Tecnologia do Blogger.

Os Faraós da Bíblia



Os faraós mencionados na bíblia são sisaque, sô, tiraca, neco e hofra, sendo cada um destes considerado nesta obra sob artigos separados. há certa dúvida sobre se zerá, o etíope, era, ou não, um governante do egito. 


outros faraós são deixados anônimos. por causa da condição confusa da cronologia egípcia não é possível relacionar com certeza estes faraós com os da história secular. estes faraós anônimos incluem:




1- aquele que tentou tomar a esposa de abraão, sara (gên 12:15-20);
2- o faraó que promoveu a ascensão de josé à condição de autoridade (gên 41:39-46);
3- o faraó do período da opressão dos israelitas antes do retorno de moisés de midiã (êx caps. 1, 2);
4- o faraó que governou durante as dez pragas e no tempo do êxodo (êx 5–14);
5- o pai de bitia, esposa de merede, da tribo de judá (1cr 4:18);
6- o faraó que deu asilo a hadade, de edom, no tempo de davi (1rs 11:18-22);
7- o pai da esposa egípcia de salomão (1rs 3:1);
8- e o faraó que golpeou gaza nos dias de jeremias, o profeta (je 47:1).


Qual foi o faraó que deu sua filha como esposa de Salomão?
o livro de i reis 3:1 diz:"e salomão se aparentou com faraó, rei do Egito; e tomou a filha de faraó, e a trouxe à cidade de Davi",qual era a dinastia deste faraó? qual era o nome dele?
sabemos que o reinado de salomão foi entre 970-931 a.c.


Quando Abraão (gn 12.15 e seg.) foi ao egito, o faraó era Amenemete III,
da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades. foi este o primeiro rei que tomou certas medidas para que houvesse água suficiente, evitando, assim, aquelas terríveis fomes que eram freqüentes. ele mandou construir o grande reservatório, que tinha o nome de lago moéris, distribuindo a água por meio de uma esplêndida série de canais. tão bem imaginada e executada foi aquela obra que, segundo dizem os engenheiros modernos, valeria a pena restaurar o antigo lago, reparando os restos da primitiva construção.


O Faraó da história de José (gn 37.28 e seg.) foi um dos primitivos Reis Hicsos, ou reis pastores. sabemos muitas particularidades a respeito deste soberano, mas não o seu nome. ele reinou cerca do ano 1700 a.c.O fato de ele repentinamente elevar o hebreu José a um lugar próximo do seu, mostra-nos o seu absoluto poder, que ele pôde exercer em beneficio do seu favorito ministro e da família deste. a opressão não principiou na vida de José, mas foi efetuada por um faraó pertencente a uma dinastia que ‘não conhecera a José’ (êx 1.8).








Ahmés, (nebpehti-re) – 1550-1525 a.c.em 1550 a.c. Ahmés derrotou os hicsos e fundou a 18ª dinastia, tendo ocupado a palestina até charuhen (palestina meridional). há também fontes históricas da época que referem vitórias de ahmés sobre os fenehu (fenícios). Ahmés também reconquistou a núbia (que se tinha tornado independente no terceiro período intermediário) até à primeira catarata.a referência bíblica encontra respaldo também na descoberta arqueológica de que o Rei Ahmose foi o monarca que expulsou os hicsos em 1570ac. os Hicsos foram uma linhagem semítica de conquistadores asiáticos que assumiram o controle do país desde a 13ª dinastia. com a expulsão destes, Ahmose fundou a 18ª dinastia, da qual pertence hatshepsut. foi ele quem mudou drasticamente o tratamento respeitoso então dispensado aos judeus. essa alteração no comportamento dos egípcios confere com êx. 1: 8-11, onde o novo faraó que não conhecera josé estimulou a desconfiança do seu povo em relação a israel, que passou a ser qualificado como invasor e uma ameaça à segurança nacional”.





Amen-hotep I, (djeserka-re) – 1525-1504 a.c.
Amen-hotep I, que avançou as fronteiras egípcias até à segunda catarata,por conseguinte moisés nasceu no mesmo ano da morte do faraó ameno-tepe.















Tutmés I, (akhperenre) – 1504-1492 a.c.
com Tutmés I, o egipto passaria a ser a potência hegemónica no médio oriente. conquistou a núbia até á quarta catarata e a síria até perto de apameia,um plebeu que tinha casado com a irmã do rei. provavelmente, foi ele o autor do decreto que ordenou o infanticídio, pois enquanto moisés estava em iminente perigo de morrer, arão, irmão de moisés que havia nascido três anos antes (ex. 7:7), parece ter estado isento. não seria difícil admitir que o faraó que promulgou esta política deve ter subido ao trono após o nascimento de arão e antes do nascimento de moisés. nesse caso, a evidência bíblica aponta directamente para tutmose i, que foi pai de hatshepsut.




Tutmés II, (akhperenre) – 1492-1479 a.c.
com Tutmés II o domínio da núbia ficou garantido com a sufocação de uma revolta: a núbia ficaria subjugada durante todo o império novo.casou-se com hatshepsut, sua meia-irmã mais velha. ele morreu jovem sob circunstâncias bastante misteriosas. sentindo que se aproximava a morte, ordenou a nomeação de tutmose iii, como seu co-regente e herdeiro. esse governante que, sem dúvida, foi o mais ilustre e poderoso dentre os que viveram no novo reino, distinguiu-se de várias maneiras. os seus primeiros anos foram muito promissores.





Hatchepsut, (maatka-re) – 1479-1457 a.c.
Hatchepsut foi uma mulher particular na história do egipto antigo porque foi das poucas mulheres que reinaram como faraós. ela foi inicialmente regente enquanto tutmés iii, seu enteado, mas no ano 7 de seu reinado (em 1472 a.c.) assumiu-se como faraó e reinou até á morte. o seu reinado foi pacífico e realizaram-se expedições comerciais a punt (no actual corno de áfrica).“o quadro geral de hatshepsut leve-nos a identificá-la como a ousada filha do faraó que resgatou moisés. somente ela, dentre todas as demais mulheres da sua época, seria capaz de ir contra uma ordem do faraó, bem diante dele. embora a data do seu nascimento seja desconhecida, sabe-se que hatshepsut era bem mais velha do que o seu marido, tutmose ii, que morreu bem próximo dos seus 30 anos, em 1504ac. ele devia estar na sua adolescência em 1526ac, data do nascimento de moisés, que ocorreu sob o governo do pai de hatshepsut, tutmose i. portanto, ela estava em condições da agir em favor de moisés”.
leia a historia completa AQUI





Tutmés III, (menkheperu-re) – 1457-1425 a.c.
Tutmés III, que foi apelidado de "napoleão do egipto" pelos historiadores devido ao facto de ter expandido as fronteiras egípcias até à sua máxima extensão, tendo chegado ao eufrates e feito uma expedição contra mitanni (um império hurritadamesopotâmia) e estendido o seu domínio até napata.ele obteve notáveis vitórias nas terras em seu redor, que incluíam nada menos que 16 campanhas à palestina. porém os primeiros 20 anos do seu reino foram dominados pela sua poderosa madrasta, hatshepsut. embora proibida, pela cultura, de ser faraó, ela de facto agia como tal e, em todos os critérios, pode ser considerada a pessoa de maior fascínio e influência da história egípcia”.”o exílio auto-imposto de moisés ocorreu em 1486ac, quando ele tinha 40 anos de idade, conforme actos 7:23. Tutmose III já estava no poder há 18 anos.a morte de tutmose iii é mencionada em êxodo 2:23.


Amen-hotep II, (akheper-re) – 1425-1400 a.c.
Amen-hotep II, seu apelido era “o magnífico” e vivia em esplendor.teve de combater rebeliões na síria contra o domínio egípcio, apoiadas por mitanni, que derrotou. no seu reinado foi estabelecida uma aliança com mitanni.era esse amenotepe que reinava na ocasião do êxodo do povo de israel do egipto”,“amenotepe ii morava em menfis e, aparentemente, reinou daquele local por um bom tempo. isso coloca-o em grande proximidade com a terra de gósen, fazendo-o bastante acessível a moisés e arão. em segundo lugar, as evidências sugerem que o governo de amenotepe não passou para o seu filho mais velho, mas para o caçula tutmose IV.


Tutmés IV, (menkhperu-re) – 1400-1390 a.c.



Amen-hotep III, (nebmaat-re) – 1390-1352 a.c.
Amen-hotep III, não houve muitas campanhas (só duas na núbia) e o egito esteve pacífico durante este reinado.Amenotepe III contemporâneo de josué. estava invadindo canaã. ao norte, os hititas impediam o avanço dos egípcios.

Amenotepe iv
durante seu governo israel era administrado por anciões no período posterior a josué.




Akhenaton, (neferkheperu-re-waenre) – 1352-1338 a.c.
Akhenaton realizou a famosa reforma religiosa, extinguindo todos os cultos aos deuses, pelo culto de um único deus, chamado de aton.
em seu período, cusã-risataim domina a mesopotâmia..

Hamemhab ( 1348 ac)
durante o reino deste faraó, eglom era rei em moabe.

Setos I ( 1318 ac)
este faraó oprimiu israel, que também era oprimido por moabe.


Faraó Amenemope
também chamado de faraó Siasmun, pertencia a 21a dinastia. quando o príncipe de edon, hadade, fugiu de davi, se refugiu no egito na época deste faraó
i reis 11. 17, 18





Faraó Psusennes II
este faraó deu a sua cunhada, irmã da sua mulher, a princesa egípcia tafnes como esposa para o príncipe de edom, hadade. psussennes ii foi o primeiro faraó da 22a dinastia.


Shishaq (provavelmente sheshonk i),da dinastia vigésimo segunda e um contemporâneo de rehoboam e jeroboão (1 reis 11:40, 2 crônicas 12:2 sqq.). o título faraó é adicionado ao seu nome na grande estela de dahkla—como pharaohshoshenq
Sisaque ( 945 ac)
tendo sido Sisaque da bíblia o primeiro, reuniram as duas coroas na sua própria. principiou Sisaque a reinar, quando salomão já estava no 25º ano do seu reinado (990 a.c.). durante seu reinado, Hirão era rei da fenícia. em israel, salomão passa o reino para seu filho. mas o reino de israel se divide em dois estados: israel e Judá. o faraó do tempo de Salomão conduziu uma expedição à palestina, apoderou-se de jezer,
e depois deu esta terra a sua filha, mulher de salomão (1 rs 9.16). O reino de salomão era pouco extenso, visto como, segundo esta narração, não compreendia ainda toda a palestina. (*veja palestina. )
esta aliança foi desastrosa para os hebreus, porque os levou a manterem relações de amizade com idólatras, fato do qual resultaram mais tarde os cativeiros e, por fim, a dispersão. quando governava o Rei Roboão,
trouxesisaque um exército contra ele (2 cr 12. 2 a 4).

Num muro de tebas está uma lista das cidades conquistadas por este rei,
as quais foram: bete-horom, ajalom, megido, edom, e ‘judahmele’,
que o dr. birch (hist. ofegypt, pág. 157) julga ser a cidade real de judá,
isto é, jerusalém. mas como algumas cidades do reino do norte são também mencionadas,
é evidente que ele não atacou somente o reino de judá.


Faraó-Psamético I
fundador da 26a dinastia, na cidade de saís no delta do nilo. reinou entre 666 a 609 antes de cristo.

Taharqa, que era o adversário de sennacherib, é chamado de rei da etiópia (2 reis 19:9, isaías 37:9) e, portanto, não é dado o título de faraó, que ele tem em documentos egípcios.

os últimos são dois reis da dinastia vigésimo sexta: Necho II, que a bíblia diz que derrotou Josias (2 reis 23:29 sqq.; 2 crônicas 35:20 sqq.), e Apries ou Hophra, o contemporâneo de Sedicous (jeremias 44 : 30). ambos foram gravados como faraós nos escritos egípcios;


Faraó-Neco
conhecido popularmente como Neco II, era filho de Psamético I. o nome de Neco aparece na bíblia em 2° cronicas 35.20, 22; 36.4; e 2° reis 23.29, 33-35 e finalmente em jeremais 46.2)

Neco era inimigo da babilônia, pois não queria que este reino dominasse o oriente médio, tendo sido aliado na assíria para deter o crescimento da babilônia. No ano de 608 Neco enviu tropas para recuperar a cidade de Carquemis ( i cronicas 35.20), Neco estava ajudando o rei assur-ubalit, o ultimo rei da assíria ( 2° reis 23.29)
durante esta campanha militar para ajudar assur-ubalit, neco conquistou gaza que ficava no caminho ( jeremias 47.1) mas sua empreitada para ajudarf os assírios fracassou porque o rei de judá, josias, que apoiava a babilônia, deteve o exército egípcio, tempo suficiente para provocar a extinção da assíria.
neco ii fracassou em socorrer a assíria, mas não em matar o rei de judá, josias ( ii reis 35.20-24)
neco ainda manteve seu poderio na siria e fenícia por algum tempo, tendo deposto o filho de josias do trono de judá e constituiu eliaquim como rei-vassalo do egito, ainda eliaquim teve o nome mudado para jeoaquim.

Jeoaquim pagava tributo a Neco ( ii reis 23.33-35 e ii cronicas 36.3-4), mas no ano de 605 antes de cristo nabucodonor, herdeiro do trono da babilônia, com seus exércitos colocou neco em fuga de carquemis até o rio nilo e só não consumou a derrota de neco ii porque o pai de nabucodonosor morreu e ele teve que voltar a babilônia. No ano 601 a.c. nabucodonosor voltou a enfrentar Neco II em uma batalha em que varios soldados morreram de ambos os lados. nesta época jeoaquim levantou-se contra a babilônia, mas não teve apoio do Egito ( 2° reis 24.1)


Faraó Hofran
este foi o quarto rei da 26a dinastia, foi contemporaneo do profeta jeremias ( jer 44.30), teria governado em saís no delta do nilo e reinou de 588 a 569 antes de cristo.seu nome em grego era Apries e durante o seu reinado continuou a luta contra o domínio mundial da babilônia. como ja vinha fazendo alguns dos faraós anteriores ao seu reinado.
durante o reinado de zedequias, rei de judá, hofran mandou tropas para ajudarem judá ( jeremias 37.5-11 e ezequiel 17.15,17)o profeta Ezequiel também profetizou contra o faraó hofran ( ezequiel 29.1-16; 30.20-26; 31.1-18).

quando jerusalem foi destruida pela babilônia, muitos judeus fugiram para o egito, tendo o profeta jeremais sido levado com eles, mesmo assim o profeta jeremias profetizou contra o egito ( jeremias 42.7- até 43.7)
jeremais profetizou sobre a morte de hofran, que seria morto por um inimigo, o que de fato aconteceu, pois ele foi morto pelo em uma revolução liderada por ahmose.




Tradução e Compilação: Pr Jose Silva IADRN


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP