Tecnologia do Blogger.

A cidade de felipos, pertencente a Filipe

Nome de uma cidade da Macedônia  chamada antigamente Crêmides, ou lugar das fontes. Estava situada dentro dos limites da antiga Trácia. Em 356 A. C. Filippe II, da Macedônia  anexou o país até ao rio Nestus incluindo a cidade, que ele alargou e fortaleceu, dando-lhe o seu nome. Nos arredores existiam ricas minas de ouro e de prata, que muito ajudaram a Filipe a realizar os seus planos ambiciosos.


Rio de Cremides ou das pedras
Philippe, aparentemente, tinha apenas um pequeno número de habitantes judeus e nenhuma sinagoga. Consequentemente adoração Shabbat foi realizada fora da cidade junto a um afluente provavelmente de nome Rio Gangitis. Aqui Paulo encontrou um grupo de mulheres a quem ele pregou o evangelho. Lydia, comerciante de pano roxo, ela aceita a mensagem de Paulo e foi batizado com membros da sua família. Posteriormente, Paul foi morar em sua casa.


Acrópole
Fundada no quarto c. A.C. e renomeado após o rei Filipe da Macedônia (pai de Alexandre o Grande), Filipos era um importante posto avançado no Caminho Egnation. Duas importantes batalhas foram travadas aqui em 42 aC resultando na derrota de Cássio e Brutus, conspiradores e assassinos de Júlio César. Após essas batalhas, Filipe tornou-se uma colônia romana que abrange 700 milhas quadradas.



Escavações a norte de Filipo
Trabalhos arqueológicos, revelaram um grande e bem preservado fórum, um teatro, seguramente a prisão de Paulo. Em Filipos encontramos  várias igrejas bizantinas, incluindo uma das igrejas mais antigas da Grécia. O número de igrejas na cidade no período bizantino indicam a importância de Filipos para os cristãos nesse momento. Uma série de terramotos, aparentemente destruíram muitos dos edifícios e, provavelmente, contribuíram para o declínio da cidade.


A estrada Egnatia
A Via Egnatia foi construída a partir de 145 aC, e na sua maior extensão Bizâncio conectava com os portos do Adriático. Esta rota foi artéria principal de Roma para o leste e Filipos era um importante posto avançado ao longo da estrada. A Via Egnatian tornou mais fácil para Roma movimentar as tropas por todo o império e foi a rota que Paulo viajou a partir Neapolis para Filipos, Anfípolis, Apolônia e Tessalônica.



Prisão de Paulo em Filipo
Este lugar conhecido tradicionalmente como a prisão de Paulo e Silas é de autenticidade duvidosa, mas lembra o ataque a esses homens e as chicotadas e prisão subsequente. No decorrer da noite, um violento terramoto sacudiu a prisão e o carcereiro temia que todos os presos tivessem escapado. Depois de saber que ninguém havia fugido, o carcereiro de Filipos colocou a sua fé em Cristo e foi batizado com a sua família.



Latrinas
Banheiros públicos não eram incomuns nas antigas cidades romanas, mas este é um bom exemplo para a referência de Paulo a scubalon, ou dejetos humanos. Na sua carta aos Filipenses, Paulo escreveu: "Considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas que eu considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo." (3: 8 NVI).


fonte: bíblia e arqueologia

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP