No Céu Seremos Assexuados Como Os Anjos? Não!!!
>> sexta-feira, 20 de setembro de 2013 –
ESTUDOS
Muitos usam o texto de Mateus 22: 23-33 onde diz: "Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.". Esse texto serve de base para dizer que seremos transformados em seres assexuados como os anjos?
Aqui trabalharei a hermenêutica (interpretação bíblica) e critica textual.
A Discussão é sobre a ressurreição que os saduceus não acreditam. 23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:
Então o foco é a ressurreição e não a sexualidade dos humanos, assim eles chegaram ate o Messias e indagaram uma proposta com uma historia para ver como ele saia desta situação.
25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.
26 A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.
27 Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.
28 Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?"
Sendo bem clara a pergunta foi. Se existe ressurreição quem vai ser o marido dela, já que foi casada com todos os 7 irmãos? A pergunta não foi sobre o casamento NO CÉU. Foi sobre a ressurreição e a ressurreição é dada aqui na terra.
Mas muitos ainda insistem em acreditar que nesta passagem se fala de que seremos assexuados no céu, quando também a mesma passagem não atesta sobre a vida ETERNA no céu.
( eu não quero ser igual a anjos no céu, porque o anjo não é imagem e semelhança do criador, caso assim fosse estaria me diminuindo o valor que tenho para o Eterno, somos maiores porque somos a imagem e semelhança)
Em gênesis 1:27 que diz “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. MACHO e FÊMEA os criou”, igual a uma formula matemática Homem = homem e mulher ai aparece a imagem do ETERNO. É soma dos 2 que a imagem do criador aparece.
( interessante pensarmos que no inicio na criação mesmo com a presença do Eterno em toda a tarde no Éden, Adão se sentiu só. Então é a prova que mesmo com a presença do eterno ainda lhe faltava algo. Ai o senhor lhe fez a mulher. Esta sim, é osso dos meus osso e carne da minha carne.) confirmando mais ainda a proximidade dos seres. O União de 2 seres (casamento) foi a melhor coisa o eterno fez, e porque ele na ressurreição ele tiraria isso?)
"Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher" (1 Coríntios 11:11). Acredito que este ensinamento não se aplica apenas nesta vida, mas também depois da morte. Já que o homem só é completo com a mulher ao seu lado, e a mulher só é completa com seu marido, o casamento é essencial para a progressão espiritual após a ressurreição.
Uma análise cuidadosa do grego confirma que as frases "casar" e "dar em casamento" se referem ao ato de se casar, e não ao estado de “estar já casado”. "Casar" nestes versículos é "gameo" em grego, que significa "casar-se". "Dar em casamento" é "ekgamisko", que significa "dar uma filha para casar-se". Se Mateus quisesse referir-se ao estado de "estar já casado", ele provavelmente teria utilizado o grego "gamésas" ("estar casado"), como em 1 Coríntios 7:33.
Mas veremos agora para contrapor a este texto a mesma passagem em Lucas 20: 34-36
E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.
Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos;
E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos.
E por último, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
A ideia de Mateus nos dar uma pequena impressão que não vamos casar mais, porque seremos assexuados. Mas quando vemos em Lucas ele explica melhor e mais detalhista e deixa claro o motivo, falou de seremos ETERNOS iguais aos anjos que ESTAR no céu.
Agora vamos para a tradição judaica, A lei do levirato (em hebraico: yibum) é ordenado em Deuteronômio 25:5-6 na Bíblia hebraica e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido sem filhos, com o filho primogênito sendo tratado como do filho do falecido.
Era uma luta constante com a vida contra a morte, o nome e o sangue daquele individuo não poderia ser apagado da face da terra, assim garantiria a perpetuidade do nome do individuo.
Então o Messias não esta falando de sermos assexuados, mas de não se preocuparmos com a morte porque seremos eternos e teremos descendência eterna.
Algumas estudos complementares sobre este assunto
Colaboração do nosso amigo Hebreu Messiânico
Então vou poder dar uma transadinha lá no céu?