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deuses estranhos na terra santa



O Templo de Salomão foi decretado como único local de veneração a Jahvé, em todo o reino de Judá, pelo rei Josias (século VII a.C.). Depois de ter descoberto no Templo o Livro da Lei (que aparentemente desconhecia), Josias reformou o culto a fim de evitar as calamidades previstas pela profetisa Huldah (2 Reis 22, 1-20).

Em consequência dessa descoberta do Livro da Lei, Josias mandou expulsar do Templo as Tecedeiras Sagradas, devotadas à deusa-Mãe Asherah. A mais antiga representação da deusa Asherah, esculpida numa caixa de marfim, foi encontrada nas escavações da antiga cidade de Ugarit (actual Ras Shamra), na Síria, e data do século XIV ou XIII a.C. Deusa semita de grande antiguidade, o seu nome completo significa «Aquela-Que-Se-Passeia-No-Mar». De acordo com textos escritos em caracteres cuneiformes ugaríticos, em tabuínhas de barro, o esposo de Asherah era o deus El (deus do céu, e depois Baal, «Senhor»), e foram progenitores de 70 deuses. A deusa da fertilidade e da regeneração Asherah é citada no Antigo Testamento bíblico (1 Reis 15, 13; 2 Crónicas 15, 16), e tem sido equiparada à deusa-padroeira das Tecedeiras Sagradas egípcias, hebraicas, cananitas, sírias, gregas e latinas, devotas de Neith-Asherah-Manevrah-Athena-Minerva…


Homero, na Odisseia, ao referir-se a Athena, deusa guerreira e sapiencial, diz em repetidos passos que era «hábil em primorosos lavores», referindo-se à arte de tecer em que a deusa era exímia e que tutelava. Athena — a quem os romanos chamavam Minerva — identificava-se, segundo Platão (Timeu, 20d), com a deusa Neith, uma das mais antigas da Líbia e do Egipto, também guerreira e tecedeira, misteriosa associação que une na mesma tessitura as estratégias rituais da sabedoria, do amor, do combate e da defesa do frágil corpo contra o assalto das energias negativas das «trevas exteriores», conforme já tivemos ocasião de realçar no capítulo anterior.


No Livro dos Mortos dos egípcios a deusa Neith — cujo nome significa «a que existe», ou a eterna — é invocada como a «Senhora de Saís» (Livro dos Mortos XLII, 7; CLXIII, 13), cidade que se tornou célebre pelos tecidos de linho que aí se fabricavam e onde a deusa tinha um oráculo e um templo admirável pela sua grandiosidade e riqueza, que fora mandado edificar pelo rei Ahmose I do Egipto, fundador da 18.ª dinastia. Um dos seus santuários era uma escola iniciática de sacerdotisas-tecedeiras, ou bordadoras, chamada Hait Monkhitu («Casa dos Panos»), e aí se urdiam e bordavam as vestes para adorno dos deuses e dos mortos.


Depois da derrota dos Assírios face aos Medos e aos Babilónios no fim do séc. VII a.C., os Egípcios autóctones reconquistaram o poder e tentaram voltar a colocar a Palestina sob a sua alçada . o faraó Neco II compreendeu que Babilónia, a nova detentora do poder na Mesopotâmia, era uma ameaça muito maior para o Egipto do que o império Assírio, condo a desaparecer. Por isso, fez uma aliança com a Assíria, enquanto que Judá, sob a direcção do bom rei Josias, continuava aliado dos Babilónios. Em 609 a.C., Neco saiu do Egipto em direcção ao Norte da Assíria, onde os assírios e os babilónios se defrontavam. Josias tentou pará-los em Megido, mas perdeu a batalha e a vida.

Reza uma antiga tradição que os saítas, orgulhosos da importância e beleza dos seus tecidos e urdumes, expunham em especiais festas a estátua da deusa na figura duma mulher com uma lançadeira de tear na mão direita, e davam a esta imagem o apelativo de Manevrah, que significaria «ofício de tecelagem» — donde teria derivado o nome de Minerva.

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