Tecnologia do Blogger.

Os Montes de Golã

Vacas e carvalhos de Basã

Também conhecida como terras de Betânia.
As vacas tinham nesta área um lugar propício nos tempos antigos, assim como hoje. Ainda hoje a carne de gado leiteiro está bem implementado nas Colinas de Golã. Nos tempos bíblicos, esta área (chamada Basã) era conhecida pelo gado e as suas árvores de carvalho. Amós 4:1-2 (NVI) "Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã ..." (cf. Sl 22:12) Zacarias 11:2 "Geme, ó cipreste, porque o cedro caiu, porque os mais poderosos são destruídos; gemei, ó carvalhos de Basã, porque o bosque forte é derrubado. "(cf. Is 2:13).


Antas
Centenas de dolmens foram encontrados nas Colinas de Golã. Usados para o enterro nas áreas de basalto onde túmulos de escavação é difícil, dolmens foram usados ​​para o sepultamento tanto durante o Bronze Inicial I e ​​períodos intermediários de bronze. O dólmen foi provavelmente concebido como uma câmara mortuária para o chefe de um clã, ou um outro membro da elite nómada. Uma anta é construída de duas grandes lajes de pedra verticais cobertas por uma pedra horizontal, que pode pesar até 30 toneladas.



Fortaleza de Nimrode
Conhecida em árabe como Subebe (do nome Crusader L'Asibebe), este nome em Inglês para castelo equivocadamente é associado com Nimrode, uma figura antiga de grande força mencionada em Génesis 10:8-9. Este é um dos castelos que foi construído pelos muçulmanos, mas mudou de mãos várias vezes no século 12. A fortaleza foi reforçada no século 13 e a maior parte permanece visível, estes vestígios são desse período. A montanha é superior a 400 m de comprimento, e em certos locais a sua largura chega a 150 m. A cúpula eleva-se a uma altitude de 800 m acima do nível do mar. O castelo também é conhecido como a Cidadela dos Mosquitos em enxames tendem a subir, por vezes a cobrir toda a área.


Território sírio
O Monte Golan pertencia ao país da Síria até 1967. Durante a Guerra dos Seis Dias, Israel tomou este território elevado com vista para a Bacia do Huleh e o Mar da Galileia. Hoje as evidências de habitações sírias, incluindo bases militares e mesquitas (direita) estão em ruínas por toda a área. A região agora é habitada por drusos (que lá se instalaram antes da guerra) e israelitas que se mudaram depois da guerra. A Síria insiste na devolução das Colinas de Golã, como parte de qualquer acordo de paz.



As Colinas de Golã
As colinas de Golã  situam-se a 16 km a leste do Mar da Galileia. Quatro círculos concêntricos cercam um marco central. O círculo maior mede 150 m de diâmetro. As paredes medem até 3,5 m de largura e foram preservadas até 2,5 m de altura. A sua última utilização foi no final da Idade do Bronze (1500-1200 aC). A função de Rogem hiri (Salcá e Edrei) não é conhecida. As sugestões incluem que ele era um complexo defensivo, um complexo funerário, um centro de observação astronômica  ou o túmulo de Ogue, gigante, rei de Basã (Dt 3:11).


As Quedas de Água do Golã
O Golã é um planalto de basalto, que nasce no nordeste a uma altitude média de 900 m acima do nível do mar. Os Altos de Golã fazem fronteira com Monte Hérmon, ao norte e do Rio Yarmuk no sul. No canto nordeste há uma cadeia inativa de cones vulcânicos. A sua atividade no passado criou camadas grossas de basalto, resultando em terreno rochoso impróprio para a agricultura intensiva. Em vez disso, ele é usado principalmente para pastagem. A situação das alturas Golã, propicia uma quantidade significativa de chuvas no inverno, com grande escoamento na Primavera através de numerosos barrancos drenagem da Bacia Huleh e o Mar da Galileia.



Panorama das Colinas de Golã e do Monte Hérmon - Transfiguração de Jesus
Monte Hermon é a ponta sul da cordilheira anti-Líbano. O pico mais alto do Monte Hérmon é 9.230 pés O ponto mais alto dentro das fronteiras de Israel hoje é Mizpe Shelagim, o "observatório de neve", com 7295 pés. Na Bíblia, ele é conhecido como Baal Hermon, Sirion, e Sion. Salmo 133 dá uma imagem da agradabilidade e da fecundidade desta montanha. Ela fala da generosidade da água, um lugar que recebe muita chuva. Hérmon, em média, recebe 60 centímetros de precipitação por ano (em 1992, recebeu 100). É bem possível que a transfiguração de Jesus tenha acontecido nalgum lugar, nas encostas do Monte Hérmon, como Jesus e os seus discípulos foram previamente anotado para ser na "região de Cesareia de Filipe." Cesareia de Filipe fica na base do Monte Hérmon e, portanto, o Monte Hérmon poderia ser a montanha onde Jesus levou os discípulos.





fonte: bíblia e arqueologia

Read more...

Descoberta casa do profeta Eliseu


Arqueólogos afirmam ter encontrado casa do profeta Eliseu

Casa com estrutura diferenciada e nome em cerâmica são forte evidências

Durante 16 anos de escavação no sítio arqueológico de Tel Rehov, no Vale do Jordão, um grupo de arqueólogos descobriram uma cidade de 3000 anos de idade. Nela, encontraram um edifício diferente dos demais, que acreditam ter sido a casa do profeta Eliseu.

A casa estava cheia de objetos diferenciados … dois altares de cerâmica usados ​​para queimar incenso”, explicou o arqueólogo Ami Mazar à CBN News.

Encontramos pequenas esculturas de barro e grandes vasos, que provavelmente eram usados ​​para servir comida. Não apenas para uma família típica, mas provavelmente  para uma comunidade maior”, disse ele.

Mazar também destacou que a casa tinha uma estrutura distinta das demais. “Normalmente, as casas tinham uma entrada que conduzia a um grande espaço com salas. Porém esta casa foi dividida em duas alas. Elas estavam ligadas uma à outra por corredores e cada uma tinha uma saída para a rua.

Os altares de incenso possivelmente eram usados ​​para se fazer uma oferta a Deus antes de entrar na casa, o que era típico nos tempos dos profetas bíblicos.

Durante as escavações, os arqueólogos descobriram uma sala especial dentro da casa. Ela tinha uma mesa e um banco. Também descobriram um fragmento de cerâmica com o nome de Eliseu sobre ele, datada do século 9 antes de Cristo. Esse seria o indício mais forte que se trata da residência do profeta Eliseu.

Descobrimos uma inscrição escrita com tinta vermelha na cerâmica, mas infelizmente está quebrada”, disse Mazar. ”Mesmo assim é possível ler o nome Eliseu.

Segundo a tradição, o profeta Eliseu nasceu cerca de sete quilômetros do local da escavação, em Avel Mehola e viajou por todo o reino de Israel.

Para o arqueólogo Stephen Pfann, as evidências são convincentes. “Existiam apenas seis outras pessoas com o nome Eliseu conhecidas na época. Durante séculos isso permaneceu quase inalterada, podemos acreditar que esse local diferenciado tratava-se da casa de um homem santo cujo nome era Eliseu, provavelmente o conhecido profeta”, asseverou.


fonte: gospel prime

Read more...

A cidade de felipos, pertencente a Filipe

Nome de uma cidade da Macedônia  chamada antigamente Crêmides, ou lugar das fontes. Estava situada dentro dos limites da antiga Trácia. Em 356 A. C. Filippe II, da Macedônia  anexou o país até ao rio Nestus incluindo a cidade, que ele alargou e fortaleceu, dando-lhe o seu nome. Nos arredores existiam ricas minas de ouro e de prata, que muito ajudaram a Filipe a realizar os seus planos ambiciosos.


Rio de Cremides ou das pedras
Philippe, aparentemente, tinha apenas um pequeno número de habitantes judeus e nenhuma sinagoga. Consequentemente adoração Shabbat foi realizada fora da cidade junto a um afluente provavelmente de nome Rio Gangitis. Aqui Paulo encontrou um grupo de mulheres a quem ele pregou o evangelho. Lydia, comerciante de pano roxo, ela aceita a mensagem de Paulo e foi batizado com membros da sua família. Posteriormente, Paul foi morar em sua casa.


Acrópole
Fundada no quarto c. A.C. e renomeado após o rei Filipe da Macedônia (pai de Alexandre o Grande), Filipos era um importante posto avançado no Caminho Egnation. Duas importantes batalhas foram travadas aqui em 42 aC resultando na derrota de Cássio e Brutus, conspiradores e assassinos de Júlio César. Após essas batalhas, Filipe tornou-se uma colônia romana que abrange 700 milhas quadradas.



Escavações a norte de Filipo
Trabalhos arqueológicos, revelaram um grande e bem preservado fórum, um teatro, seguramente a prisão de Paulo. Em Filipos encontramos  várias igrejas bizantinas, incluindo uma das igrejas mais antigas da Grécia. O número de igrejas na cidade no período bizantino indicam a importância de Filipos para os cristãos nesse momento. Uma série de terramotos, aparentemente destruíram muitos dos edifícios e, provavelmente, contribuíram para o declínio da cidade.


A estrada Egnatia
A Via Egnatia foi construída a partir de 145 aC, e na sua maior extensão Bizâncio conectava com os portos do Adriático. Esta rota foi artéria principal de Roma para o leste e Filipos era um importante posto avançado ao longo da estrada. A Via Egnatian tornou mais fácil para Roma movimentar as tropas por todo o império e foi a rota que Paulo viajou a partir Neapolis para Filipos, Anfípolis, Apolônia e Tessalônica.



Prisão de Paulo em Filipo
Este lugar conhecido tradicionalmente como a prisão de Paulo e Silas é de autenticidade duvidosa, mas lembra o ataque a esses homens e as chicotadas e prisão subsequente. No decorrer da noite, um violento terramoto sacudiu a prisão e o carcereiro temia que todos os presos tivessem escapado. Depois de saber que ninguém havia fugido, o carcereiro de Filipos colocou a sua fé em Cristo e foi batizado com a sua família.



Latrinas
Banheiros públicos não eram incomuns nas antigas cidades romanas, mas este é um bom exemplo para a referência de Paulo a scubalon, ou dejetos humanos. Na sua carta aos Filipenses, Paulo escreveu: "Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas que eu considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo." (3: 8 NVI).


fonte: bíblia e arqueologia

Read more...

Arqueólogos afirma ter encontrado um dos palácios do rei David


KHIRBET QEIYAFA

Dois arqueólogos israelitas anunciaram ter descoberto um palácio e um armazém real pertencentes ao Rei David. 
Os dois edifícios são as maiores estruturas do 10º século a.C. até agora descobertas em todo o território do reino de Judá.
A descoberta foi feita em Khirbet Qeiyafa, perto de Beit Shemesh, a sudoeste de Jerusalém - afirmaram hoje mesmo o professor Yossi Garfinkel, da Universidade Hebraica e Saar Ganor, da Autoridade para as Antiguidades de Israel.

CIDADE BÍBLICA DE SAARAIM?
Durante o ano passado, os pesquisadores escavaram os dois edifícios encontrados neste sítio, que alguns acreditam ser a cidade fortificada judaica de Saaraim (Shaarayim). Segundo o relato bíblico, após David ter morto Golias, os filisteus foram dizimados no caminho de fuga para Saaraim (1 Samuel 17:52). Saaraim significa "dois portões", e Khirbet Qeiyafa tem dois portões nas suas muralhas. 

PALÁCIO DO REI DAVID?
Os dois arqueólogos identificaram um dos edifícios como sendo o palácio de David e o outro como sendo um enorme armazém real. As escavações neste sítio têm-se prolongado desde há sete anos.
Segundo Ganor afirmou ao diário "Times of Israel", sempre que David visitava este importante centro regional, "não vivia decididamente numa casa simples".



PALÁCIO DO REI DAVID

"Khirbet Qeiyafa é o melhor exemplo exposto até à data de uma cidade fortificada dos dias do rei David," - menciona um documento publicado pelos pesquisadores. "A parte sul de um enorme palácio que se estendia por uma área de cerca de mil metros quadrados foi descoberta no cimo da cidade. O muro que rodeia o palácio tem cerca de 30 metros de comprimento e tem uma impressionante entrada que se podia usar para descer até ao portão sul da cidade, defronte do vale de Elá. À volta do perímetro do palácio existem salas onde foram encontradas várias instalações: evidências de uma indústria metalúrgica, vasos de cerâmica especiais, e fragmentos de vasos de alabastro que eram importados do Egipto."
Segundo o porta voz da "Autoridade para as Antiguidades de Israel", este é "o único lugar onde se encontraram materiais orgânicos - incluindo sementes de oliveiras - cujo exame carbono-14 nos leva à época do rei David."
O palácio estava também localizado no centro da cidade e controlava todas as casas da mesma. Deste local desfrutava-se de uma vista impressionante, chegando ao próprio Mar Mediterrâneo, às montanhas de Hebrom e a Jerusalém no oriente. Segundo os arqueólogos, "era um lugar ideal para se enviarem mensagens através de sinais de fogo."

GRANDE ARMAZÉM REAL
Garfinkel e Ganor acreditam que o edifício com grandes pilares de 15 metros a norte da cidade era usado como armazém real. "Era neste edifício que o reino guardava os impostos que recebia na forma de produtos agrícolas recolhidos dos residentes das diversas aldeias da região da Judeia," - afirmaram os arqueólogos, acrescentando: "Centenas de grandes jarros para armazenamento foram encontrados no local, em cujas pegas estava gravado o selo oficial, tal como era costume durante séculos no reino de Judá."

Segundo os arqueólogos, a ideia agora é impedir que se construa no local e que se transforme o mesmo em mais um parque nacional.

Mais e mais se vão descobrindo as grandes realidades históricas descritas na Bíblia, a infalível Palavra de Deus! 

Shalom, Israel!

Read more...

Encontrado esqueleto judeu com 500 anos em recife


ESQUELETO DE JUDEU PORTUGUÊS DE HÁ 500 ANOS ESCAVADO NO RECIFE

A equipa do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, acabou de encontrar um esqueleto completo de um homem que foi sepultado há uns 500 anos segundo o ritual judaico, donde se acredita seja um judeu português, dos muitos que foram expulsos pelos reis de Portugal, em 1496, sob "ordens" da famigerada Inquisição Católica.
A equipa de arqueólogos tem vindo a acompanhar as escavações de uma obra no túnel da Abolição, na cidade do Recife (Nordeste do Brasil). O achado foi encontrado a cerca de um metro e meio de profundidade, estando os técnicos a utilizar pincéis de forma a não danificar os ossos, já bastante degradados pelo tempo.
O coordenador do Laboratório de Arqueologia, Marcos Albuquerque, explicou as suas certezas sobre a origem judaica deste esqueleto: "Na tradição cristã, normalmente os braços são cruzados sobre o tórax ou sobre a bacia. No caso de um sepultamento judaico, a primeira providência antes que seja iniciado o processo de rigidez cadavérica é colocar o corpo estirado, com os braços ao longo do corpo, que está despojado de qualquer pertence, de qualquer jóia, como é comum na tradição cristã. 
Na tradição judaica, todos todos são enterrados com o mesmo tipo de mortalha e sem mobiliário funerário. O esqueleto é de um adulto. 




O corpo na religião judaica é sepultado sem roupas, sendo apenas envolvido num tecido natural de linho ou algodão numa cova com cerca de 80 centímetros de profundidade.   Para definir exatamente a datação, teríamos de retirar um pedaço do osso para fazer o teste do carbono. Mas por respeito à questão religiosa, se houver a possibilidade, achamos por bem deixá-lo permanecer no local, coberto com um lençol."

A construção deste túnel visa desafogar o trânsito no local. Desde que as obras começaram, que as mesmas têm sido acompanhadas por uma equipa de arqueólogos, que já encontraram várias peças de interesse histórico, como uma moeda imperial e fragmentos de louças antigas.

A cidade do Recife foi inicialmente fundada por judeus portugueses, tendo sido ali fundada a primeira sinagoga do "Novo Mundo", pelos portugueses, em 1636.

Shalom Israel

Read more...

Siló, antiga capital de Israel, foi destruída por um incêndio.



Descoberta arqueológica pode solucionar “enigma” bíblico

Achados arqueológicos recentes podem comprovar que a cidade de Siló, antiga capital de Israel, foi destruída por um grande incêndio. Essas descobertas na região central de Israel desvendariam o mistério envolvendo a ruína dessa cidade mencionada no Antigo Testamento.

Fragmentos de um jarro de barro foram descobertos em meio a uma camada de cinzas avermelhadas. Esse é um forte indício para resolver definitivamente o enigma milenar sobre como a cidade foi destruída. Em Siló, o Tabernáculo foi colocado durante o período conhecido como “dos juízes”. O local serviu como capital de Israel e centro espiritual por 369 anos, até a sua destruição.

Após ser saqueada pelos filisteus deixou de ser a capital. A área continuou sendo habitada até 722 a.C., quando a Assíria invadiu o Reino de Israel. Atualmente, na região fica a cidade de Rosh Ha’ayin.

As Escrituras não relatam como foi o fim de Siló, mas essas descobertas comprovam que um incêndio arrasou o local. A datação do jarro aponta para o ano 1.050 A.C., que coincide com a data dos eventos descritos no livro de Samuel.
Avital Selah, diretor do sitio arqueológico de Tel Siló, disse à Agência de Notícias Tazpit que as teorias levantadas durante a escavação são semelhantes ao que se cogitou 30 anos atrás, quando restos de comida descobertos no local também apontavam para o ano 1.050 aC.

O livro bíblico de 1 Samuel narra a batalha entre filisteus e israelitas, quando a Arca da Aliança foi capturada. O livro de Jeremias e alguns Salmos confirmam que Siló foi destruída pouco depois pelos filisteus. Os estudos dos arqueólogos devem ser publicados em breve  comprovando como aconteceu e pondo fim ao mistério milenar. Com informações Huffington Post e Israel National News.

Read more...

Uma esfinge egípcia em Israel é encontrada

Parte de uma esfinge egípcia encontrada em Israel, 
descoberta única



Um grupo de investigadores está a tentar determinar como é que uma parte da esfinge de um antigo faraó egípcio, Mycerinus, acabou enterrada em Israel, uma descoberta única encontrada terça-feira numa escavação arqueológica no norte do país.
A estátua é dedicada a Mycerinus, que governou por volta de 2500 AC e foi construtor de uma das três pirâmides de Gizé.
«Esta é a única estátua egípcia monumental já encontrado no Levante ( actualmente Israel, Líbano, Síria)», disse Amnon Ben-Tor, um professor de arqueologia na Universidade Hebraica responsável pela escavação de Tel Hazor. «É também a única esfinge conhecida deste rei especial, nem mesmo no Egito foi encontrada uma esfinge deste rei», acrescentou.



Os arqueólogos encontraram partes de patas e antebraços da criatura mítica. A estátua tinha aproximadamente 20 centímetros de comprimento, e os investigadores estimam que toda a estátua media 60 centímetros de comprimento e 20 centímetros de altura.
Os investigadoras dizem que é improvável que a estátua tivesse sido levada para a região durante o reinado do rei, mas é um mistério como lá chegou.

Ben-Tor, um especialista disse que uma opção é que a estátua tivesse feito parte dos saques dos cananeus, que no final dos anos 17 e início do século 16 AC, governaram o baixo Egito.
«Registos egípcios dizem-nos que governantes estrangeiros saquearam e profanaram os templos locais e fizeram todo o tipo de coisas terríveis, e é possível que parte dessa pilhagem incluísse uma estátua como essa», disse o especialista.

Ben-Tor acredita que o caminho mais provável para a esfinge chegar a Tel Hazor terá sido sob forma de um presente enviado mais tarde por um governante egípcio.
«Nesse caso, é possível que a estátua tivesse sido enviada por um governante egípcio para o rei de Hazor, o governante mais importante nesta região»






fonte: Arqueologia Bíblica

Read more...

A antiga cidade de Gerasa



Jerash fica numa planície rodeada de áreas arborizadas e montanhosas e de férteis bacias hidrográficas. Conquistada pelo General Pompeu em 63 a.C., ficou sob domínio romano e foi uma das dez grandes cidades romanas da Liga de Decápolis.


A Praça Oval de Gerasa

A cidade bíblica de Gerasa é conhecido hoje como Jerash. Gerasa era uma das cidades da Decápolis Romana e é uma das cidades melhores preservadas da Decápole. O ponto alto da Gerasa foi no século 2, quando tinha uma população de 20.000-25.000. A maioria das ruínas são dos períodos romano e bizantino. A cidade foi redescoberta em 1806 por Seetzen e restauração das ruínas começaram em 1925.


O Arco do Triunfo de Adriano
A cidade expandiu-se no século 2 até o sul de Arco de Adriano. Adriano foi chamado o "imperador viajante", porque ele passou a maior parte do tempo a viajar por todas as cidades do império. Este arco foi construído por volta do ano 130. O portão central foi aparentemente usado apenas para visitantes importantes. Os nichos em ambos os lados tinham estátuas.


Templo de Artemis
O Templo de Artemis foi construído no século 2 dC. As colunas são de 12 m de altura e pesa cada tambor 20-40 toneladas. Artemis era a deusa virgem da natureza e da caça (os romanos chamavam-lhe Diana). A filha de Zeus e irmã gémea de Apolo, Artemis era uma das divindades mais populares gregas. Ela era como a "Mãe Natureza", que dá vida e de suporte por um lado, mas cruel e destrutiva por outro. Artemis também era a deusa padroeira do templo em Éfeso, cujo bem-estar foi ameaçado pela presença do Evangelho (Atos 19).

Hipódromo
O hipódromo remonta ao século 2 dC e sentado 10.000-15.000 espectadores. Pouco do hipódromo é deixado, porque as pedras foram roubadas pelos circassianos que se instalaram em Jerash no final do século 19. Extensa reconstrução foi realizada pelas autoridades jordanianas na última década.


Teatro do Sul
Gerasa tinha três teatros. O teatro sul foi iniciada em 90 dC e caberia 3.000 pessoas nas suas 33 linhas de assentos. Acima das entradas laterais eran os camarotes reais. Frequentemente cobertos por toldos para proporcionarem sombra aos ilustres espectadores.


Assentos Inscritos
Os assentos do teatro tinham inscrições em letras gregas para indicar a quem o lugar pertencia. Algumas dessas pedras foram encontradas em Jerusalém, identificadas graças às inscrições.




fonte: Bíblia e Arqueologia

Read more...

Tessalônica – A cidade e a Primeira Epístola Escrita por Paulo.


Moeda de Cassandro no Museu Britânico
Nome de uma cidade situada no Golfo Termaico, que agora se chama golfo de Salónica. O nome primitivo da cidade era Terme, ou Terma, que quer dizer, fonte de água quente. Cassandro um dos sucessores de Alexandre, o Grande, foi residir nela e deu-lhe o nome de Tessalônica em honra da sua mulher Thessalónike, filha do conquistador do Quersoneso e irmã do grande Alexandre. No tempo dos romanos serviu de capital do segundo distrito um dos quatro em que foi dividida a Macedônia.


Antecedentes Históricos
Tessalônica estava localizado na intersecção de duas grandes estradas romanas, uma a principal da Itália para o leste (Ignatia Way) e outra do Danúbio para o Mar Egeu. A localização e utilização de Tessalônica com o seu porto de mar deu à cidade grande destaque. Em 168 aC, tornou-se a capital do segundo distrito da Macedônia e mais tarde tornou-se a capital e principal porto de toda a província romana da Macedônia (146 aC). Em 42 aC, depois da batalha de Filipos, Tessalônica tornou-se uma cidade livre. Hoje, a moderna cidade de Thessalonike é a segunda cidade mais importante da Grécia e tem cerca de um milhão de habitantes.


Escavações
Muito pouco foi descoberto na antiga Tessalônica  porque Thessalonike fica sobre as ruínas. A área na foto acima e à direita era uma antiga estação de ônibus, quando foi transferido, em 1962, este primeiro ou segundo século dC fórum foi revelado. Escavadores encontraram uma casa de banhos e datam do século 1 dC abaixo do pavimento em torno de um altar. Uma inscrição (30 aC a 143 dC) a partir do portão Vardar tem a palavra politarches, a palavra Lucas usado em referência aos funcionários da cidade antes que Jason foi levado pela multidão (Atos 17:06). A palavra não aparece em nenhuma outra literatura grega, mas coincide com as escavações arqueologias.


Significado bíblico
Paulo (com Silas e Timóteo) chegaram a Tessalônica de Filipos na sua segunda viagem missionária, param em Anfípolis e Apolônia antes de chegar aqui (Atos 17). Ele pregou na sinagoga da cidade, o chefe da sinagoga da região, durante pelo menos três semanas. O seu ministério foi de êxito e ele estabeleceu uma igreja judaico-gentílica, embora fosse mais fortemente Gentílica (1 Tessalonicenses 1:9). Quando Paulo enfrentou grande perseguição às mãos da turba, ele refugiou-se em Bereia, mas os Tessalonicenses finalmente o forçou a sair de lá também (Atos 17:13-14).

A realçar que a primeira epístola aos Tessalonicenses é a mais antiga de quantas escreveu o apóstolo S. Paulo. Foi dirigida à Igreja de Tessalônica em conjunção com Silvano (Silas) e Timóteo.


Igreja de São Demétrio
St. Demétrio era um nativo de Tessalônica a quem Galarius condenou  à morte. Esta igreja basílica foi construída no século 5 dC, em memória a Demétrio como padroeiro da cidade. A maior igreja na Grécia, esta basílica foi destruída por um incêndio em 1917 e desde então tem sido reconstruída. Sob as escavações da igreja foram revelados restos do período romano, incluindo uma casa de banho.



fonte: Bíblia e Arquelogia

Read more...

Ministro de israel afirmou que vai reconstruir o templo

"DEVERÍAMOS RECONSTRUIR O TEMPLO DE JERUSALÉM" - AFIRMOU MINISTRO ISRAELITA




Um ministro israelita afirmou publicamente na semana passada que talvez tenha chegado o tempo de reconstruir o Templo bíblico no Monte do Templo em Jerusalém.
A maior parte dos israelitas não têm esta aspiração. Mesmo até entre aqueles que gostariam de ver o Templo restaurado, a maioria não acredita que Israel pode levar a cabo algo tão controverso, excepto por uma ação direta de Deus.

Mas isso não impediu o ministro para a Habitação e Construção, Uri Ariel, (do partido Lar Judaico) de afirmar que "precisamos de construir um Templo real no Monte do Templo."
O ministro Ariel proferiu essa declaração durante uma conferência de imprensa na comunidade samaritana de Siló, onde os arqueólogos descobriram os restos dos apoios para o Tabernáculo Bíblico,  no local onde o mesmo esteve séculos antes do rei David ter conquistado Jerusalém.

Shalom, Israel!

Read more...

O mal da raiz amarga



NENHUMA RAIZ AMARGA PONHA –SE A BROTAR

‘Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. VELAI por que NINGUÉM venha a subtrair-se à graça de Deus; NENHUMA RAIZ AMARGA PONHA–SE A BROTAR, a causar perturbação e, assim, a infeccionar a comunidade.
VELAI por que não haja libertino ou profanador, tal como Esaú que, por um simples prato, vendeu seu direito de primogenitura. Pois, como bem sabeis, quando ele quis, a seguir, herdar a bênção, FOI EXCLUÍDO, e não houve para ele ensejo algum de mudança, apesar de suas súplicas e lágrimas!” Hebreus 12.14-17

Este texto, na maioria das vezes, foi usado para admoestar individual ou coletivamente sobre a necessidade de se manter unidos, não levantar antiga queixas uns contra os outros, enfim, para manter o povo harmoniosamente unido, ‘na graça’.

Tendo nós chegado à Era de Laodiceia, o mesmo texto nos traz uma nova luz sabre a realidade presente. Nos dias dos Apóstolos, houve alguns que procuraram introduzir heresias na Congregação, o que provocou um profundo mal estar e tristeza, principalmente ao Apóstolo Paulo. Ele não deixou de exprimir sua profunda tristeza por ver e ouvir que alguns já estavam se afastando do Verdadeiro Evangelho para outro, que segundo o Apóstolo, NÃO ERA OUTRO, mas havia alguns que queriam PERVERTER o Evangelho da Graça de nosso Senhor Yeshua, ou seja, negar o Senhor que nos resgatou. Isso é perverter o Evangelho! Agora o escritor aos Hebreus, Paulo, nos deixa escrito em TOM PROFÉTICO, a VELAR, ou seja, VIGIAR, TOMAR TODO O CUIDADO, PRESTAR MUITA ATENÇÃO, para que NENHUMA raiz de amargura BROTANDO (ressurgindo, revivendo, voltando à tona), como quando ocorreu sem seus dias, nos viesse perturbar e a INFECCIONAR A COMUNIDADE, isto é, que TODO O CORPO se tornasse DOENTE por uma infecção incontrolável e fatal. 

A raiz amarga ,comparada a uma pequena quantidade de fermento que leveda toda a massa, provoca a infecção generalizada de TODO O CORPO, podendo levar à MORTE e, neste caso, à morte espiritual. O ouro de Laodiceia, seu conhecimento, altivez, procura descarada por bens materiais passageiros, intelectualidade, filosofia baseada em ensinamentos de entidades judaica (estupidez!), enfim, esse ouro é sem préstimo, pois assim o disse Yeshua. “Comprai de Mim ouro refinado no fogo”. O ouro de Laodiceia, desta geração da Igreja de Deus, a tem tornado pobre, cega, nua e, depreciativamente DESGRAÇADA, miserável! Yeshau trabalha, nesta ÚLTIMA HORA de Sua Igreja, na esperança de que alguns indivíduos que já souberam a Verdade, ouçam Seu chamado do LADO DE FORA, e Lhe abram a ‘porta’ e, 

O deixem entrar DE NOVO em suas vidas. Os ministros de Laodiceia EXPULSARAM Yeshua de Sua própria Kehilat. Trocaram-No por um líder humano que lhe propôs falar coisas mais agradáveis do que aquilo que eles foram convencidos a considerar MESMICE  O fizeram se assentar no Templo de Deus, Sua Igreja, e o elegeram como guia espiritual para toda a Congregação. Este se mostrou profano, como Esaú, divulgando suas idéias adolescentes e desviadas de qualquer padrão de santidade que se pode obter da Torah; muito embora “se baseava na Torah” para arrebatar a euforia da Massa. Este será excluído, como o foi Esaú. Chegará a Hora em que nosso Senhor Yeshua o destruirá com o sopro de Seus lábios. 

Estas coisas NÃO PODEM ser vistas com olhos técnicos de avaliação das coisas visíveis, como pretensas obras “de acordo com a vontade de Deus”. Paulo, o ODIADO pelos ministros de Laodiceia, enfatizou que os ministros do Diabo se disfarçam em ministros de justiça, ou seja, em ministros da Torah, para arrebatar o povo em sua direção. Paulo nos orientou: “A solicitude que VOS DEMONSTRAM não é de bom quilate: eles só VOS QUEREM DESLIGAR DE MIM para se tornarem eles mesmos objetos da vossa solicitude.” Gálatas 4.17. 

Aqui no Brasil, não obstante esta FIRME E PONTUAL afirmação do Apóstolo, TODA A MASSA se DESLIGOU dos ensinamentos do Apóstolo de nosso Senhor Yeshua para seguir UM ESTRANHO! Estamos lidando com as entidades espirituais NOS LUGARES CELESTIAIS! É necessário estarmos VESTIDOS com a armadura de Deus para PODER RESISTIR até o fim e, não envergonhar Àquele que nos elegeu nEle antes da fundação do mundo. Quem não crê na REALIDADE da Era de Laodiceia, NÃO CRÊ nas Escrituras Sagradas! Paulo nos dá um recado para nós brasileiros nos seguintes termos: “Oh! eu desejaria estar NESTE MOMENTO junto de vós para acertar com o TOM QUE CONVÉM, pois NÃO SEI COMO haver-me convosco.” Verso 20.

Read more...

A barba no tempo bíblico



Entre os judeus, e de modo geral no oriente, sempre foi atribuída grande importância à barba, como sinal de excelsa civilidade - e para o homem não havia maior ofensa do que tratá-la alguém com indignidade. Tocar-lhe alguém com a mão, mostrando desprezo, era grande insulto (1 Cr 19.4 - 2 Sm 10.4,5 - 20.9). 
Ao mesmo tempo era objeto de saudação, o chegar a barba aos lábios e beijá-la, quando qualquer pessoa queria manifestar simpatia a outra. 

A não ser os egípcios (Gn 41.14), que honravam os mortos deixando crescer a barba, o rapá-la ou arrancá-la era manifestação de luto ou de dor (2 Sm 19.24 - Ed 9.3 - is 15.2 - Jr 41.5 - 48.37). Quando se queria assegurar a alguém a sua boa fé e honrosa conduta, era ação vulgar jurar pela sua barba. os árabes ainda hoje juram solenemente pela sua barba e, quando precisam honrar de uma maneira particular um amigo, exclamam: ‘Conserve Deus a vossa abençoada barba.’ A ideia de ar varonil, de respeitabilidade, em relação com grandes barbas, é ilustrada pela lei judaica, que proibia o cortá-las à maneira dos egípcios (Lv 19.27 - e Sl 133.2). 

Diferentemente das nações circunvizinhas, os egípcios rapavam a cara, à exceção da parte inferior do rosto, onde se permitia haver um molho de cabelos, que se conservava bem cuidado. Algumas vezes, em lugar do seu próprio cabelo, usavam barba postiça, trançada, com formas diferentes, segundo a categoria do indivíduo.

 Alguma coisa havia de significação cerimonial no corte da barba judaica, segundo o que pode depreender-se de Lv 19.27 e 21.5. o cuidado da barba era objeto de primeira consideração da parte de pessoas distintas (Sl 133.2) - quando mal cuidada, era coisa ridícula e desprezível. os leprosos, ou indivíduos sujeitos à lepra, eram barbeados, ou para trazerem a pele descoberta, ou por causa da limpeza (Lv 14.9). 

Figuradamente, há referência na Bíblia às ‘barbas’ do povo de Deus falando-se da sua honra e dignidade, barbas que talvez o Senhor havia de cortar com a navalha do rei da Assíria (is 7.20).

Read more...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP