Tecnologia do Blogger.

Uma esfinge egípcia em Israel é encontrada

Parte de uma esfinge egípcia encontrada em Israel, 
descoberta única



Um grupo de investigadores está a tentar determinar como é que uma parte da esfinge de um antigo faraó egípcio, Mycerinus, acabou enterrada em Israel, uma descoberta única encontrada terça-feira numa escavação arqueológica no norte do país.
A estátua é dedicada a Mycerinus, que governou por volta de 2500 AC e foi construtor de uma das três pirâmides de Gizé.
«Esta é a única estátua egípcia monumental já encontrado no Levante ( actualmente Israel, Líbano, Síria)», disse Amnon Ben-Tor, um professor de arqueologia na Universidade Hebraica responsável pela escavação de Tel Hazor. «É também a única esfinge conhecida deste rei especial, nem mesmo no Egito foi encontrada uma esfinge deste rei», acrescentou.



Os arqueólogos encontraram partes de patas e antebraços da criatura mítica. A estátua tinha aproximadamente 20 centímetros de comprimento, e os investigadores estimam que toda a estátua media 60 centímetros de comprimento e 20 centímetros de altura.
Os investigadoras dizem que é improvável que a estátua tivesse sido levada para a região durante o reinado do rei, mas é um mistério como lá chegou.

Ben-Tor, um especialista disse que uma opção é que a estátua tivesse feito parte dos saques dos cananeus, que no final dos anos 17 e início do século 16 AC, governaram o baixo Egito.
«Registos egípcios dizem-nos que governantes estrangeiros saquearam e profanaram os templos locais e fizeram todo o tipo de coisas terríveis, e é possível que parte dessa pilhagem incluísse uma estátua como essa», disse o especialista.

Ben-Tor acredita que o caminho mais provável para a esfinge chegar a Tel Hazor terá sido sob forma de um presente enviado mais tarde por um governante egípcio.
«Nesse caso, é possível que a estátua tivesse sido enviada por um governante egípcio para o rei de Hazor, o governante mais importante nesta região»






fonte: Arqueologia Bíblica

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP