Tecnologia do Blogger.

Mornos,Vomitar-te-ei da Minha Boca. Apocalipse 3:15-16


Quente, frio ou morno. O que isso quer dizer?

Conversando com um velho amigo ouvi mais uma vez aquela típica interpretação de Apocalipse 3:15-16 como sendo uma palavra contra quem fica encima do muro. Como se Deus aprovasse o crente frio decido mais do que aquele que fica indeciso e não passa de dizer que é crente mas acaba agindo nem lá, do lado do crente quente e fervoroso, nem cá, do lado do crente frio que abandonou de vez o cristianismo. A realidade parece outra quando consideramos uma simples questão de gestão urbana.

Os romanos eram bons construtores e seus sistemas de aquedutos eram impressionantes. Trazer água de longas distâncias era empreendimento padrão da civilização naquela época. Para dar uma boa ideia da complexidade de construção que se podia alcançar, o aqueduto de Eupalinos foi construído no século 6 a.C. com mais de 1km por dentro de uma montanha. O detalhe estarrecedor está na construção que foi conduzida pelos dois lados da montanha e se encontraram no centro da montanha com pequena margem de erro. Feito impressionante para aquela época. Isso tudo foi idealizado e executado para dar a segurança necessária à cidade que não poderia estar vulnerável a ataques e cortes no suprimentos de água quando sitiada por qualquer exército inimigo.


Bem, a cidade de Hierápolis, vizinha de Laodiceia, tinha um aqueduto de águas medicinais quentes. Outra cidade vizinha, Colossos, tinha um aqueduto de águas refrescantes (fria). A cidade de Laodiceia tinha um aqueduto que trazia a água de um fonte muito distante. Portanto, a água era morna e quase intragável, porque não servia nem para fins medicinais e muito menos para refrescar os sedentos.

A mensagem alegórica foi bem clara para os moradores daquela cidade que conheciam muito bem a deficiência no abastecimento de águas de Laodiceia. As obras daquela igreja, comparada à sua fonte de água, não servia nem para curar as almas, nem para trazer refrigério.

“Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca.” Apocalipse 3:15-16 [NTLH]

fonte: Teologia et Cetera

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP