Moeda Achada em Israel pode Comprovar a Existência de Sansão
>> quinta-feira, 2 de agosto de 2012 –
ARQUEOLOGIA
Uma pequena moeda pode ser a primeira prova da existência de Sansão, o matador bíblico dos filisteus (povo não-semítico que habitava o sudoeste da Palestina durante o período bíblico).
Arqueólogos acharam o artefato durante escavações na região de Beit Shemesh (Bete-Semes), na Judeia, nas proximidades de Jerusalém, de acordo com reportagem do "Daily Mail".
A moeda parece descrever uma história que consta do Velho Testamento, na qual Sansão, cujo poder foi desfeito pela traição de Dalila, luta com um leão.
Acredita-se que o objeto date de século XI antes de Cristo, quando as tribos israelitas se mudaram para a região após Josué conquistar Canaã.
Nessa época, os judeus eram liderados por figuras conhecidas como juízes - um deles era Sansão.
Beit Shemesh (foto abaixo) é citada várias vezes no Velho Testamento.
Um selo pequeno foi descoberto que poderia ser a primeira prova arqueológica de Sansão, o assassino bíblico de filisteus.
Os arqueólogos descobriram o antigo artefato durante a escavação de Beit Shemesh, nas colinas da Judéia perto de Jerusalém, Israel.
Parece que retratam a história do Antigo Testamento de Sansão, cuja força foi desfeito por seu desejo para a mulher sedutora Dalila, e sua luta com o leão.
O selo, que mede menos de uma polegada de diâmetro, mostra um animal de grande porte com uma cauda felina atacar uma figura humana.
O selo foi descoberto em um nível de escavação, que data aproximadamente BC para o século 11, quando tribos israelitas haviam se mudado para a área após a conquista de Canaã por Josué.
Era uma época em que os judeus foram levados pelos líderes ad hoc conhecidos como juízes, um dos quais era Sansão.
O local do achado era perto do rio Sorek que marcava a fronteira entre os israelitas e seus inimigos filisteus, The Daily Telegraph informou.A localização também indica que a figura do selo pode representar Sansão, segundo arqueólogos israelenses Professor Shlomo Bunimovitz e Dr. Zvi Lederman.
Beit Shemesh é regularmente mencionada no Antigo Testamento, principalmente no capítulo 6 do livro de Samuel I - o governante de Israel imediatamente após Sansão - como sendo a primeira cidade encontrou pela arca da aliança do seu caminho de volta da Filístia, depois de ter foi capturada pelos filisteus na batalha.