כהנים
Cohanim (pluram de כהן
Cohen, palavra hebraica que significa "sacerdote"), durante alguns
cultos religiosos judaicos. Os Cohanim são descendentes genealógicos dos
sacerdotes judeus que serviam no Templo de Jerusalém. Judeus modernos não
possuem sacerdotes conduzindo os serviços religiosos como nos tempos antigos,
nem temos mais sacrifícios de animais. (Sim, as pessoas realmente me perguntam
sobre isso!)
O sistema sacrificial terminou com a destruição do Templo pelos
romanos no ano 70. E.C. No entanto, um remanescente do serviço do Templo vive
no ritual Birkat Kohanim ברכת
כהנים (bênção dos
sacerdotes), também conhecida como Nesiat Kapayim ("estender as
mãos"), Os judeus ashkenazi chamam de
Dukhanen (Da palavra em Iídiche "dukhan" - Platforma - Por que
a benção é dada de uma tribuna mais elevada) e é realizada em certos em
algumas ocasiões específicas.
No Templo Sagrado, os cohanim pronunciavam o nome de D'us em
cada versículo da bênção da maneira como é escrito o Nome, por extenso: Yud,
Hê, Vav, Hê. Isto é proibido fora do Templo Sagrado.
Atualmente, em Israel ou numa sinagoga sefaradita fora de
Israel, podemos ouvir a bênção dos cohanim todos os dias. Entretanto, numa
sinagoga askenazita fora de Israel, a bênção dos cohanim é recitada somente em
datas especiais como Pêssach, Shavuot, Sucot, Rosh Hashaná e Yom Kipur.
Quando o chazan (cantor litúrgico) termina a bênção de
"Modim" na prece mussaf, ele proclama: "Cohanim!" Todos os
cohanim presentes se dirigem à frente da sinagoga.
O chazan é o primeiro que pronuncia cada palavra da bênção
que inclui três versículos vagarosamente. Os cohanim a repetem:
Ilustração do Birkat Kohanim. Nos tempos modernos após a destruição do templo.
Eis a benção:
“Que D'us te abençoe e te guarde!
Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)!Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!”
Em hebraico:
יְבָרֶכְךָ
יהוה, וְיִשְׁמְרֶךָ
יָאֵר יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ,
וִיחֻנֶּךָּ
יִשָּׂא
יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם
לְךָ שָׁלוֹם
Transliterado:
Yevarechecha Adonai veyishmerecha
Ya'er Adonai panav
eleicha vichunecha
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom
Português
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que o Senhor faça
resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.
Que o Senhor Eterno
sobre ti levante o rosto e te dê a paz.
forma a letra hebraica Shim.
Na verdade, a bênção é feita com ambos os braços estendidos
horizontalmente para frente, na altura dos ombros, com as mãos se tocando, para
formar a letra hebraica ש
(shim). Isso significa a palavra hebraica שדי
(Shadai) escritas com a letra (Shim, Dalet e Yud) que significa "Todo
Poderoso [Deus]" e também é o acrônimo de (ש)Shomer
(ד)Daltot (י)Yisrael (Guardão das Portas de
Israel).
Durante o culto da sinagoga, os espectadores não devem olhar
para os Cohanim enquanto a bênção está sendo dada. A razão para isso é focar
toda nossa atenção nas palavras da própria oração, ao invés de olharem para os
Cohanim. Os Cohanim são apenas os canais, e não a origem, da bênção, que vem de Deus.
Infelizmente, todos os tipos de superstições tolas surgiram sobre este ritual,
como "Não olhe para os Cohanim, ou você vai ficará cego!" e outras bobagens.
A verdadeira razão é simplesmente a de se concentrar em receber as bênçãos
diretamente de Deus, e não de seres humanos.
Além da própria saudação, o uso cerimonial de "Vida
longa e próspera", e sua resposta menos conhecida, "Paz e vida
longa", também mostram uma forte influência judaica. O formato é
semelhante a uma tradicional saudação em hebraico: שלום עליכם
"Shalom Aleichem" (a paz esteja com você) e a resposta, "Shalom Aleichem" (a
paz esteja sobre vós.) Os muçulmanos têm uma saudação semelhante em árabe que é
"Salaam Aleikum" e a resposta "Aleikun Salaam".
A Torá descreve na Parashá de Nassô que D'us fala a Moshê
que ordene aos cohanim: "Assim abençoarão os filhos de Israel..."
De que forma? De pé e de mãos erguidas em direção ao céu.
Por que os cohanim também estendem os dedos? Quando os
judeus souberam que os cohanim os abençoariam, protestaram. "Mestre do
Universo," disseram, "por que Tu nos abençoas através de terceiros?
Desejamos que Tu nos abençoe diretamente!" D'us replicou: "Apesar de
ter ordenado aos cohanim que os abençoe, Eu também estarei presente." Por
este motivo, ao recitar estas bênçãos, os cohanim deixam espaços entre os dedos
que indicam que o Todo Poderoso, Ele próprio está presente “atrás de nós."
No Templo Sagrado, a Shechiná encontrava-se atrás dos ombros
dos cohanim, e irradiava através das aberturas entre seus dedos. As pessoas
estavam proibidas de olhar para a Shechiná, Presença Divina, durante a
recitação da bênção sacerdotal. O costume atual é de não olhar para os cohanim
durante a bênção dos cohanim.
Ao recitar a bênção, os cohanim ficam de frente para a
congregação, pronunciam as palavras em Hebraico e antes dela fazem uma berachá:
"Bendito és Tu, D'us, nosso D'us, Rei do Universo, Que nos santificou com
a santidade de Aharon e nos ordenou abençoar Seu povo de Israel com amor."
Os cohanim, descendentes de Aharon, receberam a honra de
conceder a bênção da paz pelo mérito de Aharon, que amava a paz e trazia paz
onde quer que percebesse discórdia e obtinha sucesso.
D'us introduziu a bênção dos cohanim com a expressão
"Assim", aludindo ao patriarca Avraham, a quem Ele abençoou:
"Assim será tua semente." (Bereshit 15:5)
D’us falou a Avraham: "Avraham, que bênção posso te
dar? Que você seja um tsadic perfeito? Você o é. Você foi lançado à fornalha
ardente para santificar Meu Nome; abriu uma pousada para acomodar viajantes e
trazê-los parar sob as asas da Shechiná; e disseminou Meu Nome pelo mundo
inteiro.
Que sua esposa seja uma tsadeket? Ela já o é.
Que os membros de sua casa sejam tsadikim? Eles já o são.
Tenho apenas uma bênção para você: 'Assim será sua semente'
- que sua semente seja exatamente como você!"
Esta vai como homenagem ao meu amigo e irmão Yossef
Viva o Judaísmo! O Judaísmo faz bem! Judaísmo é Atitude!
Apaixone-se pelo Judaísmo, pratique Torá!
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