OS NOMES DE DEUS
>> sábado, 18 de junho de 2011 –
ESTUDOS
Uma das primeiras informações que pedimos a uma pessoa quando a queremos conhecer é o seu nome. Pelo nome é que somos conhecidos.
Na Bíblia um nome indica três aspectos da identidade de uma pessoa:
SUA NATUREZA, “E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú”, (Gênesis 25:24-25),
SEUS CARÁTER, “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste”, (Gênesis 32:28),
SUA AUTORIDADE, “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra”, (Mateus 28:18).
Deus “aceitou” ser conhecido pelos nomes históricos dados a Ele em momentos de revelação pessoal aos homens, com o mesmo critério que a Bíblia descreve um nome:
Jeová Jireh - O Senhor é a nossa provisão. “E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá”, (Gênesis 22:14).
Jeová Rafah - O Senhor é a nossa cura, “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara”, (Êxodo 15:26).
Jeová Shalom - O Senhor é a nossa paz, “Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas”, (Juizes 6:24).
Jeová Rohi - O Senhor é nosso pastor, “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”, (Salmo 23:1).
Jeová Tsidkenu - O Senhor é nossa justiça, “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA”, (Jeremias 23:6).
Jeová Shammah - O Senhor está presente, “Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o SENHOR ESTA ALI”, (Ezequiel 48:35).
Jeová M´kaddesh - O Senhor santifica, “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”, (Ezequiel 20:12).
Outros nomes de Deus
A Bíblia também descreve outros nomes de Deus, tais como:
Elohim, Adonai, Yahweh, Jeová. Todos esses nomes possuindo importante significação em hebraico para o povo de Deus. Portanto, vemos que da palavra mais simples da Bíblia, procedem muitos significados, mas todos relacionados com o único Deus e Senhor, revelando assim o seu caráter Divino.
Fonte: Ebtm e Apostila Cristã sobre Deus, Cursos Básico de Teologia