O golfo do semeador no mar da Galileia
>> quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 –
ARQUEOLOGIA
Também conhecida como Angra do Semeador
Localizado a meio caminho entre Cafarnaum e Tabgha, grandes centros do ministério de Jesus, esta enseada tem sido notada pela sua qualidade acústica.
Marca quatro registos de um tempo, quando Jesus estava a ensinar uma grande multidão e ter entrado dentro de um barco para mais facilmente falar à multidão. Alguns sugerem que esta enseada é um local ideal para ensinar as multidões (Mateus 13).
Vista a partir da água
Um estudo acústico da enseada foi feito por B. Cobbey Crisler e é publicado como "A acústica e a capacidade Multidão ouvir nos Teatros naturais na Palestina" em arqueólogo bíblico dezembro 1976, pp 128-41. Ele conclui que entre 5000-7000 pessoas poderiam caber na área abaixo da estrada. Mais que o dobro do que poderia caber em toda a área da encosta.
Este arquivo de áudio foi gravado de aproximadamente a posição de que esta fotografia foi tirada. O orador está em pé sobre o litoral (perto da árvore).
A encosta
Desse ponto de vista, uma pessoa no litoral é um pontinho apenas. Eu fiz esta experiência mais de uma dúzia de vezes e cada vez que a ideia de que o som vai realizar a partir da borda da água para o topo da encosta é recebido com cepticismo. O curioso é que se consegue ouvir mesmo que não consiga ver a pessoa a falar.
A partir da linha de costa
Será que funciona? Uma pessoa pode ficar no topo da colina e ouvir um palestrante na beira da água? Num dia sem vento, quando não há carros a passar na estrada, a resposta é sim. Uma e outra vez, os grupos espalhados pela encosta a ouviram a voz do locutor, de forma clara e sem problemas em compreender cada palavra. Além disso, as conversas entre pessoas distantes são bastante frequentes nesta enseada.
bíblia e arqueologia