ARQUEOLOGIA DA CIDADE DE FILIPOS
>> segunda-feira, 1 de agosto de 2011 –
ARQUEOLOGIA
Cidade da Macedônia próxima ao mar Egeu, antes denominada Krenides. Filipos deve seu novo nome a Filipe da Macedônia (pai de Alexandre, o Grande). Filipe arrebatou a cidade das mãos dos trácios no quarto século a.C. e pôs nela o seu nome. Cidade rica em minérios foi em suas proximidades que Marco Antonio e Otávio (César Augusto) derrotaram Bruno e Cássio, assassinos de Júlio César. Por esses episódios, a cidade tornou-se colônia romana. Estava estrategicamente localizada sobre a via Inaciana, que corria na direção leste-oeste entre Roma e a Ásia, e serviu como ponto de partida a Alexandre, o Grande, quando ele começou sua campanha para conquistar o mundo.
Paulo veio diretamente a Filipos depois de uma visão que um homem lhe rogava: “Passa à Macedônia, a ajuda-nos” (At 16.9). Aqui Paulo pregou o evangelho na margem de um rio, foi posto na prisão, e estabeleceu sua primeira e mais amada igreja no continente europeu.
A Escola Francesa de Atenas realizou escavações nesse lugar de 1914 a 1938. Foram desenterrados muitos trechos da cidade, sendo dada especial atenção ao foro, à praça do mercado, ao anfiteatro, a uma biblioteca e sala de leitura, e um pódio retangular que servia de tribuna para os oradores. Os fundamentos de uma grande porta abobadada que se estendia sobre a via Inaciana, a qual saía pelo lado nordeste da cidade, resultaram de interesse especial para os estudiosos da Bíblia. Muitos acreditam que Paulo saiu por essa porta a caminho da margem do rio, em busca de um local para oração, e onde pregou o evangelho a um grupo de mulheres. O único rio nas proximidades de Filipos está aproximadamente um quilômetro e meio a oeste dessa porta.
Ruínas de uma Prisão em Filipos
1 Ts 2:2 - mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos,
como é do vosso conhecimento,
tivemos ousada confiança em nosso Deus,
para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.
Área Central Pública em Filipos
Atos 16:12 - e dali, a Filipos, cidade da Macedônia,
primeira do distrito e colônia.
Nesta cidade, permanecemos alguns dias.
Praça Principal em Filipos
Atos 16.19 - Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro,
agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça,
à presença das autoridades;
e, levando-os aos pretores, disseram:
Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade.
Muito lindo! Eu comecei a imaginar tudo isso como era antes, comecei a reconstruir tudo em minha cabeça, a imaginar esta cidade cheia de gente, e Paulo e Silas se aventurando em pregar o Evangelho em um lugar tão sincretista.
Muito bacana, obrigada!