A Bíblia nos dá algumas "pistas" para que, por
inferência, cheguemos aproximadamente à possível data do nascimento de Jesus.
Primeiramente ressalto que, para chegarmos a tal data, devemos "lançar
mão" do Calendário Judaico, que é lunar (baseado nos ciclos da Lua),
diferente do nosso, o Calendário Gregoriano, que é solar (baseado nos
movimentos terrestres em relação ao Sol). Além disso, o Calendário Judaico é,
grosso modo, dividido em dois, um religioso e outro civil; o religioso começa
no mês de Nissan (ou Abib), já o civil no mês de Tishrei (ou Etanim).
Outrossim, os meses são truncados com relação ao nosso calendário.
Exemplificando: o mês de Abib inicia na segunda quinzena de Março e finda na
primeira quinzena de Abril. Pois bem, para continuarmos a "contagem"
faremos menção à concepção de João Batista. A Bíblia diz que Zacarias (pai de
João Batista) era sacerdote:
"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um
sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de
Arão; o nome dela era Isabel." (Lc 1.5)
Os sacerdotes foram divididos pelo rei Davi em 24 turnos ao
ano (1Cr 24, o ano usado nessa passagem é o religioso), ou seja, cada sacerdote
deveria ministrar no Templo de Jerusalém durante 15 dias no ano, 2 turmas por
mês, uma a cada quinzena, 24 no total dos 12 meses, sendo a turma de Abias a
oitava:
"a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;" (1Cr
24.10)
Fazendo a conta a partir do início do ano (lembrando que o
primeiro mês do ano religioso hebreu é Abib, da segunda quinzena de Março à
primeira quinzena de Abril), pode-se afirmar que Zacarias ministrava na segunda
metade do mês de Tamuz, na primeira quinzena de Julho. Quando o anjo Gabriel
aparece a Zacarias e anuncia-lhe que sua esposa iria engravidar, Zacarias
estava ministrando no Templo, exercendo o sacerdócio no período destinado à sua
ordem (na primeira quinzena de Julho). Acabando o tempo de exercer o seu
sacerdócio, Zacarias volta para casa (Lc 1.23), poucos dias depois Isabel, sua
esposa, engravidou (Lc 1.24). Isso ocorreu na segunda quinzena de Julho
(primeira metade do mês Ab), 9 meses depois nasceu João Batista, entre a
segunda quinzena de Março e a primeira quinzena de Abril (no mês de Abib).
Jesus era 6 meses mais novo que João, é o anjo Gabriel quem confirma isso
quando aparece a Maria para anunciar que ela iria conceber a Jesus:
"E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho
em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril."
(Lc 1.36)
Sendo assim, 6 meses após o nascimento de João, nasce Jesus,
entre a segunda quinzena de Setembro e a primeira quinzena de Outubro (no mês
de Tishrei). No próximo texto traremos mais evidencias sobre essa possível data
do nascimento de Jesus Cristo.
Continuando nossa "busca" pela real data do
nascimento de Jesus, encontramos outra "pista" que a Bíblia nos dá. É
a forma como o Apóstolo João se expressa ao falar sobre a encarnação de Cristo:
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a
sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de
verdade." (Jo 1.14)
O termo que João usou para "habitou", deriva da
palavra grega σκηνή (skené), que significa tabernáculo, ou seja, Cristo
"tabernaculou", habitou num tabernáculo (um corpo humano). Paulo, o
apóstolo dos gentios, se refere ao nosso corpo físico como um tabernáculo:
"Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste
tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por
mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por
sermos revestidos da nossa habitação celestial." (2Co 5.1,2)
A metáfora do tabernáculo em relação ao corpo humano, faz
menção a transitoriedade do corpo. No caso de Cristo, o fato Dele assumir
temporariamente uma forma humana (encarnação):
"antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de
servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura
humana" (Fp 2.7)
Em Israel comemorava-se a Festa dos Tabernáculos (ou Sucot)
período onde o povo habitava em tabernáculos (um tipo de tenda) durante 7 dias,
para lembrar dos 40 anos do êxodo no deserto (Lv 23.34,42). Tipologicamente, a
Festa dos Tabernáculos apontava para a habitação do Verbo temporariamente em um
tabernáculo, ou seja, a encarnação de Cristo. Interessante é que essa festa
começava no dia 15 de Tishrei, o mesmo mês que de acordo com a nossa
"conta" (no texto anterior) Jesus teria nascido. Podemos deduzir
então, que provavelmente Jesus nasceu durante uma celebração da Festa dos
Tabernáculos, entre a última semana de Setembro e a primeira semana de Outubro.
Este argumento tem coerência, por 3 motivos. Primeiro
motivo, a obrigatoriedade de todo homem comparecer no Templo na Festa dos
Tabernáculos:
"Três vezes por ano todos os seus homens se
apresentarão ao Senhor, seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da
Festa dos Pães Asmos, da Festa das Semanas e da Festa dos Tabernáculos..."
(Dt 16.16)
José (esposo de Maria) pode ter aproveitado o circunstância
de ter que recensear-se, para também participar da festa, pois Belém é próxima
de Jerusalém (apenas 10 km de distância). Segundo motivo, a Festa dos
Tabernáculos é uma das 3 festas essenciais de Israel (Dt 16.16). Provavelmente
existiu um propósito divino no fato das principais festas judaicas serem
justamente essas 3, época em que havia um número maior de pessoas transitando
em Jerusalém, para presenciarem tais acontecimentos. Jesus morreu na Páscoa
(Festa dos Pães Asmos), o Espírito Santo desceu no Pentecostes (Festa das
Semanas), restando a dos Tabernáculos, o que indica que Jesus nasceu nesta
festa. Terceiro motivo, a Festa dos Tabernáculos é comemorada em Tishrei, o mês
do Ano Novo civil para os judeus (Lv 23.24), e também nesse mês (no dia 10) é
celebrado o Dia da Expiação (Lv 23.27). Simbolizando que o nascimento de Cristo
seria um novo começo para o mundo e que Ele traria expiação à humanidade.
Então, Jesus nasceu no mês de tishrei, o sétimo mês do calendário
judaico lunar, em um período em que o povo se preparava para a festa de Sucót
(Festa das Cabanas). Tshirei é o mês que em nosso calendário daria entre o mês
de setembro e outubro. Ele nasceu em período de festa, só que foi na Festa das
Cabanas, a chamada Hag Sucot, em hebraico. Acontece cinco dias após a festa de
Yom Kipur, com duração de sete dias.
25 de dezembro em nosso calendário se comemora o nascimento
da deidade solar, o nascimento do sol, em um sentido mais profundo histórico,
seria o nascimento de Tamuz.
Concluo, ressaltando que toda a argumentação deste texto está no campo das possibilidades, entretanto, fundamentada
somente em versículos bíblicos.
como é que ele erá considerada aquela que era chamada estéril." (Lc 1.36) se ele erá virgem,
ResponderExcluircomo assim