sexta-feira, 3 de maio de 2013
A sabedoria eterniza o possuidor
“A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor” (Eclesiastes 7:12).
São magistrais as palavras de Henry Ford: “Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”. De fato, a sabedoria é melhor do que o dinheiro e não são poucas as razões. Vejamos:
Primeira, a sabedoria é melhor do que o dinheiro porque a proteção que o dinheiro oferece é limitada a esta vida, mas a proteção que a sabedoria oferece se estende para a eternidade. O poeta grego Bion de Esmirna disse acertadamente que “o avarento não possui as suas riquezas: são estas que o possuem a ele”. Algumas pessoas estão presas a este mundo por causa de suas riquezas. Mas a verdadeira riqueza se estende para além desta vida e o sábio sabe disso.
Segunda, a sabedoria é melhor do que o dinheiro porque o dinheiro compra momentos de felicidade, mas a sabedoria nos faz viver felizes. Alguém já disse que "quem diz que o dinheiro compra tudo está à venda." Dinheiro não compra tudo. A verdadeira felicidade não está à venda. Ela é experimentada somente em Deus e o sábio sabe disso. Sobre isso Ivan Teorilang estava certo quando disse: “Não te enganes achando que o dinheiro pode comprar sua independência, isto você encontrará apenas, quando chegar à sabedoria suficiente para concretizar a paz de seu espírito”.
Terceira, a sabedoria é melhor do que o dinheiro porque o dinheiro apenas protege, mas a sabedoria dá vida ao seu possuidor. Alguns pensam que a vida se resume em ter. O sábio sabe que a vida não consiste em ter, mas em ser. Ser é mais importante do que ter. Muitos têm, mas não são. Muitos são, mesmo não tendo dinheiro. A vida não se resume em ter, mas em ser. O texto sagrado acima diz: “o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”. A sabedoria é melhor do que o dinheiro porque dá vida ao seu possuidor.
Em Cristo Jesus nosso Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário