Tecnologia do Blogger.

ARQUEOLOGIA DE BELÉM (DE JUDÁ)


A cidade de Davi está localizada a oito quilômetros ao sul de Jerusalém. Nela ocorreram, entre outros o seguintes fatos bíblicos: o sepultamento de Raquel, o encontro de Rute com Boaz, a unção de Davi como rei de Israel, e o nascimento de Jesus Cristo. Para lá viajaram os magos do oriente em busca do salvador.


O Túmulo de Raquel se encontra atualmente ao lado da estrada, a entrada da cidade. Belém é venerada por judeus, cristãos e muçulmanos, e considerada um dos cenários mais autênticos da Terra Santa.

A Igreja da Natividade foi edificada por Helena (mãe do imperador Constantino) durante os anos 328-330 d.C., sobre o lugar onde teria estado à manjedoura. Nessa época, assim como agora, acreditava-se que este era o local do nascimento de Jesus. O imperador Justiniano (527-565 d.C.) reconstruiu a igreja no século seis. Essa igreja ainda permanece em pé em Belém, embora em mal estado de conservação.




antigo batisterio

Em 1943, William Harvey realizou ali algumas escavações, e a uns 46 centímetros sob o piso das atual igreja descobriu porções de mosaico da igreja original, que havia sido construída por Helena e Constantino. Alguns mosaicos estavam ornamentados de flores, frutas e pássaros. Outros mostravam desenhos geométricos. Não foram usadas cenas religiosas nessas decorações, já que se caminhavam sobre elas.


Debaixo da área do côro, seis metros abaixo, há um lance de degraus que conduz até a Gruta da Natividade. Essa capela em forma de cova mede quatro por treze metros. As paredes estão completamente cobertas de tapetes, e o teto adornado de belas luzes. No extremo oriental da capela há uma pequena cripta em cujo piso de mármore uma estrela de prata iluminada por 16 lâmpadas de prata e rodeada por uma inscrição simples em latim, anuncia o maior evento de toda a história: “Aqui nasceu Jesus Cristo da Virgem Maria”. Perto dali existe um presépio que completa o marco dessa profunda afirmação: “Ela deu a luz a seu filho primogênito, envolveu-o em panos, e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2.7).



FONTE:
Bíblia Thompson, suplemento arqueológico.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP