Tecnologia do Blogger.

Deus pune o filho pelo pecado do pai?



Ezequiel 18:4,20 diz com clareza que Deus não pune os filhos pelos pecados de seus pais, mas que "a alma que pecar, essa morrerá [por causa de seus próprios pecados]". Entretanto, em Êxodo 20:5, somos informados de que Deus "visita (castiga NVI) a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração". Estas duas colocações parecem ser claramente contraditórias.

O ensinamento deste capítulo está sumarizado no verso 20 e necessita ser colocado no contexto do livro inteiro para poder ser avaliado com clareza. Seu principal propósito é vindicar a justiça de Deus. Ao lermos todo o capítulo 18 de Ezequiel podemos perceber que os contemporâneos do profeta alegavam que estavam sendo castigados pelos pecados da geração anterior, demonstrando falta de humildade e de reconhecimento de suas culpas por causa de seus atos pecaminosos. Ezequiel declara ao povo que Deus não age assim, mas considera cada homem responsável por suas próprias transgressões e lhes retribui segundo esse princípio, sendo que cada homem receberá a justa retribuição de sua conduta. A culpa é pessoal. Ezequiel foi o primeiro a declarar isso publicamente.

No verso 21 Ezequiel fala como porta-voz de Deus de forma enfática: "se o ímpio se converter...; não morrerá" e no 22 lemos que "não haverá lembrança do mal que cometeu anteriormente..., e viverá". Aquele que andar nos caminhos do Senhor, não morrerá pela maldade de seu pai (vers. 14-17); certamente viverá. Um homem não somente está livre dos pecados de seu pai; mas pode livrar-se de seu próprio passado pecaminoso, se assim o desejar ao se arrepender. O que Deus requer do homem que vive em pecado está expresso em uma das frases mais belas do livro de Ezequiel: "Vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço..Criai em vós um coração novo" (Ez. 18:30-31).

Ezequiel está falando que a culpa que os pais tem, por terem pecado, não se transfere para os filhos; mas Moisés referia-se às consequências dos pecados dos pais, dizendo que estas passam para os filhos. Infelizmente, se um pai é alcoólatra, os filhos poderão sofrer abusos e até mesmo a pobreza. Da mesma forma, se uma mãe contrai Aids pelo uso de drogas, então o seu bebê pode nascer com Aids. Mas isso não significa que aquela criança inocente seja culpada dos pecados de seus pais.

Mesmo que a passagem do livro de Êxodo implique que a culpa moral de alguma forma seja passada para os filhos, seria porque eles também, como seus pais, teriam pecado contra Deus. Deve-se observar que a passagem das iniquidades de uma geração para outra se faz com aqueles que o "aborrecem" (Êx 20:5), isto é, que não cumprem os seus mandamentos.

Referências:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.



fonte: ouça a palavra do senhor

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP