Tecnologia do Blogger.

Como Isaías fala de um rei que viveria cerca de 200 anos depois?


Como Isaías pôde usar termos tão específicos para referir-se a um rei que viveria cerca de 200 anos depois?

"Que digo de CiroÉ meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado." (Is. 44:28)

"Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão." (Isaías 45:1)


Em Isaías 44:28 e 45:1, o profeta cita especificamente o nome de Ciro, ligando-o à futura restauração de Israel e ao assentamento das fundações do templo. Entretanto, Isaías desempenhou o seu ministério entre 739 e 681 a.C., ao passo que Ciro veio a ser rei da Pérsia em 539 a.C. Há entre eles um período de pelo menos 150 anos. Como Isaías pôde mencionar até mesmo o nome de Ciro, muito antes de sua existência?

Este é um exemplo de profecia sobrenatural. Embora Isaías não tivesse poder para olhar para o futuro, Deus certamente possui esse poder e declara: "desde o princípio anuncio o que há de acontecer" (Is 46:10). Deus não somente sabe quem assumirá o poder, mas "o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer" (Dn 4:32). É Deus quem estabelece reinos, e é ele quem os desfaz. Não é de se admirar, portanto, que o Senhor seja capaz de citar o nome de um rei quase 200 anos antes de ele subir ao seu trono. Outro fato não menos extraordinário foi o Senhor chamar Ciro de "meu pastor", pois foi assim, como um pastor que o Senhor usou a Ciro para juntar as ovelhas dispersas da casa de Israel, chamando-as de muitas terras distantes.

Flávio Josefo, historiador judeu, registra em suas "Antiguidades" que Ciro leu o que estava predito acerca dele no livro do profeta Isaías e que fora escrito cerca de 200 anos antes que ele tivesse nascido, que Deus o havia constituído soberano sobre muitas nações, e a partir disso se sentiu inspirado a fazer o povo de Deus voltar a Jerusalém para reconstruir o Templo. Ciro ficou tão perplexo com essa profecia, por que não apenas falava dele, mas lhe conferia o nome pelo qual era chamado, que mandou reunir na Babilônia os principais dos judeus e anunciou que lhes permitia voltar ao seu país e reconstruir a cidade de Jerusalém e o Templo.

O rei Ciro até mesmo teria encorajado os judeus a que não duvidassem de que o próprio Deus os auxiliaria nesse desígnio e que escreveria aos príncipes e governadores de suas províncias vizinhas da Judeia para que lhes fornecessem o ouro e a prata de que iriam precisar juntamente com os animais para o holocausto. Ciro, ainda mandou que fossem restituídos nesse mesmo tempo os vasos sagrados tomados do Templo por Nabucodonosor e que haviam sido levados para Babilônia. Tudo foi cumprido fielmente.

Concluímos, então, que tudo isso aconteceu por causa da presciência do Todo-Poderoso. Uma das afirmações muito frequentes no livro de Isaías é a de que o Senhor é o Único Deus e que somente ele anuncia as coisas futuras antes que estas aconteçam (Is. 41:22-29; 42:9; 43:9; 44:8; 45:5; 45:21; 46:9-10). Por isso, seja qual for a palavra proferida por Deus, ela jamais cairá por terra e se cumprirá cabalmente (Is. 40:8; Ez. 12:25-28; Is. 38:7; Núm. 23:19; Rom. 9:28).



Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP