ARQUEÓLOGOS DESCOBREM TEMPLO FILISTEU SEMELHANTE AO DESTRUÍDO POR SANSÃO!
>> sábado, 19 de novembro de 2011 –
ARQUEOLOGIA
Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu evidências de um poderoso sismo na localidade bíblica de Gate, actualmente Tell es-Safi/Gath - terra de Golias, bem como peças rituais que datam da época do ferro (10º século a.C.).
Arqueólogos da Universidade Bar-Illan escavaram dois importantes achados na cidade bíblica de "Gate dos filisteus" (terra de Golias).
A descoberta do templo filisteu foi anunciada pelo professor Aren Maeir, do Departamento de Estudos e Arqueologia da Terra de Israel.
"É interessante que o design da arquitectura deste templo, com os seus dois pilares centrais, é uma reminiscência da imagem arquitectural que está descrita na famosa história bíblica de Sansão com os filisteus, em que Sansão derruba o templo ao colocar-se entre os 2 pilares centrais, causando assim a destruição do mesmo. Talvez isso indique que a história de Sansão reflecte um tipo de templo que estava em uso na Filisteia naqueles dias" - afirmou o prof. Maeir, que tem dirigido as escavações em Tell es-Safi/Gath nestes últimos 13 anos.
Esta cidade está localizada na planície costeira do sul de Israel, não longe de Kiryat Gat, a cerca de meio caminho entre Jerusalém e Ashkelon.
Graças aos voluntários e arqueólogos que trabalham em Tel el-Safi no sul de Israel, tem havido novas descobertas nas ruínas de Gate, o antigo país dos filisteus. Estas descobertas recentes permitem traçar um quadro mais concreto desta vila, que aparece no relato bíblico como os inimigos perpétuos dos israelitas. O trabalho começou na semana passada, com centenas de parceiros de diferentes países,
e acrescentou novos materiais para muitos encontrado desde o projeto começou em 1996. Em um poço quadrado, diversos vasos de 3.000 anos atrás filisteus vieram à tona. Um fragmento tinha uma cor vermelha e uma espiral preta, uma decoração comum na arte grega antiga que aponta para a origem dos filisteus, no Mar Egeu.
O prof. Maeir informou também que a sua equipa tinha encontrado impressionantes evidências de um terramoto no 8º século a.C., reminiscência daquele que está registado no Livro de Amós 1:1.
A equipa escavou muralhas que se encontravam afastadas do seu lugar original e que foram derrubadas como um baralho de cartas como resultado do poderoso sismo - calculado como tendo atingido a magnitude 8 na escala Richter - informou ainda Maeir.
As escavações deste verão em Tell es-Safi/Gath revelaram também mais evidências da destruição da cidade por Hazael, rei da Síria, tal como se encontra mencionado em 2 Reis 12:17-18, bem como evidências do primeiro aldeamento filisteu em Canaã (cerca de 1200 a.C.) e vários níveis da cidade canaanita de Gate.
O projecto arqueológico Tell es-Safi/Gath é uma investigação a longo prazo que visa estudar a arqueologia e a história de um dos sítios mais importantes de todo o Israel. O Tell es-Safi/Gath é um dos maiores tells (um tell é um monte artificial sobre ruínas antigas) em Israel e foi habitado quase continuamente desde o 5º milénio a.C. até aos dias de hoje.
Os participantes das escavações deste ano são oriundos dos EUA, Canadá, Austrália, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Holanda, Polónia e Israel.
Estas "revelações" extraídas da terra são evidência clara da veracidade da revelação bíblica. Ela vêm mais uma vez provar que a Bíblia tem razão em tudo o que diz! Não sendo um compêndio de História ou de Ciência, a Bíblia é mesmo assim uma referência fidedigna comprovada a cada dia pelas novas descobertas que a ciência da Arqueologia vem trazendo à luz.
Shalom, Israel!