Para o cristianismo, o Justo é aquele que somente crer no
messias.
baseado na passagem que Paulo diz aos Romanos: "Sendo
pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo..." (Rom. 5:1),
Para o Judaísmo, o Justo é aquele coloca em pratica os
mandamentos.
O Judaísmo tem um de seus pilares na justiça. Mas definir
justiça, não é fácil.
Há formas diferentes de defini-la e em alguns casos a
justiça pode ser “injusta”.
Na tradição judaica associou-se a palavra Tzedek = justiça
com a palavra Tzedaká = justiça social. Erroneamente traduziu-se esta palavra
como sendo caridade. Tzedaká não é caridade.
A Tzedaká, se possível, deve ser acompanhada de Guemilut
Chassadim. Seria não só “dar o peixe, mas ensinar a pescar”. Não só dar o pão,
mas oferecer um emprego ou uma bolsa de estudos.
A Tzedaká e a Guemilut Chassadim feitas em silêncio,
potencializam seu valor. Maimônides dizia que o mais alto grau de Tzedaká era a
feita em segredo, sem que o doador seja conhecido e sem que o receptor saiba de
quem recebe a ajuda. O silencioso justo esta na periferia da História, nas
entrelinhas do texto, na sombra do prestígio e da fama. Eis o segredo. São
muitas vezes honrados pelos seus conhecidos, pois merecem sê-lo. Não almejam
elogios e nem glória: são modestos. Isto também é justiça.
No conceito de Redenção judaica não se salvarão todos os
judeus quando vier o Messias. Diferentemente do conceito medieval cristão de
Juízo Final, no qual os judeus e outros infiéis seriam condenados e arderiam no
Inferno, o conceito judaico é outro. Há uma categoria de pessoas não judias que
se salvariam: os Justos das Nações. Gente que não é judia, mas que age de
acordo com os valores de justiça, plenos e amplos. São justos mesmo não sendo
judeus. E serão redimidos no final dos tempos, na era messiânica. Já os judeus
não justos não se salvariam. Ou seja: não se dá um “passaporte à Redenção” aos
judeus de fachada, que não agem dentro das normas da justiça. E se abre a
Redenção aos Justos entre as Nações.
Agora se seu coração é reto diante do Eterno, o único capaz
de julgar o íntimo do ser humano, as intenções do coração, certamente o seu
caminhar também será reto em meio a uma sociedade corrompida e sem rumo.
Atente para qual é a prioridade de sua vida.
Ou você vive como um peregrino em terra estrangeira, ou como
participante desse sistema corrompido e corrupto. Não existe possibilidade de
estar em cima do muro, quer seja moralmente ou espiritualmente. Se você não se
posiciona de um lado, automaticamente você esta do outro.
Gosto muito dessa passagem de um judeu para uma comunidade judaica
¶ Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e
não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tiago 2:14
Guardar os mandamentos não significa apenas conhecer, mas
tê-los em seu coração a fim de cumpri-los.
1. Guardar os mandamentos demonstra o seu amor.
2. Guardar os mandamentos o torna amado pelo Eterno.
3. Guardar os mandamento o torna habitação do Pai.
4. Guardar os mandamento o defende do pecado.
Sl 119:11 – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu
não pecar contra ti.”
5. Guardar os mandamentos o livra da destruição.
Os 4:6 – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o
conhecimento”
6. Guardar os mandamentos garante o sucesso.
Js 1:8 – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes
medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo
quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás
bem sucedido.”
7. Guardar os mandamentos aumenta a sua fé.
8. Guardar os mandamento o torna feliz.
Salmos 119:165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há
nada que os faça tropeçar.
9. Guardar os mandamentos traz a liberdade.
isso é justo.
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