Tecnologia do Blogger.

ARQUEOLOGIA DA CIDADE DE PETRA


Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. Em 7 de Julho de 2007 foi considerada, numa cerimônia realizada em Lisboa, Portugal, uma das Novas sete maravilhas do mundo.

golfo de agaba

Petra, maravilha do mundo, é, sem sombra de dúvida, o tesouro mais valioso da Jordânia e a maior atracção turística. É uma cidade vasta e singular esculpida na própria face rochosa pelos Nabateus, um engenhoso povo árabe que aqui se fixou durante mais de 2000 anos e que a transformou num local importante para as rotas da seda, das especiarias e outras rotas comerciais que ligavam a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egipto, Síria, Grécia e Roma.



A entrada para a cidade é feita pelo "Siq", um estreito com mais de 1 quilómetro de comprimento, ladeado por imponentes penedos com 80 metros de altura. Caminhar pelo Siq é, por si só, uma experiência única. As cores e as formações rochosas são impressionantes. À medida que nos aproximamos do fim do Siq, começamos a ver Al-Khazneh (Tesouro).


Esta é uma experiência que suscita admiração. Uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na própria face rochosa de um rosa poeirento e que faz com que tudo a seu lado pareça minúsculo. Foi esculpida em inícios do século primeiro para ser o túmulo de um importante rei nabateu e representa o génio deste povo ancestral.

Antecedentes
A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo império persa. Importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco (Síria) durante o século VI a.C., Edom foi colonizada pelos Nabateus (uma das tribos árabes), o que forçou os Edomitas a mudarem-se para o sul da Palestina.

Mitologia
Antes conhecidos como os Edomitas, tiveram origem no bíblico Esaú, irmão de Jacó, filhos de Isaac e netos do patriarca Abraão. Esaú, quando se zangou com o seu irmão Jacob, partiu e fundou a cidade de Edom.
Os nabateus foram um povo rico nos seus costumes e rituais religiosos. A sua mitologia está repleta de deuses e deusas que eram motivo de adoração e inspiração artística.
Dhû Sharâ era o seu deus principal, um deus anacónico muito idêntico ao deus de Israel Yahweh. Isto faz sentido porque Edom foi o nome que Esaú assumiu depois de se ter zangado com seu irmão, e o seu irmão Jacob foi chamado de Israel. Por este motivo é muito natural que o deus adorado por estes dois povos irmãos sejam o mesmo, apenas com nomes diferentes.


Fundação
O ano 312 a.C. é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. Durante o período de influência helenística dos Selêucidas e dos Ptolomaicos,

Devido aos conflitos entre Selêucidas e Ptolomaicos, os Nabateus ganharam o controle das rotas de comércio entre a Arábia e a Síria. Sob domínio nabateu, Petra converteu-se no eixo do comércio de especiarias, servindo de ponto de encontro entre as caravanas provenientes de Aqaba e as de cidades de Damasco e Palmira.

Época Romana

Entre os anos 64 e 63 a.C., os territórios nabateus foram conquistados pelo general Pompeu e anexados ao Império Romano, na sua campanha para reconquistar as cidades tomadas pelos Hebreus. Contudo, após a vitória, Roma concedeu relativa autonomia a Petra e aos Nabateus, sendo as suas únicas obrigações o pagamento de impostos e a defesa das fronteiras das tribos do deserto.
No entanto, em 106 d.C., Trajano retirou-lhes este estatuto, convertendo Petra e Nabateia em províncias sob o controlo directo de Roma (Arábia Petrae). Adriano, seu sucessor, rebaptizou-a de Hadriana Petrae, em honra de si próprio.

Época Bizantina
Em 380 d.C., o Cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano, o que teve as suas repercussões na região de Petra. Em 395, Constantino fundou o Império Bizantino, com capital em Constatinopla (actual Istambul).
Petra continuou a prosperar sob o seu domínio até o ano em que um terremoto destruiu quase metade da cidade. Contudo a cidade não morreu: após este acontecimento muitos dos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, em particular igrejas e edifícios públicos.
Em 551, um segundo terremoto (mais grave que o anterior) destruiu a cidade quase por completo. Petra não conseguiu se recuperar desta catástrofe, pois a mudança nas rotas comerciais diminuíram o interesse neste enclave.

Redescoberta de Petra
As ruínas de Petra foram objecto de curiosidade a partir da Idade Média, atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egipto, no princípio do século XIII. O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwig Burckhardt (1812), tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewski, publicado na sua obra Die Provincia Arabia (1904).O nome Petra vem do grego e significa rocha.Pois quando os primeiros nativos chegaram lá, viram muitas pedras e rochas e, então surgio a ideia de colocar o nome Petra e traduzido basicamente A cidade das rochas.

Petra nos dias de hoje








































Read more...

Pr Marco Feliciano - Poe-te em pé e falarei contigo


Põe-te em Pé e Falarei Contigo - A Diferença entre Ser e Estar. Você está preso, mas não é um PRESO! Você esta caído, mas não é um CAÍDO! Você está triste, mas não é uma pessoa TRISTE! Com este sermão, o Pr. Marco Feliciano numa viagem ao tempo, nos dias.

Read more...

porque não sou mórmon,espirita,testemunha de jeová,teosofista ou católico.






O que foi dito é alguma mentira?

Tudo falado possui respaldo na Bíblia que é o manual de fé, queira ou não queira esta é a verdade e a partir de agora vc que a ouviu já não é mais inocente para dizer que não sabia. Aproveite a oportunidade e saia da beira do caminho assim como um dia aquele cego fez, venha para o caminho pois Jesus disse " Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao pai a não ser por mim". Ainda há tempo mas um dia não havera mais.

Read more...

Criação x Evolução, Quem Está Com a Razão?


















depois dessa você ainda continua acreditando que você veio do acaso ou de uma ameba,
ou tem um projeto superior tão grande e perfeito que só um DEUS poderia fazer todas as coisas
no livro do profeta Isaías vemos a autonomia de Deus e sua identidade. Em autoridade Ele declara que é quem faz todas as coisas e que sozinho estendeu os céus e espraiou a terra (a criação) e no versículo 18 de Isaías 45 além de mais uma vez estar proclamando sua criação se diz Senhor e que não há outro, aí a resposta pra pergunta que se fez no final de Isaías 44.24, Quem estava comigo?
Pergunto mais uma vez, Quem criou o mundo? Quem gerou todas as coisas?
Eis a resposta: . Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez. (João 01.03)
Estava Ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dEle, e o mundo não o conheceu. (João 01.10) .
Porque Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; (Colossenses 01.16-17) João 01.01 -

Read more...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

links

os melhores blogs evangélicos

2leep.com

top visitas

agregadores

About This Blog

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP