Tecnologia do Blogger.

Tessalônica – A cidade e a Primeira Epístola Escrita por Paulo.


Moeda de Cassandro no Museu Britânico
Nome de uma cidade situada no Golfo Termaico, que agora se chama golfo de Salónica. O nome primitivo da cidade era Terme, ou Terma, que quer dizer, fonte de água quente. Cassandro um dos sucessores de Alexandre, o Grande, foi residir nela e deu-lhe o nome de Tessalônica em honra da sua mulher Thessalónike, filha do conquistador do Quersoneso e irmã do grande Alexandre. No tempo dos romanos serviu de capital do segundo distrito um dos quatro em que foi dividida a Macedônia.


Antecedentes Históricos
Tessalônica estava localizado na intersecção de duas grandes estradas romanas, uma a principal da Itália para o leste (Ignatia Way) e outra do Danúbio para o Mar Egeu. A localização e utilização de Tessalônica com o seu porto de mar deu à cidade grande destaque. Em 168 aC, tornou-se a capital do segundo distrito da Macedônia e mais tarde tornou-se a capital e principal porto de toda a província romana da Macedônia (146 aC). Em 42 aC, depois da batalha de Filipos, Tessalônica tornou-se uma cidade livre. Hoje, a moderna cidade de Thessalonike é a segunda cidade mais importante da Grécia e tem cerca de um milhão de habitantes.


Escavações
Muito pouco foi descoberto na antiga Tessalônica  porque Thessalonike fica sobre as ruínas. A área na foto acima e à direita era uma antiga estação de ônibus, quando foi transferido, em 1962, este primeiro ou segundo século dC fórum foi revelado. Escavadores encontraram uma casa de banhos e datam do século 1 dC abaixo do pavimento em torno de um altar. Uma inscrição (30 aC a 143 dC) a partir do portão Vardar tem a palavra politarches, a palavra Lucas usado em referência aos funcionários da cidade antes que Jason foi levado pela multidão (Atos 17:06). A palavra não aparece em nenhuma outra literatura grega, mas coincide com as escavações arqueologias.


Significado bíblico
Paulo (com Silas e Timóteo) chegaram a Tessalônica de Filipos na sua segunda viagem missionária, param em Anfípolis e Apolônia antes de chegar aqui (Atos 17). Ele pregou na sinagoga da cidade, o chefe da sinagoga da região, durante pelo menos três semanas. O seu ministério foi de êxito e ele estabeleceu uma igreja judaico-gentílica, embora fosse mais fortemente Gentílica (1 Tessalonicenses 1:9). Quando Paulo enfrentou grande perseguição às mãos da turba, ele refugiou-se em Bereia, mas os Tessalonicenses finalmente o forçou a sair de lá também (Atos 17:13-14).

A realçar que a primeira epístola aos Tessalonicenses é a mais antiga de quantas escreveu o apóstolo S. Paulo. Foi dirigida à Igreja de Tessalônica em conjunção com Silvano (Silas) e Timóteo.


Igreja de São Demétrio
St. Demétrio era um nativo de Tessalônica a quem Galarius condenou  à morte. Esta igreja basílica foi construída no século 5 dC, em memória a Demétrio como padroeiro da cidade. A maior igreja na Grécia, esta basílica foi destruída por um incêndio em 1917 e desde então tem sido reconstruída. Sob as escavações da igreja foram revelados restos do período romano, incluindo uma casa de banho.



fonte: Bíblia e Arquelogia

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP