Tecnologia do Blogger.

Descoberto Capacete de Guerreiro Grego no Fundo do Mar



Um capacete de bronze grego, coberto com folha de ouro e decorado com cobras, leões e a cauda de um pavão (ou palmeta), foi descoberto nas águas da Baía de Haifa em Israel. Mas como este capacete acabou no fundo da baía é um mistério.

O capacete remonta cerca de 2.600 anos e, provavelmente, pertencia a um mercenário grego rico que participou de uma série de guerras, imortalizadas na Bíblia, que assolaram a região na época. Os arqueólogos acreditam que ele provavelmente lutou por um faraó egípcio chamado Neco II.

O capacete foi descoberto acidentalmente em 2007, durante as operações de dragagem no porto comercial. Depois que foi descoberto, os conservadores com a Autoridade de Antiguidades de Israel começaram a trabalhar para limpá-lo e arqueólogos começaram a analisá-lo.

Eles descobriram que é muito semelhante a outro capacete encontrado em 1950 perto da ilha italiana de Giglio, cerca de 1.500 milhas (2.300 quilômetros) de distância. Esse capacete foi datado de cerca de 2.600 anos atrás, algo que ajudou os pesquisadores chegar a uma data para o capacete achado na baía de Haifa.

"Os ornamentos dourados e as ilustrações fazem deste um dos mais ornamentados elementos de armadura grega descobertos", escreve Jacob Sharvit, diretor da Unidade de Arqueologia Marinha e da Autoridade de Antiguidades de Israel, e John Hale, professor da Universidade de Louisville, em um resumo de sua pesquisa que foi apresentado em uma reunião.

Este guerreiro grego provavelmente teria sido um indivíduo muito rico, como poucos soldados poderiam pagar por um capacete ornamentado. Os pesquisadores não têm certeza de onde o capacete foi feito, apesar de suspeitar que o guerreiro podia ser de uma das colônias gregas na Jônia, na costa oeste da Turquia moderna.



Guerreiro grego perde capacete


Na época do capacete, por volta de 600 AC, as colônias gregas se espalhavam pelo costa do Mediterrâneo, que se estende desde o Mar Negro ao sul da França. Mesmo assim, não há evidências de colônias gregas em Israel, indicando o guerreiro que se aventurou em baía de Haifa foi provavelmente o líder de um grupo de mercenários gregos.

Este guerreiro era provavelmente um dos soldados do faraó egípcio Necho II, que ele enviou através de Israel acompanhado por uma frota de navios antigos. O faraó estava muito envolvido em campanhas militares na região por quase uma década, as operações em que este guerreiro e seu grupo provavelmente foram envolvidos.



"Eles não estavam lutando para os gregos, estavam lutando para o Egito", disse Sharvit em uma entrevista.

A série de guerras envolviam o Egito, Judá (o reino judeu), Assíria e Babilônia, com Neco II do Egito vindo a intervir ao lado da Assíria.

O resultado final desses conflitos foi a conquista de Judá e da ascensão de um ressurgimento da Babilônia liderada pelo rei Nabucodonosor II. Estes acontecimentos foram imortalizados na Bíblia.

Em algum ponto, no meio de toda essa história, o capacete do guerreiro de elite grega acabou no fundo da Baía de Haifa.

A explicação mais simples (embora mais embaraçoso) é a forma como o capacete acabou no fundo da Baía de Haifa é que alguém deixou cair, enquanto o navio guerreiro estava navegando no porto.

Outra possibilidade é que o navio que transportava o guerreiro afundou, sugerindo que um velho navio havia naufragado aguarda para ser identificado. "Estamos planejando para voltar ao mesmo local e tentar localizar mais material arqueológico lá", disse Sharvit.

Ainda há outra possibilidade (de novo, embaraçosa para o guerreiro) é que o capacete foi perdido durante a retirada, depois que os exércitos de Necho II foram derrotados pelos babilônios.

Os resultados do trabalho dos pesquisadores foi apresentado em janeiro na reunião anual do Instituto Arqueológico da América. O capacete em si está agora em exposição no Museu Nacional de Arqueologia Marítima, em Haifa.




Tags: Arqueologia, Arqueologia Bíblica, Descobertas Arqueológicas

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP