Tecnologia do Blogger.

Templo com mais de 2500 anos descoberto por acaso no Iraque.


 São restos de um passado muito longínquo que nos transportam à Idade do Ferro. A descoberta aconteceu no Iraque. Um grupo de estudantes encontrou, por acaso, um templo com mais de 2500 anos.
Dlshad Zamua Marf viajou até ao Iraque sem qualquer expectativa, quando ainda era um jovem estudante de doutoramento na Universidade de Leiden, na Holanda. Estávamos em 2005. Era uma viagem exploratória a uma zona montanhosa no Curdistão, no norte do país.

Sem fazer uma única escavação encontrou um património valioso. Os restos de um templo construído na Idade do Ferro, numa altura em que vários grupos disputavam aquele território, que corresponde agora ao norte do Iraque.
Numa antiga aldeia encontrou as bases das colunas do templo. Mais a sul, onde as fronteiras com o Irão e a Turquia se cruzam, avistou uma estatueta de uma cabra selvagem em bronze.



Mas a descoberta que este arqueólogo destaca é outra. «Um dos melhores resultados da minha pesquisa de campo foi a descoberta da base de uma coluna do templo dedicado ao deus Haldi». Zamua Marf, em entrevista ao site LiveScience explicou que «Haldi era o deus supremo do reino de Urartu. O seu templo era tão importante que o rei Rusa I admitiu ter-lhe tirado a coroa antes de o matar».

Do conjunto de peças descobertas fazem, ainda, parte estátuas humanas de calcário e basalto, com mais de dois metros de altura, comuns na época dominada pelos nómadas. Apesar dos resultados obtidos, o local do templo continua envolto em mistério. A descoberta deste arqueólogo é a ponta de um iceberg, garante Dlshad Zamua Marf.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP