Hierapólis é uma antiga cidade perto da cidade de Denizli, na Turquia. Foi fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo, no século II a.C.. Nesta cidade residiram Papias, discípulo de São João, e Epíteto, filósofo estóico. Lá ficam, entre outros monumentos, o Martírio de São Felipe, túmulo construído no século V, segundo um complexo plano da época bizantina (quarto octogonal, formando uma cruz dupla, rodeado por uma praça), o Teatro Romano e as fontes termais (ver Pamukkale) que atraem milhares de doentes a esta área.
A cidade foi, em conjunto com o Pamukkale, declarada Património Mundial da UNESCO.
Rua e bizantina Portão
Hierapolis, a "Cidade Sagrada", está localizado na atual Pamukkale no centro-sul da Turquia. No primeiro século era parte da área tri-cidade de Laodicéia, Colossos, e Hierápolis. Esta ligação entre as cidades está por trás de referência de Paulo a Hierápolis e Laodicéia em sua epístola aos Colossenses (Col 4,13). Antes de 70 AD Felipe (tanto o apóstolo ou evangelista) mudou-se para Hierápolis, onde se acreditava ter sido martirizados.
O Templo de Apollo
No primeiro plano da imagem são os restos do templo de Apolo. Sua data de fundações para o período helenístico, mas a estrutura foi construída no século 3 dC Apollo foi pensado para ser divino fundador da cidade. O templo foi construído ao lado do plutônio, uma caverna subterrânea a partir do qual surgiu gases venenosos. Teatro da cidade fica em segundo plano.
o Teatro
Após um terremoto em 60 AD, um teatro foi construído contra a encosta de uma colina. Este teatro contém um dos melhores exemplos da decoração do teatro romano original. O palco estava ornamentado, decorado com relevos diversos. Um assento para os espectadores ilustres estava localizado no centro da área de assento (cavea). Aproximadamente trinta fileiras de assentos são preservadas.
A Necrópole
Outro aspecto de destaque arqueológico de Hierapolis é a necrópole, localizada do lado de fora das muralhas da cidade do norte. Aqui reside um dos cemitérios maiores e mais bem preservada em toda a Turquia. Ele contém sarcófagos, muitos tipos diferentes de túmulos e monumentos funerários que datam do helenístico até que os tempos dos primeiros cristãos. Há também numerosas inscrições aqui, mais de 300 dos quais foram traduzidos e publicados.
Os escombros da igreja onde foi descoberto o túmulo
Uma equipe de arqueólogos, dirigida pelo italiano Francesco d’Andria, afirmou ter encontrado na cidade turca de Pamukkale, o túmulo de São Felipe, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
“Finalmente a encontramos entre os escombros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês”, explicou o arqueólogo, acrescentando que a tumba ainda não foi aberta.
Teatro romano de Hierápolis
Produção de azeite
portão do anfiteatro.
O texto sobre pedra.
banheiros coletivos para homens
os portões da cidade
sarcófago
plutônio
rua principal
fonte monumental
sarcófago
Túmulo de quarto
canal de água
Nenhum comentário:
Postar um comentário