Gileade a Menor
>> sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 –
ARQUEOLOGIA,
ESTUDOS
O rio Yarmuk é a fronteira norte de Gileade e da fronteira sul de Basã (moderna Golan Heights). O Yarmuk nunca é mencionado pelo nome nas Escrituras. No fundo do vale, na fronteira de Israel e Jordânia, é Hamate Gader, uma região de Hot Springs (Hamate) no distrito de Gadara. Foi um lugar de banhos e foram construídos para os visitantes acorreram ao local nos períodos romano e bizantino.
Abila
O nome moderno de Quailibah preserva o antigo nome de Abila. Os locais lembraram-se en dizer como "Abil" no século 19. Abila é uma das cidades da Decápolis (Mt 4:25), mas não é referida especificamente nas Escrituras. O lugar das escavações está dividido em duas grandes partes uma - Abila para o norte e Umm el-Amad para o sul.
Abila Igreja
Abila foi escavada por Harold W. Mare do Seminário Pacto desde 1980. Abila tem provas de ocupação desde a Idade do Bronze até aos períodos dos Omíadas (século 8), mas a mais significativa data permanece o período posterior ao (bizantino e Umayyad). Três igrejas bizantinas foram descobertos em Abila, levando os pesquisadores a sugerir que a cidade foi o local da sede do bispado.
Ramote Gileade
Ramote Gileade era uma das três cidades de refúgio na Transjordânia (com Bezer e Golan). Nas guerras entre Israel e Síria, Acabe lutou em Ramote-Gileade e foi mortalmente ferido (1 Reis 22:1-40). Filho de Acabe, Jorão continuou a batalha e foi ferido, assim (2 Reis 8:28-29). Enquanto continua a batalha contra a Síria, Jeú foi ungido rei de Israel em Ramote Gileade. Ele dirigiu "como um louco" de Ramote-Gileade para Jezreel (2 Reis 9:14-16). Apesar dos esforços de Israel, Hazael da Síria (no tempo de Jeú) conquistou Basã (Golan) e Gileade, até ao rio Arnon (2 Reis 10:32-33
Publicada por José Carlos Costa em 16:08