Tecnologia do Blogger.

Descoberto templo e objetos de culto pagão de 3000 anos encontrados em Jerusalém





Os vestígios foram descobertos em Tel Motza, a alguns quilômetros de Jerusalém, durante escavações arqueológicas



Arqueólogo exibe peças de culto de 3.000 anos: os objetos, descobertos perto de um altar, 
incluem cerâmica, fragmentos de cálices e de animais


Tel Motza - Arqueólogos israelenses descobriram um templo e objetos provavelmente utilizados em práticas religiosas de idolatria há mais de 3.000 anos, anunciou nesta quarta-feira o Departamento Israelense de Antiguidades.

Os vestígios foram descobertos em Tel Motza, a alguns quilômetros de Jerusalém, durante as escavações arqueológicas realizadas antes do início das obras na estrada entre Jerusalém e Tel Aviv.



"O local de culto de Tel Motza é uma descoberta surpreendente e inesperada, porque não há praticamente nenhum vestígio de locais de culto para o período do reino da Judeia", declararam os diretores das escavações em um comunicado.  A singularidade do edifício é ainda mais notável por causa de sua proximidade com Jerusalém, a capital, que serve como centro ritual do reino na época. "De acordo com os pesquisadores," entre outros, foram encontradas estatuetas de barro de homens, um barbudo, cujo significado ainda é desconhecido. "


Esta descoberta é uma evidência rara das práticas religiosas fora de Jerusalém durante a antiga monarquia do reino judeu da Judeia, disse à AFP Eirikh Anna, que co-dirigiu as escavações.



A arqueóloga Anna Ririkh exibe figura de barro utilizada em rituais religiosos 
que datam de 3 mil anos atrás

Os vestígios datam do século 9 ou 10 a.C, na época do Primeiro Templo em Jerusalém. Eles sugerem que os judeus da época mantinham práticas idólatras religiosas paralelas à prática dominante do judaísmo no templo de Jerusalém, considerou Eirikh.

"É muito interessante ver esses objetos religiosos e este templo tão perto de Jerusalém", acrescentou.

Os objetos, descobertos perto de um altar, incluem cerâmica, fragmentos de cálices e de animais.





As descobertas datam dos primeiros dias das primeiras monarquias - entre outras coisas, imagens de barro de homens e cavalos, que são a prova rara de culto próximo a Jerusalém no início do período da monarquia.

As descobertas foram feitas na escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel antes que os trabalhos para a nova rodovia 1 por Israel seja realizada pela Pipeline Company.



Tel Motza era desconhecida e sua importância arqueológica. Nos últimos anos restos foram expostos no sitio que pertencente a diferentes períodos. Durante a década de noventa e início de milênio o local era parte do planejamento da nova rodovia. 


Os escavadores do local identificavam o local com a bíblica aldeia de "matzá", mencionado no livro de Josué - cidade na terra de Benjamin na fronteira de Judá (Josué R: Z). Esta proposta foi baseada, entre outras, a divulgação das conclusões enfatizou a importância do site na administração de Judá durante o Primeiro Templo. 



Entre outras coisas, foram descobertos um edifício público, um edifício grande usado como armazém e um grande número de silos. Segundo eles, o local era usado para armazenar grãos, pois em Jerusalém era mais destinado ao campo eclesiástico.

Na escavação atual foi descoberto evidências que acrescentam uma outra dimensão para a compreensão do local. Segundo os arqueólogos Eirikh, Dr. Khalaily e Kisilvic ", a escavação atual revelou parte de um grande dos primeiros dias da monarquia no período do Ferro. Paredes maciças e um plano integrado de uma entrada ampla de frente para o leste, a forma construção de templos na tradição do Oriente Médio: O sol nascendo no leste, o primeiro objeto luminoso colocado dentro do dentro do templo, simbolizando a presença divina no mesmo.


No edifício do Templo havia um pátio quadrado, provavelmente um altar, e nas proximidades foi descoberto um compêndio de vasos sagrados. Um conjunto de ferramentas que inclui instrumentos de adoração da natureza feitos de cerâmica, incluindo um set de peças (tigelas sobre uma base elevada usada nos rituais de adoração), 




os seres humanos estavam decorados para a adoração, e o número de figuras de barro de dois tipos: primeiro, os chefes de figurinhas em forma humana minúscula (ícones antropomórficos) com sua cabeça coberta de cabelos lisos e cacheados. 






O segundo - as figuras de animais (zoomorfas) - principalmente de gado. A descoberta da estrutura do ritual de vasos rituais, os complexos, e os ícones de influência considerável antropomórficos, ainda necessitam de uma extensa pesquisa ".




As estatuetas, um carneiro e um bovino selvagem, são cerca de 9.500 anos de idade e podem ter sido usadas como amuletos de boa sorte para a caça.

Segundo o Dr. Hamoudi Khalaily, um dos diretores da escavação, as figuras são de uma época em que a transição do nomadismo para a vida sedentária estava começando.

"A evidência arqueológica de [pré-cerâmica neolítica o período de tempo B], particularmente os objetos artísticos, como as figuras que foram descobertos em Tel Motza, nos ensina sobre a vida religiosa, o culto e as crenças do neolítico a sociedade", Dr. Khalaily disse.



O culto em Judá documentado na pesquisa arqueológica, principalmente, da abundância de figuras de barro e vasos rituais outros, foram descobertos em muitos outros locais no país - geralmente como parte da casa de culto, mas apenas alguns sites a partir do período de restos de tumbas, e templos onde os rituais foram mantidos. 

Segundo os diretores da escavação, "a descoberta em Tel Motza revela evidências arqueológicas da existência rara de templos e complexos no Reino de Judá, em geral, e nas proximidades de Jerusalém, em particular, antes do estabelecimento das reformas dos rituais em todo o reino, no período final da monarquia (dias de Ezequias e Josias), que eliminou todos os lugares de culto e concentrou-se no templo em Jerusalém. "



Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP