin Hood, o bom ladrão
Robin Hood não era um bandido generoso. Nem roubava dos ricos para dar aos pobres. Era realmente um homem chamado Robert Hood, que se rebelou contra o rei Ricardo II (e não contra John "Lackland") para não pagar impostos.
Marco Polo e as massas
Marco Polo não introduziu massas na Europa. Foram os árabes, durante a invasão da Sicília, em 669, portanto 600 anos antes do nascimento do famoso viajante.
O historiador muçulmano Al-Arab informou que os árabes, instalados na ilha, comiam macarrão.
A Guerra dos 100 anos
A Guerra dos Cem Anos, na verdade durou 116. Durou de 1337-1453, ano em que os reis de Inglaterra e França, países em conflito, decretaram o fim das hostilidades.
Joana D´Arc – A santa francesa
Joana d'Arc não era francesa. A verdade é que a santa e heroína nasceu em Bar, uma cidade do ducado de Lorena, que agora pertence à França, mas, naquela época, era um ducado independente.
Caravelas de Colombo
Os três navios de Colombo foram apenas dois. Pinta e Nina. O terceiro navio que participou da descoberta da América era um outro barco, maior. Chamava-se Maria Galante, que Colombo rebatizou de Santa Maria.
Cortez queimou sua frota
Hernán Cortés nunca queimou seus navios. Segundo o relato de Bernal Díaz del Castillo, o cronista que acompanhou a expedição para a conquista do México, ele encalhou.
Além disso, Cortés deixou uma parte da frota intacta, para ir a Cuba em busca de comida, e enviou mais tropas.
A afirmação de Galileu
Galileu nunca disse, "E, no entanto, ainda se move." Atualmente, acredita-se que a história foi inventada pelo escritor e editor Giuseppe Baretti Torino em um livro de fantasia italiana chamado Biblioteca (1757)
As Bruxas de Salem
As bruxas de Salem nunca foram queimadas na fogueira. Nem perdoadas. Na verdade, elas foram enforcadas, que era a pena de comunidades protestantes e calvinistas freqüentemente realizada em casos de bruxaria.
O escalpo barbaridade dos índios
O escalpo não foi uma criação dos índios. É cópia dos franceses, que exigiam de seus mercenários apresentarem o couro cabeludo da cada índio morto, a fim de receber a recompensa.
Os tesouros enterrados dos piratas
Os piratas enterravam seus tesouros. Devem ter-se saído muito bem, porque nunca nenhum apareceu. O normal eram eles desperdiçarem os despojos de suas pilhagens em tabernas, bordéis e casas de jogo na ilha de Tortuga.
Catarina da Rússia morreu fazendo sexo com um cavalo
Na realidade, a rainha morreu de um ataque cardíaco. A lenda nasceu da descoberta de sua coleção privada de peças eróticas, nas quais não faltam cenas de bestialidade.
Maomé vai à montanha
"Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha". Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. É parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.
O motim do Bounty
O motim do Bounty não foi uma revolta contra a tirania do capitão William Blight. O motivo foi menos nobre. O oficial Fletcher Christian, de origem aristocrática, antagonizou a tripulação contra o capitão porque ele não podia suportar constantemente ter que recuperar dinheiro que havia emprestado.
Marie Antoinette e sua célebre frase
Maria Antonieta nunca proferiu a famosa frase: "Se não têm pão, deixe-os comer brioches", quando um conselheiro falou das dificuldades do povo de Paris. A historiadora Antonia Fraser descobriu que isso é uma farsa. Quem disse essa barbaridade foi uma cortesã, Madame de Montespan.
Há registros em Jean-Jacques Rousseau, “Confissões”, escrito em 1768, apenas dois anos antes de Maria Antonieta chegar à França.
A marcha das mulheres
A marcha das mulheres foi formada por homens! De fato, o aumento do preço do pão em 1789 provocou uma revolta popular em Paris.
Então, 6 mil mulheres armadas com facas e foices marcharam em protesto para o Palácio de Versalhes, lideradas por Théroigne de Mericourt. Embora as mulheres realmente não tenham chegado à centena, o resto era de homens disfarçados com roupas femininas.
O making off da Bastilha
O episódio épico da Revolução Francesa é uma encenação. Na famosa prisão parisiense da Bastilha não havia nenhuma multidão de dissidentes. Apenas sete prisioneiros, todos aristocratas, incluindo o Marquês de Sade, presos pelos chamados "delitos de nome": não pagar dívidas, matar um rival num duelo, coisas assim.
A invenção francesa da guilhotina
O criador da máquina mortal não foi o Dr. Ignace Guillotin. Os romanos conheciam e usavam a guilhotina, e alguns historiadores acreditam que foi inventada pelo cônsul Titus Manlius, que, paradoxalmente, morreu nela.
Washington primeiro presidente dos EEUU
George Washington não foi o primeiro presidente dos EUA. Uma comissão de notáveis escolheu Peyton Randolph, no primeiro Congresso, de setembro a outubro de 1774, numa base provisória para aquele cargo. Após sua demissão, oito “desconhecidos” ocuparam a presidência, até 1789. Aprovada finalmente a Constituição americana, realizaram-se as primeiras eleições para o cargo, nas quais Washington foi finalmente escolhido.
Napoleão era baixinho
Napoleão não era tão baixinho assim. De fato, média 1,68cm., altura aceitável para sua época; ultrapassado ainda por 4 centímetros o Duque de Wellington, seu grande inimigo.
O relógio Big Ben
Embora a grande maioria dos turistas acreditem que o Big Ben é um relógio, está errada. O Big Ben é o sino que está alojado no interior da “Clock Tower” (Torre do Relógio), no Parlamento britânico, em Londres.
Custer e os índios
O general Custer nunca disse que: " Índio bom é índio morto". O verdadeiro autor de tal chocante afirmação foi o general Philip O. Sheridan.
A orelha de Van Gogh
Van Gogh nunca cortou toda a sua orelha. Chegou a cortar um pedaço do lóbulo esquerdo.
A Revolução Russa de Outubro
A Revolução Bolchevique de Outubro foi em novembro. Realmente, segundo o atual calendário gregoriano, começou em 7 de novembro, quando Lenin, em Petrogrado, se revoltou contra o governo de Kerensky. O que acontece é que a Rússia ainda é governado pelo calendário Juliano, obsoleto no mundo ocidental desde 1582. De acordo com este calendário, a data corresponde ao 25 de outubro.
O Harlem Globetrotters
O Harlem Globetrotters é de Chicago, cidade onde a equipe foi fundada em 1926. A fim de parecerem mais cosmopolitas, trocaram para New York Globetrotters. E, finalmente, em 1932, aprovaram Harlem como denominação de origem.
Al Capone e o espaguete
Al Capone odiava espaguete. Por extensão, ele odiava quase todas as variedades da massa italiana. Em sua biografia, o ator George Raft, especializado em papéis de gangster, disse que Capone, grande admirador seu, o convidou uma vez para jantar. E foi surpreendido com um menu de comida chinesa!
Elementar, meu caro Watson!
Sherlock Holmes nunca disse "Elementar, meu caro Watson". Nos romances do famoso detetive, escritos por Conan Doyle, pronuncia-se a palavra "elementar", mas nunca acompanhada de complemento. A frase, como se sabe, foi escrita para o roteiro de um filme protagonizado por Basil Rathbone, em 1939.
Os desenhos de Walt Disney
Walt Disney não sabia desenhar. Pelo menos qualquer desenho de seus personagens famosos. Por muitos anos, disse-se que Mickey Mouse foi criado por ele, mas agora sabemos que foi obra exclusiva do desenhista Ub Wickers, que deixou Disney compartilhar a autoria para lhe devolver um favor.
Play it again, Sam
Em Casablanca, Bogart nunca pronuncia a frase: "Play it again, Sam". Na verdade, a frase exata é: "Play it, Sam. Play As Time Goes By" e dita por Ingrid Bergman. Para finalizar a arruinar o mito, o ator que interpretou Sam (Dooley Wilson) só cantava. Não sabia tocar piano. O acompanhamento foi incluído no estúdio.
Cemitérios de Elefantes
Não há nenhum enterro de elefante. O mistério foi esclarecido pelo biólogo Rupert Sheldrake, que explicou aquilo que realmente está acontecendo: é que os indivíduos idosos ou doentes de um mesmo rebanho viviam seus últimos momentos perto de fontes de água. E... morriam por ali.
O tapa-olho de John Ford
John Ford não era caolho. O patch foi ocasionalmente colocado em 1934 para ele se recuperar de uma cirurgia de catarata. Desde então, acostumou-se a usar em público, como excentricidade.
Einstein era ruim em Matemática
A idéia de que Einstein era ruim em Matemática era uma farsa causada por uma pergunta em um jogo “Acredite Se Quiser” da revista It or Not!. Einstein estava entediado na escola, porque provavelmente já sabia muito mais do que o professor.
Che Guevara e a sentença
A frase "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos" atribuída a Che Guevera, nem é exclusividade sua e nem ele a disse a primeira vez. Antes de Che, Dolores Ibarruri "A Passionária", presidente do Partido Comunista da Espanha, disse durante a Guerra Civil, literalmente, assim: "É melhor morrer de pé do que viver de joelhos." Mas alguns argumentam que o primeiro de todos pronunciá-la foi Benito Juárez García, ex-presidente do México no século XIX, que passou a citar: "Melhor morrer em pé do que viver de joelhos". Também atribuída a Emiliano Zapata, outro herói da Revolução Mexicana.
O Estrangulador de Boston
O Estrangulador de Boston não estrangulava suas vítimas. “DeSalvo nunca foi acusado formalmente de ser o reponsável pelos crimes do ´Estrangulador de Boston`, nem julgado, ou mesmo condenado por eles. Um dos motivos era o "modus operandi", que não seguia uma regra, pois entre suas vítimas havia mulheres de idades e grupos étnicos diferentes, o que levava a crer que havia mais de um criminoso envolvido (Fonte: Wikipédia).
Marlon Brando rejeita o Oscar
Marlon Brando não rejeitou o Oscar que ganhou por “O Poderoso Chefão” (1972). E sim, enviou uma representante. Escolheu para isso uma falsa índia, na verdade uma mexicana disfarçada, que fez um apelo a favor dos direitos dos povos indígenas.
Bruce Lee : o rei do Kung Fu
Bruce Lee não era o Rei do Kung Fu. Na verdade, ele nunca praticou este tipo de artes marciais. A dele era um estilo diferente de luta conhecido como Jun Fan Gung Fu. O ensino Jeet Kune Do começa com uma base técnica. Esta técnica básica é que Bruce ensinou por mais de 30 anos a seus alunos, algo que ele chamou Jun Fan Gung Fu
Bin Laden, o primeiro a atacar o território americano
Bin Laden não foi o primeiro a atacar os EUA no seu próprio território. O "mérito" é atribuído a Pancho Villa, que, em 1916 cruzou o Rio Grande e atacou a cidade de Columbus, Novo México, matando sete pessoas. A invasão durou menos de dez horas.
quem me garante?