Tecnologia do Blogger.

Legalismo e liberdade cristã



A suprema revelação da verdade do evangelho estar em uma pessoa O MESSIAS, E não em código de leis, rituais e costumes de denominação ou  igreja evangélica.

A experiência da FÉ CRISTÃ é demonstrada pelos frutos e não pela obediência a um código legal inventado por qualquer religião ou igreja.


NÃO EXISTE SAN DOUTRINA SEM BONS COSTUMES

Esta frase me dar exatamente a ideia que os fariseus fizeram nos tempos bíblicos. Deus deu a Lei, mas eles inventaram mais de 600 regras para ajudar a Deus. Porque a lei não é suficiente, a sân doutrina não é suficiente. Ela precisa de ajuda de alguns dogmas ou de algum costume da igreja.

A palavra bom costume colocada isolada parece ate uma coisa boa, mas o que é bons costumes para muitos que estão dentro dessas denominações? É o cabelo das irmãs, é o vestido, é o batom, é a maquiagem, é o brinco, é a calça comprida, mas se falassem de bons costumes de amar, perdoar, de ser integro, de ser honesto, eu ficaria calado com esta frase.


Quando estes falam isso, eles colocam os costumes na paridade da doutrina e eu provo. Vamos lá. Tem crentes excluídos por causa desses costumes, tem crentes disciplinados por causa desses costumes e não pode ter cargo na igreja por causa desses costumes, então equipararam os costumes a sãn doutrina.
Mas esquecem de que a sãn doutrina não precisa de bengala e nem Moleta de denominação nenhuma, ela tem um poder próprio da palavra de Deus e da revelação de Jesus.

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
João 15:8

Para que eu seja chamado de discípulos de cristo e para Deus ser glorificado, eu preciso produzir frutos. Não confunda com o fruto do espirito, falo de frutos. É tudo aquilo que faço de bom apartir do momento que fui transformado pelo evangelho.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
João 15:16

Então é aquele que guarda os mandamentos de Deus e não os dogmas feitos por qualquer instituição.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21

Olha o que os legalista de hj usam na bíblia pra te convencer a ficar debaixo de cadeia de homens.

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
Deuteronômio 22:5


Você já tentaram ver como era os trajes dos judeus nesta época? Todos usam literalmente vestidos e o que diferenciava era os acessórios usados.
E se você quer viver segundo a lei então vejamos:
Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada,
Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.

Deuteronômio 21:15-16 

PODE TER 2 MULHERES, PRONTO TA NA BÍBLIA. VAMOS SEGUIR TBM.

VAMOS SEGUIR A LEI, É BOM. VEJA ESTA.
Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

Deuteronômio 21:18-21  

MANDAR MATAR O FILHO REBELDE, TA  NA LEI, TEM QUE SEGUIR. QUER VIVER SEGUNDO  A LEI, ENTÃO NÃO PODE CORTAR A BARBA.

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27
Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
Levítico 21:5

QUER VIVER SEGUNDO  A LEI, ENTÃO A SUA MULHER NÃO DEVE SAIR DE CASA DEPOIS QUE TEVE SEU FILHO, SE FOR HOMEM ELA NÃO DEVE PISAR NA IGREJA 40 DIAS, E SE FOR MULHER 80 DIAS. TA ESCRITO
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

Levítico 21:2-5

QUER VIVER SEGUNDO A LEI , ENTÃO NÃO LEIA ISTO
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10

E RETOMANDO PAULO FALA.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Gálatas 3:10-11

Colegas pastores, se você coloca a igreja debaixo de legalismo e costumes doutrinários, você esta vivendo debaixo de maldição. É o que ta na bíblia.



Mas ainda eles usam textos prediletos no NT, mas sabendo disso não ia deixar passar tbm.
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Pedro 3:1-6

Muitos usam este texto pra por dogma e ainda a aprisionar as mulheres e a igreja. Mas analisando a semântica o texto , ele não ta proibindo os enfeites, ele ta dizendo qual é a prioridade. E a prioridade é um espírito manso e quieto, submissa ao marido.

Eu não posso ser admirado pelo mundo, pelo terno que uso ou pela minha gravata ou uma marca de uma roupa. Mas tenho mais valores para isso. Esse povo nem pra legalista presta.
Se a mulher não pode usar brinco, então ela não pode usar coque, nem frisar o cabelo, nem uma peça de adorno e nem vestido novo. E ainda de quebra tem que chamar o marido de senhor.  As mulheres desses legalistas fazem isso?  Querem ser legalistas? Se já ta na miséria da maldição então façam direito.

Quer ver outro texto que elas usam no NT e deturpam?
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

1 Coríntios 11:13-16


Você já se perguntou porque esta passagem não em nenhum outro lugar? E nem faz referencia a mesma. Para poder virar doutrina teria que confirma isso em outras passagens e ou livros.
Isso é principio da hermenêutica, se não vamos deturpar a bíblia. Se você pegar este texto e usar para doutrina, você vai ta criando uma heresia. Em corinto as prostitutas andavam de cabeça raspada, em corinto uma mulher de cabelo curto era sinal de 2 coisas: punição de adultério ou luto porque o marido morreu. Mas se isto vira doutrina, logo estar afirmando que Deus é preconceituoso, porque as mulheres negras por natureza o cabelo não cresce. E nem atentam para a ultima palavra que paulo fala: nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Mas vamos ver o que esta escrito:
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.


1 Coríntios 14:34-35

Então Paulo é contraditório. Porque ele disse que as mulheres podem profetizar e já nesse as mulheres tem que ficarem caladas. Se estes legalistas que proíbem as roupas e adornos das mulheres, então os senhores deveriam tbm proibir as suas mulheres de falar na igreja e de subir em vossos púlpitos. Deveriam então proibir as festas das irmãs e usarem o microfone.
Na igreja de corinto as mulheres estavam perturbando a ordem do culto de fazendo questionamentos abertos.
Esses hipócritas nem pra legalistas prestam. Quer fazer doutrina em cima de versículo isolado pode fazer, mas faz a besteira bem feita pelo menos.

Eles que querem seguir lei judaica, deveriam ser coerente naquilo que dizem que creem. Mas eles estabelecem aquilo que querem seguir ou não, eles determinam e acham o que é bom costume ou não. Ai me vem e indagam será que você não acha que alguns costume e regras ajudam a melhorar o desempenho da vida cristã? Bem, os fariseus tbm achavam isso e inventaram mais de 600 regras para ajudar ao povo a obedecer a lei de a Deus.


Mas eu tenho um texto áureo para isso:
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Colossenses 2:20-23

Quem foi que te falou que ordenança humana, costume social ou religioso ajuda a santificação?

Características dos legalistas na bíblia.
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
Gálatas 2:4
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Gálatas 2:11

Falso, intrometido na vida alheia, espião de vida dos outros, dominadores (querem subjulgar os outros com suas ideias), hipócritas.

Diferenças do legalismo e da graça.
Legalismo: quer que todos sejam iguais, as diferenças os perturba, porque mostra seus defeitos e limitações.

Graça: se alegra com a diferença, sorrir para a variedade, e tem muito espaço para contradição de ideias.

Legalismo: manipula, intimida e reprimi.
Graça: faz-nos ser livres. Faz-nos aceitar o outro.

Aqui diz sou eu que diz o que é melhor na minha vida, não outro que vai dizer o que é santo ou não pra mim.
que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra,
1 Tessalonicenses 4:4
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.
Gálatas 5:6

aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:6

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11
Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Gálatas 6:15

Então fico por aqui mas deixo uma pergunta.

Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?
Gálatas 4:16

Read more...

No Céu Seremos Assexuados Como Os Anjos? Não!!!



Muitos usam o texto de Mateus 22: 23-33 onde diz: "Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.". Esse texto serve de base para dizer que seremos transformados em seres assexuados como os anjos?

Aqui trabalharei a hermenêutica (interpretação bíblica) e critica textual.

A Discussão é sobre a ressurreição que os saduceus não acreditam. 23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:

Então o foco é a ressurreição e não a sexualidade dos humanos, assim eles chegaram ate o Messias e indagaram uma proposta com uma historia para ver como ele saia desta situação.

25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.
26 A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.
27 Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.
28 Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?" 


Sendo bem clara a pergunta foi. Se existe ressurreição quem vai ser o marido dela, já que foi casada com todos os 7 irmãos? A pergunta não foi sobre o casamento NO CÉU. Foi sobre a ressurreição e a ressurreição é dada aqui na terra.

Mas muitos ainda insistem em acreditar que nesta passagem se fala de que seremos assexuados no céu, quando também a mesma passagem não atesta sobre a vida ETERNA no céu.

( eu não quero ser igual a anjos no céu, porque o anjo não é imagem e semelhança do criador, caso assim fosse estaria me diminuindo o valor que tenho para o Eterno, somos maiores porque somos a imagem e semelhança)

Em gênesis 1:27 que diz “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. MACHO e FÊMEA os criou”, igual a uma formula matemática Homem = homem e mulher ai aparece a imagem do ETERNO. É soma dos 2 que a imagem do criador aparece.

( interessante pensarmos que no inicio na criação mesmo com a presença do Eterno em toda a tarde no Éden, Adão se sentiu só. Então é a prova que mesmo com a presença do eterno ainda lhe faltava algo. Ai o senhor lhe fez a mulher. Esta sim, é osso dos meus osso e carne da minha carne.) confirmando mais ainda a proximidade dos seres. O União de 2 seres (casamento) foi a melhor coisa o eterno fez, e porque ele na ressurreição ele tiraria isso?)


"Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher" (1 Coríntios 11:11). Acredito que este ensinamento não se aplica apenas nesta vida, mas também depois da morte. Já que o homem só é completo com a mulher ao seu lado, e a mulher só é completa com seu marido, o casamento é essencial para a progressão espiritual após a ressurreição.

Uma análise cuidadosa do grego confirma que as frases "casar" e "dar em casamento" se referem ao ato de se casar, e não ao estado de “estar já casado”. "Casar" nestes versículos é "gameo" em grego, que significa "casar-se". "Dar em casamento" é "ekgamisko", que significa "dar uma filha para casar-se". Se Mateus quisesse referir-se ao estado de "estar já casado", ele provavelmente teria utilizado o grego "gamésas" ("estar casado"), como em 1 Coríntios 7:33.


Mas veremos agora para contrapor a este texto a mesma passagem em Lucas 20: 34-36
E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.
Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos;
E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos.
E por último, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.



A ideia de Mateus nos dar uma pequena impressão que não vamos casar mais, porque seremos assexuados. Mas quando vemos em Lucas ele explica melhor e mais detalhista e deixa claro o motivo, falou de seremos ETERNOS iguais aos anjos que ESTAR no céu.

Agora vamos para a tradição judaica, A lei do levirato (em hebraico: yibum) é ordenado em Deuteronômio 25:5-6 na Bíblia hebraica e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido sem filhos, com o filho primogênito sendo tratado como do filho do falecido.

Era uma luta constante com a vida contra a morte, o nome e o sangue daquele individuo não poderia ser apagado da face da terra, assim garantiria a perpetuidade do nome do individuo.
Então o Messias não esta falando de sermos assexuados, mas de não se preocuparmos com a morte porque seremos eternos e teremos descendência eterna.


Algumas estudos complementares sobre este assunto



Colaboração do nosso amigo Hebreu Messiânico

Read more...

Quem são os ungidos de Deus?



        Uma palavra capciosa que tem circulado por aí nos últimos anos é “ungido”, a qual geralmente é usada junto com frases assim: “Estou sentindo a unção!” , “Ele/ela é ungido para pregar a Palavra”, ou então [“Sou um apóstolo/profeta ungido”] e outros termos igualmente melosos. Em geral, quando este termo é usado, ele quer dizer que uma “unção especial” está sendo derramada sobre determinadas pessoas. Ficamos sabendo que todos nós também podemos ter essa “unção especial”, se colocarmos em prática as verdades da Palavra de Deus, do mesmo modo como todos nós a temos recebido de Deus.

Há várias passagens na Bíblia onde aparecem expressões iguais ou semelhantes a estas do título desta postagem:

A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas (1Cr 16:21-22; cf. Sl 105:15).
Todavia, a passagem mais conhecida é aquela em que Davi, sendo pressionado pelos seus homens para aproveitar a oportunidade de matar Saul na caverna, respondeu: "O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele [Saul], pois é o ungido do Senhor" (1Sm 24:6).

Noutra ocasião, Davi impediu com o mesmo argumento que Abisai, seu homem de confiança, matasse Saul, que dormia tranquilamente ao relento: "Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor e fique inocente?" (1Sm 26:9). Davi de tal forma respeitava Saul, como ungido do Senhor, que não perdoou o homem que o matou: “Como não temeste estender a mão para matares o ungido do Senhor?” (2Sm 1:14).

Esta relutância de Davi em matar Saul por ser ele o ungido do Senhor tem sido interpretado por muitos evangélicos como um princípio bíblico referente aos pastores e líderes a ser observado em nossos dias, nas igrejas cristãs. Para eles, uma vez que os pastores, bispos e apóstolos são os ungidos do Senhor, não se pode levantar a mão contra eles, isto é, não se pode acusa-los, contraditá-los, questioná-los, criticá-los e muito menos mover-se qualquer ação contrária a eles. A unção do Senhor funcionaria como uma espécie de proteção e imunidade dada por Deus aos seus ungidos. Ir contra eles seria ir contra o próprio Deus.



Mas, será que é isto mesmo que a Bíblia ensina?



        Primeiro vamos dar uma olhada na palavra “ungido” e ver se realmente existe uma “unção especial”. No Velho Testamento, a palavra “ungido” significa aplicar óleo no corpo de alguém, simbolizando que Deus escolheu essa pessoa para o serviço do Senhor. Essa pessoa foi consagrada ao Senhor. A palavra “consagrado” significa ter sido separado à parte, provido com o poder de Deus para executar o Seu serviço especial. Também significa que essa pessoa foi declarada limpa, santa e pura. Embora o homem comum seja pecador, é Deus quem consagra e por isso está escrito no Salmo 105:15: “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas”. Esses eram homens que, no contexto do Velho Testamento, Deus havia escolhido e consagrado para o Seu serviço. [Como vivemos no contexto do Novo Testamento, ou seja, no contexto gentílico, essa palavra mudou em sua significação].

A expressão “ungido do Senhor” usada na Bíblia em referência aos reis de Israel se deve ao fato de que os mesmos eram oficialmente escolhidos e designados por Deus para ocupar o cargo mediante a unção feita por um juiz ou profeta. Na ocasião, era derramado óleo sobre sua cabeça para separá-lo para o cargo. Foi o que Samuel fez com Saul (1Sam 10:1) e depois com Davi (1Sam 16:13).

A razão pela qual Davi não queria matar Saul era porque reconhecia que ele, mesmo de forma indigna, ocupava um cargo designado por Deus. Davi não queria ser culpado de matar aquele que havia recebido a unção real.

Em resumo, Davi não queria ser aquele que haveria de matar o ímpio rei Saul pelo fato do mesmo ter sido ungido com óleo pelo profeta Samuel para ser rei de Israel. Isto, todavia, não impediu Davi de enfrentá-lo, confrontá-lo, invocar o juízo e a vingança de Deus contra ele, e entregá-lo nas mãos do Senhor para que ao seu tempo o castigasse devidamente por seus pecados.


Hoje em dia o que não falta é encontramos profetas/apóstolos auto-nomeados usando este verso, num esforço de auto-exaltação, de pertencer a uma classe especial de “ungidos de Deus”, dizendo que ninguém ouse questionar o que eles estão ensinando [Mesmo porque em geral eles pregam o falso Evangelho, em vez do verdadeiro, e temem ser desafiados em suas falsidades]. Esta é uma posição muito perigosa para alguém nela se colocar, acreditando ter recebido uma unção especial, uma medida extra do Espírito Santo. O profeta Joel disse: “E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:29). Isso aconteceu no Dia de Pentecoste, conforme Atos 2:16-18,  e tem continuado até o dia de hoje. Deus derramou o Seu Espírito sobre toda a carne e todos os que recebem o Senhor Jesus Cristo em seus corações são batizados com o Espírito Santo e com fogo. (Mateus 3:11 e Marcos 1:8). Todos os que têm fé e são batizados em Cristo nascem de novo e se tornam novas criaturas.

        Sim, Deus nomeia e coloca membros diferentes em vários lugares no corpo eclesiástico, conforme o talento de cada indivíduo; mas em parte nenhuma da Bíblia existe a sugestão de uma “unção especial” ou de uma “medida extra do Espírito Santo”, a fim de selecionar alguns no Corpo de Cristo. Sempre existirão os que desejam sentir-se especiais ou superiores e os cristãos não estão isentos disso.   Este ensino apela à nossa natureza corrupta, à “soberba da vida” (1 João 2:16), contra a qual todos nós devemos lutar. Jesus nos ensina, em Filipenses 2:3: “... cada um considere os outros superiores a si mesmo”.


No Velho Testamento os sacerdotes e profetas ungidos eram os representantes temporários de Deus, provendo perdão aos pecados do povo, até o tempo em que o Sumo Sacerdote Jesus viesse, a fim de prover, sobre a cruz, o perdão definitivo de nossos pecados. Os sacerdotes e profetas eram declarados limpos, santos e puros.  Do mesmo modo, todos os que estão Nele também são declarados limpos, santos e puros, pois Deus nos ensina isso em Romanos 4:2-8, com ênfase no verso 5: “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. Filipenses 3:9: “E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé”;  Hebreus 9:12: “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”; Marcos 1:40-41: “E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.”; Atos 10:15: “... Não faças tu comum ao que Deus purificou”.

         Nesse caso, quem são hoje em dia os ungidos? 1 João 2;27: “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”; 2 Coríntios 1:21: “Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus...”  “Não toqueis os meus ungidos” significa, portanto, não tocar em todos aqueles que receberam Jesus Cristo em seus corações. Isso deveria servir de advertência a todos os que pervertem a Palavra de Deus, a fim de alimentar o seu orgulho, querendo colocar-se acima dos ungidos de Deus, [Muitos homens auto-nomeados apóstolos/profetas são] os que, ironicamente, se apropriam desta frase, com mais freqüência, querendo intimidar o  povo de Deus.
Contudo, muitos homens sinceros que pregam a Palavra de Deus jamais seriam tão ousados a ponto de se declararem ungidos/infalíveis, sendo humildes bastante para entender a depravação humana.


O que não entendo é como, então, alguém pode tomar a história de Davi se recusando a matar Saul, por ser o ungido do Senhor, como base para este estranho conceito de que não se pode questionar, confrontar, contraditar, discordar e mesmo enfrentar com firmeza pessoas que ocupam posição de autoridade nas igrejas quando os mesmos se tornam repreensíveis na doutrina e na prática.

Não há dúvida que nossos líderes espirituais merecem todo nosso respeito e confiança, e que devemos acatar a autoridade deles – enquanto, é claro, eles estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e verdadeira. Quando se tornam repreensíveis, devem ser corrigidos e admoestados. Paulo orienta Timóteo da seguinte maneira, no caso de presbíteros (bispos/pastores) que errarem:
"Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam" (1Tim 5:19-20).

Os “que vivem no pecado”, pelo contexto, é uma referência aos presbíteros mencionados no versículo anterior. Os mesmos devem ser repreendidos publicamente.

Mas, o que impressiona mesmo é a seguinte constatação. Nunca os apóstolos de Jesus Cristo apelaram para a “imunidade da unção” quando foram acusados, perseguidos e vilipendiados pelos próprios crentes. O melhor exemplo é o do próprio apóstolo Paulo, ungido por Deus para ser apóstolo dos gentios. Quantos sofrimentos ele não passou às mãos dos crentes da igreja de Corinto, seus próprios filhos na fé! Reproduzo apenas uma passagem de sua primeira carta a eles, onde ele revela toda a ironia, veneno, maldade e sarcasmo com que os coríntios o tratavam:
"Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco.

Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis.
Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados. Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores" (1Cor 4:8-17).

Por que é que eu não encontro nesta queixa de Paulo a repreensão, “como vocês ousam se levantar contra o ungido do Senhor?” Homens de Deus, os verdadeiros ungidos por Ele para o trabalho pastoral, não respondem às discordâncias, críticas e questionamentos calando a boca das ovelhas com “não me toque que sou ungido do Senhor,” mas com trabalho, argumentos, verdade e sinceridade.


“Não toque no ungido do Senhor” é apelação de quem não tem nem argumento e nem exemplo para dar como resposta.

        Observem como Deus é maravilhoso, quando declara que todos os nossos pecados são lavados no sangue do Cordeiro e que todos nós somos iguais diante dEle. “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).


Read more...

Deus é mal? Ele é criador do mal?


Deus é o criador do mal?


Sobre sua dúvida está em Isaías 45:7: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas". Seria Deus o autor do mal, do pecado e de toda a perversidade?

Isaías 10:5-6 Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. Envia-la-ei contra uma nação hipócrita, e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas.

Porque assim diz o SENHOR: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado.
Jeremias 32:42 

Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó 2:10

E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do SENHOR, que mais, pois, esperaria do SENHOR?
2 Reis 6:33

Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?
Amós 3:6

A palavra “mal”, destacada acima, é ra’, no hebraico, que, juntamente com rõa’ e rã’â são “adjetivos cognatos da raiz r” [que] pode ter a conotação tanto passiva quanto ativa: ‘infortúnio’, ‘calamidade’, de um lado, e ‘perversidade’, do outro. Pode ocorrer em contextos profanos, ‘ruim’, ‘repulsivo’, e em contextos morais, ‘mal’, ‘impiedade’” (1998, p. 1441).

Os autores diz-nos que o substantivo ra’ denota, além de ferimentos físicos e atividades imorais, “épocas de aflição” (idem, p. 1442). Eles vinculam Isaías 45:7 à esta última interpretação. Ou seja, o mal que Deus diz criar não é o mal moral, mas uma situação de calamidade, infortúnio, ou, como diz a Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB), de “desgraça”.

Foi exatamente o que aconteceu com jó
Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó 2:10

Levando em consideração o contexto da referência em questão, não há dúvidas de que o mal que Deus estava criando se tratava do juízo (calamidade, infortúnio, desgraça) dele pelas mãos do Rei Ciro sobre os opressores de Israel. Babilônia experimentara contra ela o amargor do mal levantado por Deus. Sendo assim, não estamos diante um Deus criador do mal moral, mas sim de um Deus que executa juízos aos quais, do ponto de vista humano, não podem ser chamados de bem (tôb).

Outras referências citadas pelos acusadores de Deus são Lamentações 3:38 e Amós 3:6. Estas, de igual modo, devem ser circunscritas à interpretação supra. Penso que os advogados da teoria “Deus, o criador do mal”, devem admitir que a palavra hebraica ra’ é muito geral para ser usada como indicativo de que a existência do mal é um fato a ser debitado na conta de Deus.

Quando o Senhor diz que criou o mal, Ele realmente criou. Criar o mal não significa se envolver com o mesmo. Foi necessário criar o mal, para haver o livre arbítrio, se não tivesse o mal, não teria opção de escolha. A árvore do conhecimento do bem e do mal, pode ser chamada de mal, pois foi colocada por Deus para que o homem fosse provado.

E Isaías 45:7. O que Deus fez? Outras passagens nos ajudam. Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade  e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17).

A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original).

Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniquidade. Mas Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém.

O mal é a falta ou a privação de algo bom que Deus fez, é como fazer uma folha de papel que só tenha a parte da frente, é impossível, para não existir a parte de traz você não deve nem fazê-la.

Por que Deus, na sua onipotência, não destrói o mal? 
Para Deus destruir o mal ele tem que tirar a nossa liberdade de escolhas, o nosso arbítrio, Ele tem poder para isso, e Ele pode fazer isso, mas no Jardim do Éden ele nos deu uma escolha, viver sempre na paz e no bem, ou viver na paz e no bem mas conhecendo o contrário disso! e foi isso que nós escolhemos!
Portanto não podemos lançar os problemas do mundo para Deus se nós que o escolhemos.

Read more...

Quem era, de fato, Maria Madalena?


Quem foi realmente esta mulher extraordinária, incomum que nos toma de curiosidade e arrebata nosso coração com tantas lendas ou histórias a seu respeito, depois de dois milênios de sua passagem pela Terra?

A ligação errônea das passagens evangélicas que falam dela levou a identificá-la com a pecadora (prostituta?) que ungiu os pés de Jesus (Lc 7,36-50). E esse erro, infelizmente, virou verdade de fé. O inconsciente coletivo guardou na memória a figura de Maria Madalena como mito de pecadora redimida. Fato considerado normal nas sociedades patriarcais antigas. 


A mulher era identificada com o sexo e ocasião de pecado por excelência. Daí não ser nenhuma novidade a pecadora de Lucas ser prostituta e a prostituta ser Maria Madalena. Lc 8,2 cita nominalmente Maria Madalena e diz que dela "haviam saído sete demônios". Ter demônios, segundo o pensamento judaico, é o mesmo que ser acometido de uma doença grave. 

No cristianismo, o demônio foi associado ao pecado. No caso da mulher, o pecado era sempre o sexual. Nesse sentido, a confusão parece lógica. Mas não o é, se levarmos em consideração o valor da liderança exercida por Maria Madalena entre os primeiros cristãos, bem como a predileção de Jesus por ela. Entre os discípulos judeus, considerar Maria Madalena como prostituta significava também subestimar o valor da mulher enquanto liderança. Os pais da Igreja seguiram essa linha de pensamento.

Em fragmento apócrifo encontramos os nomes das nove mulheres que vão ao sepulcro, na manhã de domingo. Salomé é chamada de a sedutora. Uma mulher é chamada de a pecadora, da qual Jesus tinha dito: "Teus pecados te são perdoados". De Maria Madalena não se diz nada, o que nos mostra que Maria Madalena não é vista como prostituta pelas primeiras comunidades.


Maria Madalena, tida como prostituta está ligada a Maria, mãe de Jesus e virgem pura por excelência. Este titulo foi adquirido em 595 d.C. pelo papa Gregório que decidiu que as marias dos evangelhos seria a madalena. "No plano dos arquétipos, a figura mítica da meretriz penitente é estritamente conexa com aquela da Virgem mãe, e constitui em certo sentido a outra vertente do mesmo mecanismo psicológico. Virgindade e maternidade, antes de serem duas opções possíveis entre as inumeráveis escolhas essenciais, são símbolos arquetípicos que, absolutizados e referidos às mulheres como modelos de comportamento concreto, refletem uma visão da realidade exclusivamente machista. 

Acabam sendo funcionais ao perpetuarem imóveis este modelo de realidade. Nesta perspectiva, a mulher não-virgem-não-mãe constitui o arquétipo feminino negativo por excelência: a Prostituta ou, em todo caso, a Tentadora. Além disso, tanto a Virgem Maria Toda Pura, quanto a Pecadora Penitente Toda Impura, apesar de opostas, são definidas exclusivamente com base no sexo e na feminilidade percebida como uma realidade 'oposta' (...). Enquanto Maria de Nazaré é a Mãe assexuada, Maria de Mágdala se torna a mulher, a Outra. Num contexto religioso totalmente machista, a Outra deve ficar num estado de inferioridade, portanto 'dominável', por definição e por princípio" .

Tanto Maria Madalena como Maria, a mãe de Jesus, são personagens que marcaram o cristianismo. A diferença está em descobrir que nos apócrifos Maria Madalena não era a prostituta e Maria, a mãe, não deixou de ser mulher para ser a mãe do Salvador.
O teólogo e psicólogo Jean Yves Leloup em sua tradução do copta do Evangelho de Maria nos revela uma visão bastante abrangente desta figura bíblica, até comparando-a a visão dos evangelistas canônicos. 

Senão vejamos:
No Evangelho de Felipe (logion 32,55 e 60) vemos uma mulher discípula, amiga privilegiada, íntima de Jesus.

Em Lucas 7,40-50 ela aparece como uma mulher purificada pelo amor e que, por este amor, cumpre plenamente a lei. 
Já em Lc8,1-3; 7,36-40 ela é descrita como uma mulher "possessa" e pecadora. E ainda em Lc 10,38-42 vemos uma mulher contemplativa que, em atitude silenciosa, permanece à escuta do Logos encarnado por seu Mestre Jesus de Nazaré.

Mas é João que mais descreve Maria Madalena. Em João 11,1-46 ela é descrita como uma mulher cuja compaixão e intercessão são eficazes; em João 12,1-8 como uma mulher, ao mesmo tempo, sacerdote e profeta que "unge" aquele que deve morrer; em João 19,25 como uma mulher que enfrenta o revés, o absurdo e a morte, além de ter acompanhado Jesus até sua agonia e morte. E ainda em João 20,11-13 como uma mulher que assume plenamente a perda, que se inclina no túmulo e constata que está vazio.

Com todo este quadro em mente ampliamos a visão e discernimos melhor sobre ela através de seu próprio evangelho, quando a vemos como uma mulher cujo "amor é mais forte que a morte" e, em uma visão, encontra seu Mestre ressuscitado e realiza em si mesma a aliança do masculino com o feminino e. como seu Mestre, torna-se uma humanidade plena, carnal e espiritual, humana e divina. (Ev.Ma p.29, 16-19; p31, 15-25).


De forma a não esgotarmos as possibilidades de compreensão e discernimento sobre esta personagem real e arquetípica apresentamos este documentário que trará muitos esclarecimentos (como leitura histórica complementar, não oficial inspirada) sobre esta enigmática personagem bíblica. Aprecie, reflita e depois deixe suas impressões nos comentários abaixo.

Read more...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP